Dual Purpose
#1

Boas malta,

Após ler vários blogs e fazer uma aprendizagem básica venho por este meio solicitar a vossa ajuda para o seguinte.

Este ano gostava de iniciar no motociclismo e comprar a minha primeira moto smile, e para o que eu pretendo, penso que uma moto Dual Purpose (penso que é o termo que se utiliza smile) a 4 tempos é o que necessito.  Diria que 60%(trilhos) e 40% estrada irá se a utilização a dar á moto.

Pela minha experiência e pelo requisitos que pretendo tais como:
- moto com menor custo de manutenção
- moto mais equilibrada (em termos de aceleração), por isso disse 4 tempos uma vez que a 2 tempos são muito "temperamentais" smile
- fazer trilhos aos fim de semana com os amigos
- eventualmente fazer algum passeio estrada, evitando autoestradas  
- matriculada, mas penso que se são motas enduro já são matriculadas 

Pelo que li e a analise que fiz, uma moto de enduro é a melhor escolha. Dada a minha experiência nula, penso que 250 cc a 4 tempos, chega e sobra para me iniciar.


Já vi e ouvi falarem da Honda CRF250X, Yamaha WR 250, Suzuki RM250X, KTM SXF 250 etc etc.

Com base na vossa experiência e os meus requisitos que aconselham?
Desde já obrigado pela vossa ajuda.

Obrigado
Poborsky
Responder
#2

Sabes que uma "pata negra" não é o mais indicado para esse tipo de utilização.

Ainda assim, dentro do universo Enduro, sugiro algo acessível e interessante... uma "portuguesinha" AJP PR5 250 Enduro.

[Imagem: 5n1mxxliftycyeutmfloajrgpa2.jpg]

O Nunes aqui do forum comprou uma recentemente para se iniciar nas lides lamacentas e poeirentas... procura sobre o que ele diz (e mostra) por aí.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#3

esse dinheiro nao da para muito mas tens a wr da yamaha. Para o que queres e para comecar ate daria uma oldie como a xt 350 ou a dr 350, o problema esta em encontra las em bom estado. Tens a kdx 200 que é muita boa mota para brincadeiras off road mas e um animal diferente, é a 2 tempos e mais dispendiosa de manutencao.
Responder
#4

Só agora reparei nos "limitados" 2500 euros. O_O

Epa, tens noção que uma mota de enduro tem uma manutenção muito mais intensa, regular e com intervalos bastante mais curtos, em relação a uma estradista? think

Já não falando do desgaste e deterioração rápida do material, quedas, avarias, etc... que uma utilização maioritariamente off-road, como dizes querer fazer (a não ser que o que refiras por "trilhos", não passem quase de uns estradões de macadame ou terra batida), te irá trazer.

Não me parece assim muito viável alguém que com "trocos contados", esteja a pensar em comprar moto e equipamento, para se iniciar nestas lides, pois não deverás pensar apenas no imediato, mas nas muitas despesas que esta actividade te poderá trazer... ainda mais em alguém sem nenhuma experiência.

Ainda assim, e mais a frio, com os valores que apontas, possivelmente terás coisas mais acessíveis, mais aptas a uns km de alcatrão e igualmente mais limitadas a um uso fora de estrada... Por exemplo, a XT350 ou a XR400R poderão ser escolhas sensatas, aonde gastarás menos dinheiro, que depois poderás empregar nessas despesas adicionais que certamente virás a ter.

Ou então, fala com o pedro_mt07... que tem uma XT600 em venda.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#5

Obrigado desde já a todos pelo vosso input.

Também já reparei que com o valor (2500€) que estipulei não será o mais ajustado tong.... vou remover para não criar entropia no meu pedido a possíveis utilizadores que possam dar os seus inputs 

Se calhar para esclarecer melhor... pretendo uma mota para andar com amigos que tem motas de motocross e enduro que vão andar em trilhos e subir uns montes.....mas gostava de ter a opção de poder ter uma mota para poder deslocar-me em entrada e\ou eventualmente realizar um passeio de estrada. 


Desde já obrigado pela vossa atenção
Poborsky
Responder
#6

(03-01-2019 às 16:00)Poborsky Escreveu:  Obrigado desde já a todos pelo vosso input.

