25-10-2017 às 14:38
Eu aparentemente tenho o alternador/estator queimado na minha (se tudo correr bem até hoje)...acho que costuma ser boa política quando se troca o alternador/estator trocar também o rectificador (não sei se é ou não verdade, não me caiam em cima)...
Os testes que fiz ao rectificador foram de testar os díodos a ver se estava tudo operacional e de facto estava, depois testar a ver se estava a fazer o que devia, ligar a mota com os terminais do múltimetro nos da bateria e ver a tensão apresentada tanto a ligar (isto é mais para testar a bateria) que não deve nunca baixar dos ~9V, como no idle, como nas 5k rpm que na minha deve dar um valor à volta dos 14,5V e não estava (f******)...(este processo todo depois de já ter testado a bateria a ver se estava tudo bem)
Next e por exclusão de partes, estator/alternador em que comecei por medir a impedância entre os terminais, que na minha é algo como .2 (ao qual se deve tirar a impedância entre os próprios terminais do multimetro), estava .4 = .2 (terminais estator/alternador) - .2 (multimetro) em 2 situações, a terceira lixou tudo com valores marados.
Next 2, ligar a mota e testar a tensão entre os terminais do estator com ela ligada às 5k rpm e deve ter valores absurdamente altos de tensão (ainda não passou pelo rectificador que também corrige isto) e na minha mais uma vez os valores dos terminais não coincidiam entre eles...
Conclusão, estator/alternador queimado...
P.S: Todos os valores que apresento são com base no manual da MINHA mota, sendo que os mesmos devem variar bastante entre marcas e modelos...
Ah e aleado a isto tudo ela de vez em quando não pegava, mesmo com a bateria carregada que me lixou ainda mais a cabeça a tentar diagnosticar...era um terminal (nuns 20!!!!) que tinha corroído, de um dos sensores e portanto só funcionava quando lhe apetecia... LIVE AND LEARN
Os testes que fiz ao rectificador foram de testar os díodos a ver se estava tudo operacional e de facto estava, depois testar a ver se estava a fazer o que devia, ligar a mota com os terminais do múltimetro nos da bateria e ver a tensão apresentada tanto a ligar (isto é mais para testar a bateria) que não deve nunca baixar dos ~9V, como no idle, como nas 5k rpm que na minha deve dar um valor à volta dos 14,5V e não estava (f******)...(este processo todo depois de já ter testado a bateria a ver se estava tudo bem)
Next e por exclusão de partes, estator/alternador em que comecei por medir a impedância entre os terminais, que na minha é algo como .2 (ao qual se deve tirar a impedância entre os próprios terminais do multimetro), estava .4 = .2 (terminais estator/alternador) - .2 (multimetro) em 2 situações, a terceira lixou tudo com valores marados.
Next 2, ligar a mota e testar a tensão entre os terminais do estator com ela ligada às 5k rpm e deve ter valores absurdamente altos de tensão (ainda não passou pelo rectificador que também corrige isto) e na minha mais uma vez os valores dos terminais não coincidiam entre eles...
Conclusão, estator/alternador queimado...
P.S: Todos os valores que apresento são com base no manual da MINHA mota, sendo que os mesmos devem variar bastante entre marcas e modelos...
Ah e aleado a isto tudo ela de vez em quando não pegava, mesmo com a bateria carregada que me lixou ainda mais a cabeça a tentar diagnosticar...era um terminal (nuns 20!!!!) que tinha corroído, de um dos sensores e portanto só funcionava quando lhe apetecia... LIVE AND LEARN