21-03-2018 às 00:13
(20-03-2018 às 23:57)marco.clara Escreveu:(20-03-2018 às 23:39)JoaoPaco Escreveu: Há uma Yamaha XJ600N em bom estado perto da minha cidade, mas está a 1800€ e o Sr não baixa. O problema é que, em papel, é um modelo que gasta mais. Os 4/5litros aos 100km da SV650 são a principal razão que me levam a considerar este modelo. Que outros modelos com consumos económicos é que posso escolher? Acima de 5lts/100 já começa a ser puxado (bem sei que depende muito do pulso, mas tenciono ser moderado).
Não leves a mal o que vou dizer, e estou longe de querer desmotivar-te de comprar uma mota, mas o teu tipo de discurso já foi muitas vezes visto por aqui, e parece o de alguém que não tem propriamente dinheiro para se meter nisto...
A não ser que compres uma mota nova, daquelas mais "higiénicas" para não te dar chatice e poderes gabar-te dos consumos dignos de uma 125, dificilmente farás um negócio que te ajude a poupar dinheiro, muito pelo contrário.
Por isso prepara-te porque as notas vão voar. Tens de considerar que ao comprares usada deves fazer uma revisão a fundo, porque não sabes o que tens. Há o risco elevado de ser necessária alguma reparação. Depois como te estás a iniciar tens de contar com uma quedazita ou outra, que por pequenas que sejam te levarão mais uns trocos. O combustível (até ver) é gasolina, portanto não será o mais barato. Seguro... IUC... etc. etc. etc.
Já pensaste nisto tudo? Já fizeste contas?
Percebo o argumento, mas posso dizer que sim, estou a ter essas despesas em consideração, daí o orçamento ser o que é. No caso desta Suzuki o IUC está pago até Fevereiro de 2019 e o seguro não será um problema, até porque já pedi simulações. De todos os aspectos apontados, o que mais assusta é o da possível reparação e essa ser quase o valor da mota, mas esse risco corremos todos ao comprar usados, independentemente do valor.
O mecânico da Suzuki de Santo Tirso disse que o motor estava bom, que era só fazer uma revisão e não deveria haver chatices, mas isso era muito mais agradável se viesse corroborado com uma garantia....
De qualquer forma agradeço o aviso, é algo que não convém mesmo esquecer. Às vezes tornamo-nos demasiado optimistas e aí as coisas acontecem de repente.