Também já reparei que com o valor (2500€) que estipulei não será o mais ajustado tong.... vou remover para não criar entropia no meu pedido a possíveis utilizadores que possam dar os seus inputs 

Se calhar para esclarecer melhor... pretendo uma mota para andar com amigos que tem motas de motocross e enduro que vão andar em trilhos e subir uns montes.....mas gostava de ter a opção de poder ter uma mota para poder deslocar-me em entrada e\ou eventualmente realizar um passeio de estrada. 


Desde já obrigado pela vossa atenção
Poborsky


O que tu queres não existe smile

para teres uma mota também capaz em estrada, não vais ter uma mota que seja capaz de acompanhar os teus amigos do motocross.

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder
#7

Uma yamaha TT-R 600 era interessante...o pior é arranjar uma a 2500 euros em bom estado.

O orçamento está curto devia prever a mota mais o kit para estrada com pneus/jantes/ cremalheira para rolar em asfalto.... mais a bela da revisão.
Responder
#8

(03-01-2019 às 16:45)dmanteigas Escreveu:  
(03-01-2019 às 16:00)Poborsky Escreveu:  Obrigado desde já a todos pelo vosso input.

Também já reparei que com o valor (2500€) que estipulei não será o mais ajustado tong.... vou remover para não criar entropia no meu pedido a possíveis utilizadores que possam dar os seus inputs 

Se calhar para esclarecer melhor... pretendo uma mota para andar com amigos que tem motas de motocross e enduro que vão andar em trilhos e subir uns montes.....mas gostava de ter a opção de poder ter uma mota para poder deslocar-me em entrada e\ou eventualmente realizar um passeio de estrada. 


Desde já obrigado pela vossa atenção
Poborsky


O que tu queres não existe smile

para teres uma mota também capaz em estrada, não vais ter uma mota que seja capaz de acompanhar os teus amigos do motocross.

Sério!?
Pensava que existia alguma coisa que desse para os 2 mundos (mato e estrada).
As motos que mencionei não servem para isso mesmo (Honda CRF250X, Yamaha WR 250, Suzuki RM250X, KTM SX 250)? 

Obrigado
Poborsky
Responder
#9

Não percebeste o que te disse...

Há muitas motas que fazem um bocado de tudo. A questão é que uma mota que seja desenhada para um efeito especifico vai ser sempre melhor que essas "faz tudo" nesse ambiente especifico. Podes comprar uma Africa Twin e ir com ela para o mato com os teus amigos, e tens uma mota que faz bem estrada e mato. Mas nunca vais conseguir fazer 1/3 do que os teus amigos do motocross fazem e dificilmente conseguirás acompanhá-los em trilhos mais exigentes. Da mesma forma que não quero imaginar o desconforto dos teus amigos numa mota de motocross a fazerem 200kms de tiro. Não existe uma mota que seja perfeita para o mato, perfeita para a estrada, perfeita para track-days... mediante a escolha que fizeres vais ter que estar preparado para abdicar de algo. Se o teu objetivo é acompanhar os teus amigos do motocross, acho que qualquer uma das opções que colocaste aí deve ser excelente. Mas não penses que vais comprar uma mota que podes pegar nela ao fim de semana e sair de Lisboa para ir à Serrra da Estrela.

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder
#10

(03-01-2019 às 15:29)carlos-kb Escreveu:  Ou então, fala com o pedro_mt07... que tem uma XT600 em venda.

Já não está  smiletroll Ainda não vou vender, se vender será quando tiver dinheiro para a mota que realmente quero. (wr250r)

Referente ao tópico, 2500€ diria que é o orçamento "certo" para isso, mas apenas para a mota. Equipamento e assim mete mais uns 500€ e possível manutenção mete mais uns 500€.
Atenção que isso não são motas DP, são motas de enduro. Dual purpose seria uma XT600E, DR650 e assim.
Meu conselho, procura e bem uma XR400 em boas condições a 2000€+-250€, e consegues ter uma mota muito fiável e sem grande manutenção. Se queres acompanhar motas de enduro e fazer alguma estrada a XR é mesmo a perfeita para isso. Porque com uma CRF/WR prepara-te para a meteres no mecânico de 100-150 em 100-150 horas para trocar de pistão.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)