(08-07-2016 às 23:24)dfelix Escreveu: Não vejo porque razão uma R125 não possa ser considerada uma desportiva, tendo em conta o segmento em que se insere e o público alvo a que se destina.
Uma NSR50 no nosso tempo também tinha um segmento em que se inseria e um público alvo. E vês uma NSR50 como desportiva? Ou uma moto de 50cc (parafraseando-te do modo como disseste atrás em relação ás café-racer), com "inspiração" (neste caso) desportiva?
(08-07-2016 às 23:24)dfelix Escreveu: Tem uma excelente ciclística, boa construção, bom equipamento e um motor que se apresenta no limite legal imposto para a classe.
Tem quando comparamos com a generalidade do segmento aonde se insere. Mas muitas outras 125 têm excelente ciclística, boa construção, bom equipamento e igualmente um motor com o limite legal imposto para a classe. Por exemplo uma Hyosung Comet 125, uma Derbi Mulhacen, uma Megelli 125S, uma Daelim Roadwin ou até uma Vespa GTS125 cumprem todas ou quase, estas premissas.... mas deixam de ser desportivas, sendo outras coisas quaisquer (nakeds, utilitárias, scooters) apenas porque perdem uma roupagem?
(08-07-2016 às 23:24)dfelix Escreveu: E para um puto com 16 anos e carta A1 está entre as melhores opções para uma primeira moto do segmento desportivo.
Claramente superior às 50cc que no "nosso tempo" podíamos conduzir com essa idade.
Concordo em absoluto que seja uma óptima primeira moto de inspiração ou aspecto desportivo. Tal como no nosso tempo, uma NSR50, uma TZR50, uma AF1 ou uma Prima50 eram as primeiras motos de aspecto desportivo que poderias ter também com 16 anos. Ou até uma Macal Troféu ou uma Famel Feeling.
Mas isso somente não faz delas verdadeiras desportivas. Tal como pegares num Opel Corsa 1.2, e por mais que o artilhes com os melhores acessórios sport.... nunca será um desportivo, pois o seu comportamento dinâmico estará sempre longe do que realmente é um desportivo desse nome.
No fundo, é acima de tudo, marketing! E a prová-lo está precisamente o facto de uma 125 deste tipo ser vendida como desportiva e quem a compra assumir veementemente que é uma desportiva. Mas depois em prestação real, em estrada, consegues fazer com uma CBF 125 quase o mesmo que fazes com uma CBR125 ou uma YZF125R .