01-02-2019 às 23:50
(01-02-2019 às 20:56)LoneRider Escreveu: Saber o que há nos dois mundos é bom.
Mas também convém saber o que não se deve fazer nos dois mundos.
E é aqui que eu gosto de discutir.
A mim também me aparece areia e água e também me calha fazer alguma trajectória mal feita.
As ajudas podem dar mais confiança mas não fazem a curva por ti. E se fores completamente fora dos limites nem os anjinhos te valem.
Foi exactamente o que disse, as ajudas estão lá para isso mesmo, mas não são elas que tem que fazer a abordagem correcta à curva, travar ou acelerar, podem sim, em caso de abordagem incorrecta à curva, ajudar a corrigir sem tanta "técnica" a trajectória. Não bloquear a roda numa travagem mais forte ou com piso molhado, ou dosear a potência quando o "escorreganço" da roda traseira ultrapassa o definido.
Alongando aqui um pouco a coisa em relação à correcção das trajectórias...
Acho que já aconteceu a maioria de nós, por alguma das razões já mencionadas, ter de travar a meio de uma curva. Quantos dos nós não invadiram a faixa contrário porque a mota "levantou"?
Esta é uma das ajuda, e que funciona, em que o ABS "corner" ou PRO permite que traves sem que a mota levante.
(01-02-2019 às 20:56)LoneRider Escreveu: Dorothy entrou bem na curva, uma trajectória rápida mas no momento de acelerar para levantar a mota deixei lá uma fatia de borracha no asfalto. A derrapagem obrigou a correcção de trejectoria sem chegar a sair fora de mão, mas quando a senti derrapar tentei não largar o acelerador de golpe caso contrário podia agarrar, safanão e ir bater com o costado no asfalto à frente dela.
Um controlo de tracção evitava isto!?
Claro que sim.
Mas será que saberíamos actuar correctamente se não tivéssemos treinado estas situações, por exemplo num curso de todo terreno?
Um control de tracção ajuda mas não evita que esse safanão não surja, em situações limites e a uma velocidade considerável.
Ou seja, é bom ter uma ajuda, mas convém ter esse conhecimento comportamental em situações extremas.
Por isso é bom fazer cursos e testar os nossos limites nesses cursos.
O saber nunca ocupou lugar, mas é para isso mesmo que ele serve....não tens safanão, porque o controle de tracção permite o "deslize" controlado.
Além disso nem toda a gente que ir fazer cursos de TT ou conhecer todos os limites, querem apenas que caso façam alguma "nabice" possam ter uma maior tolerância a falha.
(01-02-2019 às 20:56)LoneRider Escreveu: Mas claro, se elas la estiverem sejam muito bem vindas!
É apenas isso que eu digo.
As ajudas não te fazem ser nem mais rápido, nem mais lento, mas permitem fazer as coisas com outra sensação e segurança.
(01-02-2019 às 21:32)vindaloo Escreveu: ...
Por falar nisso...
Foi um espectáculo bonito de se ver, ate tenho pena que a malta das motas com ajudas electrónicas tenham todos ficado para trás e nao tenham visto nada!!
Anda não fui a muitos eventos, fui apenas aos:
Manif. de Motociclistas Anti-IPO - Aquecimento Prévio de Motores - 18/02/2018 a
[25 Abril 2018] Uma crónica qualquer... da Pré-RIM e
Passeio Poente-Nascente
em todos eles com "ajudas" e não me lembro de ter ninguém a minha espera
(01-02-2019 às 22:57)Johnny_1056 Escreveu: Boas;
De que vale uma moto cheia de ajudas e potência para andar ao mesmo ritmo duma moto menos potente sem ajudas??
Isso só depende quem está nos comandos, não das ajudas.
(01-02-2019 às 22:57)Johnny_1056 Escreveu: Uma ZZR 1400 é um valente canhão, mas consegue-se conduzir ser controlo de tracção. Uma ZX12R consegue ter uma entrega de potência mais violenta...
Claro que sim, nem eu disse o contrário.
Disse foi que o faço muito mais descontraído e com mais segurança.
"Dá-me só 10 Minutos!"