(17-09-2020 às 15:44)el_Bosco Escreveu: Se a pergunta é se estou de acordo com a proibição de circulação de motas com escapes com níveis de ruído acima do permitido em certas zonas urbanas? Obviamente que sim. No fundo o que se trata é de fazer valer uma lei que já existe (proibição dos escapes passarem dos 95db).
Mas tens noção que uma medida como a que o Marco falou, é de uma hipotética proibição total de circulação a motociclos, independentemente do nível sonoro de cada moto. Ou seja, estando então o cumpridor a pagar pelo prevaricador?!
É que até mesmo aquele sinal ilustrativo acima, pode ser totalmente enganador.
Torna-se extremamente difícil aferir que "se tens até 95db, podes circular... se tens mais, já estás impedido". O índice decibélico não se "mede" por ouvido... é necessário um sonómetro, para tal e complexo de implementar no controlo do acesso a determinada zona ou via. O que é algo totalmente diferente de aferir por mera constatação visual, a data de um veículo, no caso das restrições à circulação com base na data de construção do veiculo, como já acontece em muitas cidades.
Neste caso é sempre mais fácil proibir "pelo todo". E obviamente que não posso concordar que por uns quantos gajos quaisquer gostarem de andar a fazer um cagaçal tremendo com a suas motas, eu seja impedido ou limitado na minha liberdade de circulação quando até estou a cumprir. Ou achas que as limitações de circulação tendo por base o ruído se cingiriam a motos com mais determinado índice decibélico, distinguindo casuisticamente, quem cumpre ou não cumpre?!