02-08-2020 às 23:47
(11-12-2014 às 13:51)dfelix Escreveu: Seguido o manual, as recomendações andam em torno do seguinte:
A Yamaha não é inocente com estas recomendações.
São as viscosidades do Yamalube!
Tens no mercado um vasto numero de lubrificantes com um leque mais abrangente de temperaturas.
Daí que a maioria das motos deste tipo utilizem um SAE 15W/50.
Afinal, não só é mais adequado no arranque frio nesta época do ano, como nas temperaturas altas do verão.
O mais importante será respeitar o API SG... que na realidade é uma classificação obsoleta.
A maioria dos librificantes actuais cumprem classificações mais "modernas", mas isso é quase irrelevante para a tua moto.
O importante é que respeite pelo menos a recomendada pelo fabricante.
(Aquele JASO MA significa que o lubrificante é adaqueado a motores cujo lubrificante é partilhado entre motor. Muitas marcas nem sequer fazem esta indicação, pois é o tipo predominante e para os restantes isto acaba por ser irrelevante)
Em resumo,
Para uma XJ600 eu utilizaria um semi-sintético 15W40 que fizesse referencia ao API SG.
Tão ou mais importante que a escolha do lubrificante, é a do filtro de oleo.
Evita chinesices.
(Pessoalmente só utilizo filtros de origem. E só recomendo filtros de origem. E sou fundamentalista nesta escolha.)
E se fizeres a troca em casa, não te esqueças de substituir a anilha do bujão!
Aquilo é suposto esmagar no aperto.
Boas, tenho uma Diversion 900 e uso o Motul 7100 10W40, achas que estou a fazer mal em usar um sintético?
Uma questão, no manual aconselha a troca de óleo de 6 em 6 mil, contudo na altura o óleo que ela trazia era um óleo mineral 20w50... com a evolução dos óleos e, sendo o que uso sintético, mantenho o intervalo de troca igual ou posso fazer mais quilômetros? A qustão nem é pelo preço do óleo e do filtro, a questão é achar desperdício trocar aos 5mil (como alguma gente aconselha) e atirar óleo ainda com qualidade ao lixo...