13-01-2018 às 17:39
(13-01-2018 às 16:36)YontikoBT Escreveu:(13-01-2018 às 16:14)luisnogueira Escreveu:(13-01-2018 às 16:03)YontikoBT Escreveu: É isso... eu vivo a cerca de 8 Km do local de trabalho e, quando estou a entrar ás 7 da manhã, o rapaz que está lá de serviço ouve-me a sair de casa... como é, vou ter que mudar de escapes todos os anos, apesar de terem o E gravado? E, se me quiserem chumbar a moto por os espelhos e os piscas, que cumprem perfeitamente com a sua função, não terem o E gravado justificam o chumbo por não serem homologados e chumbam também pelo escape, apesar de ser homologado?
Não se apressem que o que falta é precisamente a portaria que regulamente o que é inspeccionado e como!
Já agora, quanto ao escape... o problema não é tanto o ser ou não homologado! Mas se é dos que faz um cagaçal do caraças, com dB acima daquilo que está estipulado no DU da mota, já foste!
Correcto, ser ou não homologado não é importante, desde que ele cumpra com a sua função ( neste caso, o abafo do ruido ). Neste caso, ser homologado ou não ser, é irrelevante. No caso dos piscas: eles estão lá, são laranjas e piscam. No caso dos espelhos, eles estão lá, são reflectivos e refletem. Mas, nos dois casos, e apesar de cumprirem com a sua função perfeitamente, não são homologados... o que dará, á partida, chumbo do veiculo...
É este tipo de incoerência que me é difícil de engolir.
Para ser utilizado na Europa, e não só em Portugal, tem de estar homologado. Até pode fazer o seu trabalho e ser de qualidade, mas se não está homologado não pode ser usado e as pessoas sabem-no, por isso só os colocam porque querem, só tem mais é que assumir as consequências caso existam.
Se a regra faz sentido, isso é outra questão.
A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer