Receio
#4

(07-07-2019 às 09:03)LoneRider Escreveu:  Vais a Faro pá?
Sozinho ou em grupo?

Tens medo que a mota dê o berro?

Não te preocupes, que eu também!
Felizmente foram poucas as vezes que fiquei a pé e quase sempre por motivos de menor importância.

Que revisão fizeste, que pontos foram controlados/inspeccionados!?

Tu falaste no sistema de refrigeração e...
Já não me lembro muito bem mas, o sistema está composto por tubos, radiador, ventilador, vaso de expansão, bomba de água e termostato.
O radiador serve para dissipar a temperatura, a bomba de água para fazer o líquido circular, o termostato para manter a temperatura do motor constante, o ventilador para forçar a dissipação, os tubos para conduzir o líquido refrigerante e o vaso para abastecer o circuito ou guardar os excessos.
O circuito tem duas entradas. A do vaso de expansão e uma segunda que, no teu caso está incorpada no corpo do termostato que se encontra por debaixo do depósito de combustível.

O que te vou explicar é que como fazer uma comprovação básica do sistema.
Para isso tens que ter a moto fria, levantar o depósito e abrir a tampa que está debaixo do depósito.

[Imagem: YL7zDeT.jpg]

Ao abrires a tampa (nunca abrir esta tampa com o motor quente), deverás ver líquido refrigerante (comprova também se o vaso de expansão tem líquido refrigerante).
Pega num trapo velho mas limpo e envolve a saída da tampa (tem tapar) e aperta um dos tubos que sai do radiador um par de vezes. A ideia ao apertar o tubo é que o líquido saia cá para fora e o trapo absorva o líquido que saiu. Se olhares para dentro, já não vez líquido (ou vez em menor quantidade).
Liga a chave e põe o motor a trabalhar e olha lá para dentro e vê o que acontece.
Como tens o motor frio é possível que demore, mas quando ganhar temperatura o que tem que acontecer é que voltes a ver liquido a circular. Se for assim está tudo a funcionar como é suposto funcionar. Podes fechar a tampa.
Agora vais ao vaso de expansão e volta a verificar o nível de liquido refrigerante. Com o motor quente este deve estar mais ou menos a meio da escala.
Agora só falta esperar que o motor aqueça o suficiente para fazer disparar o ventilador.
Quando o ventilador deixar de funcionar podes desligar a mota, montar o depósito e, se tudo correr como te disse, podes ir descansado que a mota não aquece.

Para periodicamente é melhor para o esqueleto do que à mota.
Contudo, ao circular a velocidades muito lentas ou dentro das povoações, convém ter atenção à informação da temperatura de funcionamento do sistema.

Boa sorte e boa viagem!

Que aula que aqui recebi! Muito obrigado, vou fazê-lo!
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Receio - por Jotace97 - 07-07-2019 às 08:02
RE: Receio - por LoneRider - 07-07-2019 às 09:03
RE: Receio - por Jotace97 - 07-07-2019 às 21:31
RE: Receio - por Nfilipe - 07-07-2019 às 15:18
RE: Receio - por Jotace97 - 07-07-2019 às 21:33
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RE: Receio - por Jotace97 - 14-07-2019 às 21:24
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RE: Receio - por carlos-kb - 08-07-2019 às 09:38
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RE: Receio - por LoneRider - 08-07-2019 às 09:14
RE: Receio - por Johnny_1056 - 08-07-2019 às 10:06
RE: Receio - por Jotace97 - 14-07-2019 às 21:28
RE: Receio - por Fz1000 - 14-07-2019 às 22:21



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