(21-10-2017 às 00:46)dfelix Escreveu: Arte é outra cena...
E tu és um gajo que estudou essas coisas, certamente terás capacidade de compreender a coisa melhor que eu e os restantes.
Uiii... discutir o que na realidade é arte ou não, dava para abrir várias caixas de pandora. Ainda que o termo tenha sido por mim usado no sentido figurado.
(21-10-2017 às 00:46)dfelix Escreveu: Uma transformação com inspiração retro não tem de ser algo tão especifico como uma "café racer".
Malta pouco informada chama-lhes isso por falta de nomes adequados. E porque custom está associado a transformações de cruisers.
Acho que acima de tudo, passa por chamar-lhes algo que está na ordem do dia, indiferente ao real conceito.
A transformação de cruisers está demodé... aliás o fenómeno custom associado aos ferros, está praticamente extinto e meia dúzia de resistentes que a ele ainda se dediquem, não fazem a diferença.
Basta mesmo ver o que os transformadores "oficiais" expõem nas suas lojas e sites, e comparar com o que mostravam há 2 décadas atrás (nos que já existiam).... ou mais nítido ainda... ir a um bike show e ver o que agora prolifera por lá em maior número.
(21-10-2017 às 00:46)dfelix Escreveu: Anda por aí muita azeitice... e pior que isso é a quantidade de projectos inacabados que vão parar ao olx.
Mas também há muita coisa boa.
O azeiteirismo é um fenómeno indissociável e transversal a tudo o que seja transformação moto e auto. Porque há quem o faça com experiência e know-how, e depois há aqueles curiosos que metem mãos à obra, tentando fazer o mesmo.... e por vezes dá merda, por incapacidade e limitação de meios / habilidade.
Depois, é mais fácil tentar rentabilizar minimamente a coisa, antes de mandar para uma sucata.... e aparecem esses anúncios de "projecto inacabado" sob pretexto de não ter havido tempo para finalizar.
(21-10-2017 às 00:46)dfelix Escreveu: muitas motos que estavam degradadas e abandono foram recicladas e voltaram a circular com a nova roupagem.
O que, tirando a componente económica, não impede de todo que sejam recuperadas e restauradas na sua forma original.
(21-10-2017 às 00:46)dfelix Escreveu:(20-10-2017 às 21:17)vindaloo Escreveu: Eu não sou gajo de grandes alterações, mas a ser... que seja para melhor!
Tenho a mesma opinião.![]()
![]()
![]()
Eu também não deixo de ter a mesma opinião. Daí ter dito uns posts atrás que «até concordo que há uns quantos bons exemplos de transformações».
Mas na grossa percentagem das transformações, o que se acaba a ver são mutilações, ainda mais francamente amadoras e artesanais, sem uma ideia coerente e com um resultado final dúbio, que tirando o facto de até poderem voltar a andar, não melhoram em nada a base aonde se apoiaram.

