Duas notas a complementar a discussão:
1º. Sempre me incuti a mim mesmo, desde o início, que uma moto se "conduz com os olhos". É um facto! Ou seja, a moto vai para onde olhas. Um bom exemplo é o buraco da estrada.... poruqe acertas sempre no buraco (da estrada
)? Porque olhas para ele!!!
Este procedimento é primordial em curva. À entrada da curva, olhar ao pontos de contacto da curva (sensivelmente a meio) e depois de atingirmos o ponto de contacto, olhar imediatamente para o ponto de saída... e simplesmente a moto seguirá naturalmente essa trajectória sem necessidade de grandes correcções.
2º. O counter-steering (contra-brecagem para o Caroço) não faz a moto curvar. Ajuda sim a moto inclinar naturalmente para o lado contrário ao que se vira, que por inerência, faz com que ela descreva uma trajectória em arco. Daí ser uma técnica auxiliar preciosa para se conseguir efectuar uma curva com trajectória linear, que adequada com uma postura correcta do corpo, é meio caminho andado para fazer curvas rápidas e em segurança.
1º. Sempre me incuti a mim mesmo, desde o início, que uma moto se "conduz com os olhos". É um facto! Ou seja, a moto vai para onde olhas. Um bom exemplo é o buraco da estrada.... poruqe acertas sempre no buraco (da estrada
)? Porque olhas para ele!!!Este procedimento é primordial em curva. À entrada da curva, olhar ao pontos de contacto da curva (sensivelmente a meio) e depois de atingirmos o ponto de contacto, olhar imediatamente para o ponto de saída... e simplesmente a moto seguirá naturalmente essa trajectória sem necessidade de grandes correcções.
2º. O counter-steering (contra-brecagem para o Caroço) não faz a moto curvar. Ajuda sim a moto inclinar naturalmente para o lado contrário ao que se vira, que por inerência, faz com que ela descreva uma trajectória em arco. Daí ser uma técnica auxiliar preciosa para se conseguir efectuar uma curva com trajectória linear, que adequada com uma postura correcta do corpo, é meio caminho andado para fazer curvas rápidas e em segurança.