23-05-2017 às 11:26
(23-05-2017 às 10:14)carlos-kb Escreveu:(22-05-2017 às 23:03)Serzedo Escreveu: Também... que manutenção é que precisam?
Não é um 4t, mas precisam sempre de manutenção.
(22-05-2017 às 23:03)Serzedo Escreveu: Aquilo funciona a mistura, nem é preciso mudar o óleo
Funciona a mistura no motor. Mas o óleo da caixa de velocidades convém (e deve-se) mudar.
(22-05-2017 às 23:03)Serzedo Escreveu: depois nem filtro de ar tem,
Claro que têm filtro de ar. A maioria não tem é filtro descartável de papel. E mesmo assim, convém de tempos a tempos dar uma assopradela à rede interior e à caixa de plástico.
(22-05-2017 às 23:03)Serzedo Escreveu: um gajo só tem de tirar o cachimbo da vela quando isola por causa de apanhar demasiada água.
Isso não é manutenção.... mas uma operação de circunstância, que pode ser resolvida com a troca de um cachimbo com vedante do orifício da vela.
Calços, cabos, corrente, vela, pneus, etc.... tudo isso convém ir sendo verificado / lubrificado / mudado.... Depois, ainda há que verificar água do do circuito fechado (nas que já trazem radiador), pois esta tem uma enorme tendência a desaparecer, visto a maioria nem sequer ter bomba de água e a refrigeração se faz pelo próprio ciclo da água (evaporação / condensação).
O facto é que muitas dessas motorizadas nacionais nunca viram qualquer intervenção mesmo que fosse e continuam a rolar por essas aldeolas fora, com uma fiabilidade mecânica a toda a prova.
Qual filtro? A do meu vizinho não tinha filtro nenhum e aquilo nunca avariou, de resto, penso que nunca mudou óleo a não ser o que vai na mistura.
"V"