Reparação/Manutenção/Limpeza/Conservação de Plásticos
#2

O meu processo para "condicionamento" de plásticos pintados é do mais simples

Lavagem com um bom detergente, de qualidade, e não essas coisas baratas dos supermercados tipo continente... e muito menos detergente da loiça....

O que costumo usar, é um da manuquimica, de nome Rofilme, custa cerca de 40€ cada 5 litros, deve ser usado com aspersor para gerar espuma, deve ser usado diluído 1 parte para 10 para se obter um bom resultado, pulverisa-se, deixa-se actuar cerca de 3 a 4 minutos... e lavar com água limpa... repetir as vezes que forem necessãrias, nas partes mais dificeis, usar uma trincha de pintar macia para ajudar a remover a sujidade maior, rende muito este detergente, comprei-o em 2011 e ainda não gastei nem 1/3, e lavo os carros com isto de vez em quando.

O bom deste detergente é que não é preciso esfregar a mota para a lavar, logo não vamos riscar ainda mais a pintura quando lavamos a moto.

Depois a moto é toda seca com a ajuda dum compressor e da pistola... é toda assoprada até estar completamente seca.

Partes pintadas:

Uso uma cera protectora da TurtleWax para pinturas metalizadas e de acordo com a cor da moto, por acaso tenho para pinturas vermelhas e pretas, e tenho outra embalagem para a generalidade das pinturas, custa sensivelmente 8€ cada embalagem, mas dura imenso tempo, a cera generalista tenho-a ainda dos tempos da minha GSXR600 que foi comprada em 1998... já lá vão quase 20 anos que tenho esta cera.

toda a superfície pintada é encerada em movimentos circulares, e manualmente, sempre à sombra e de preferência num local com pouco vento e sem pó.

de seguida, retira-se toda a cera que entretanto secou, com um pano limpo, usar sempre panos microfibras...

nas partes não pintadas, ou seja aquelas em que o plástico está nú, uso um condicionador para plásticos da Wurth, que se aplica com uma esponja directamente no plástico, custa cerca de 30€ uma bisnaga, mas como se mistura com água, dura que se farta... já tenho desde 2010.

No caso das partes pintadas, a duração do tratamento para uma utilização normal da moto, depende das vezes que se lava a moto, esta cera aguenta perfeitamente 12 lavagens.

no caso do acondicionador dos plásticos, comprei a bisnaga, usei uma vez... e nunca mais voltei a usar no mesmo plástico, não foi preciso.

Para quem anda com a moto diariamente à chuva, existe um produto que se pode aplicar em toda a moto, pulverizando-a que se chama GYEON, trata-se de uma camada suplementar de protecção, que não vai deixar "agarrar" todos os contaminantes que existem nas estradas e na atmosfera, a nenhuma parte da moto, seja ela pintada ou não pintada, de metal ou de plástico.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder


Mensagem neste Tópico



Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)