(02-03-2019 às 20:32)pareias Escreveu:Claro que não devem ser, uma empresa no seu desenvolver raramente se deixa ficar pelos seus fundadores.(02-03-2019 às 19:40)carlos-kb Escreveu:(02-03-2019 às 11:42)LoneRider Escreveu: O caso do vaso de expansão não é propriamente grave, uma vez que no caso de queda, se este se rompe, só se vai perder o excesso de líquido existente no sistema de refrigeração.
É bem pior romper o depósito de gasolina.
O posicionamento desse componente nem é mau de todo, está protegido pela protecção de Carter e preveligia a acessibilidade mecânica.
Isso das letras é raia miúda.
Não sei se já viste esse detalhe da colocação do vaso expansor do circuito de refrigeração? Mas olha que salta à vista quando se vê a mota ao vivo (tanto que tirei a foto precisamente por isso)... e embora até pela foto o pareça, está bastante mais acima da protecção do cárter e desprotegido frontal e lateralmente... e para além disso "saliente". Ainda assim, questiono se não haveria outro local menos exposto para o colocar?
A questão do lettering não interfere em nada, como é lógico... mas com tanto (alegado) cuidado em outros componentes, o aplicar autocolantes às 3 pancadas, na tampa, é incongruente com esse ideal qualitativo... e deixa que pensar, se esse pequeno "desleixo construtivo" não poderá também ser extensível a outros componentes.
Ainda assim, sou dos primeiros defensores da nossa única marca de motos actual. É um enaltecimento ver que, apesar das dificuldades, com uma concorrência arrasadora e ainda com uma produção muito contida, a AJP vive, respira e mantém-se. Vale pelo grosso da produção ser para exportação, aonde a marca nacional é mais bem vista e apreciada, do que cá.
Desde o seu primeiro modelo, a AJP Ariana 125, com motor Casal, que vi ao vivo pela primeira vez, algures por 1993, que congratulo o empenho e persistência dos irmãos Pinto em manter viva e acesa a única chama das motos Made in Portugal.
Não são os únicos sócios da empresa.
Sei que mecanicamente eles são exaustivos. Provavelmente não andam preocupados com autocolantes. Até uma cabeça do motor patentearam, por isso não andam a fazer bricolage.
http://moto125cc.forumotion.com/t4561-aj...a-4-tempos
https://www.forbespt.com/lideres/antonio...as/?geo=pt
Isso da patente é interessante, mas mais interessante é as novas motas que eles estão a desenvolver.
Tenho pena é tenham deixado para trás a 400cc que tinham em mente. (há coisa de 5 anos?)
Edit: foi há 15 anos, fonix