19-01-2017 às 15:32
(19-01-2017 às 10:45)LoneRider Escreveu: Eu sempre ouvi dizer, e parace-me que até é regra no CE, que nas incorporações e em situações de congestionamento se deve facilitar.
Quando duas faixas convergem numa só, devia ser carro sim, carro não, sem conflitos, porque todo chegamos sem problemas.
A questão é que com inexistência de sinalização, aplica-se a regra da prioridade (quem se apresenta pela direita tem prioridade de passagem).
Mas claro que a coisa se complica, em locais aonde esse "afunilamento" de vias (não lhe chamem de faixas, por favor, porque faixas de rodagem são outra coisa), causa congestionamentos constantes. Aqui tem de imperar o bom senso e o civismo (que é algo que o CE não contempla nas suas regras). Depois há pessoas mais cívicas que outras, e até as que não são cívicas de todo e que acham que os seus direitos e vontades se sobrepõem a todos os outros.... e é aqui aonde a "porca torce o rabo"
.A contra-exemplo, temos o célebre "garrafão" da ponte 25 de Abril, após as portagens, que em cada "afunilamento" de vias, tem lá os sinais de "entrada alternada", pelo menos para "lembrar" os menos cívicos que existem outros utentes na estrada.
E por falar em regra de prioridade, outro costume peculiar nos condutores tugas é não saber como agir perante a prioridade de passagem. A grande maioria tem a ideia simples (e errada) que se continuar na via que "segue em frente", tem sempre prioridade sobre os demais, em cruzamentos e entroncamentos. NÃO!
Um bom exemplo é a rua aonde moro, que é um entroncamento de outra. Na confluência das duas não existem quaisquer sinais de regulação da prioridade, sendo que neste caso aplica-se a regra de prioridade, ou seja, tem prioridade quem se apresenta pela direita.
Aqui fica o exemplo:
![[Imagem: aJ2s4j9.png]](http://i.imgur.com/aJ2s4j9.png)
A questão é que eu (veículo azul
), quando saio da minha rua e entro na outra, é raro o dia que não tenho de parar para ceder passagem a quem vem já na respectiva rua (vermelho), do lado de baixo. Mas para todos os efeitos, eu tenho sempre prioridade de passagem, quer vire à esquerda ou à direita sobre eles, e só a perco, caso vire à esquerda e venha alguém do lado de cima (à minha direita portanto).Óbvio que ter a prioridade, não invalida que se tomem os devidos cuidados, e o facto é que se não sou eu a fazê-lo, quem já vem na dita rua não se preocupa em ceder a passagem, pelo simples facto de acharem que como "seguem em frente", têm prioridade.
Já aconteceu eu usar desse meu direito com veículos a virem da posição do vermelho, e começam depois a buzinar e a reclamar, como se eu é que estivesse em infracção... puro desconhecimento da regra da prioridade de passagem.
Ainda há tempos, em conversa com um vizinho meu que até é PSP, acerca desta situação, ele mesmo me disse meio na galhofa "- Um dia que queira tirar uns riscos que tenho no para-choques do carro, meto-me. Há-de haver alguém que me vai pagar o arranjo!"