20-06-2017 às 11:15
(20-06-2017 às 07:17)LoneRider Escreveu: Qualquer sistema automático é muito mais rápido que a mão humana.Amigo Rui, disseste coisas com que concordo e outras que não concordo.
Uma DCT, abrindo o punho totalmente, a gaja esganiça-se toda para levar potência à roda.
É preciso andar nelas para perceber isso.
É melhor sermos nós a mandar!?
Em termos emocionais sim.
É mais eficaz?
Não.
É o futuro?
Não tenham a mais mínima dúvida.
Ainda tens dúvidas?
Experimenta um quick shift e depois falamos.
Ando desde 2004 a conduzir camiões de caixa sequencial e dá muitas saudades fazer duplas e mexer no "piço", trabalhar com as overdrive e tal...
Mas a eficiência é muito pior e os consumos uma ruína....
Se quero isso numa das minhas motas?
Não. Gosto de sentir que não estou meramente a gerir tecnologia.
O DCT é muito mais eficiente que a caixa manual e até é mais eficiente do que o quickshift, pois este, segundo julgo saber, tem limitações nas reduções.
Seja como for, é impossível seres mais eficiente do que uma caixa que tem sempre a mudança seguinte preparada.
Quem já conduziu uma DCT, (e atenção, não se pode comparar com mais nenhum sistema automático/ sequencial pois este é único nas suas características), sabe que (quase) não há interrupção na curva de aceleração o que o torna, para além de mais eficiente, mais confortável também!
Quando dizes que os consumos são maiores, no caso do DCT não são. Até pelo contrário, devido ao que já expliquei. A única questão que poderia fazer o DCT provocar maiores consumos, era o aumento de peso mas isso é negligenciável.
Não percebo quando dizes que estarias meramente a gerir tecnologia. Mas afinal qual é a diferença entre o DCT (em modo manual) e uma caixa manual?
É apenas uma: metes as mudanças com os dedos (nas patilhas) em vez de utilizares o pé (e a mão na embraiagem). Aliás...o DCT também permite a instalação de um pedal!
Um abraço.