Circulação nas faixas de BUS - Lisboa
#4

Já é possível no Porto e parece que vai passar a ser legal também em Lisboa.

Esta e outras alterações que me parecem interessantes.

observador.pt Escreveu:A Câmara de Lisboa, de maioria socialista, aprovou esta quarta-feira por unanimidade a proposta apresentada pelo CDS-PP para que as motas possam circular nas vias reservadas a transportes públicos, as chamadas faixas bus.

Assim, dentro de seis meses, a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes irá realizar um estudo sobre a viabilidade do projeto, que será, numa primeira fase, aplicado numa zona piloto a definir, explicou hoje à agência Lusa o vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira.




Como defende o centrista na proposta, o novo Código da Estrada permite esta alteração, que iria trazer “melhorias significativas na mobilidade e na eficiência energética da cidade de Lisboa, reduzindo os tempos de viagem […], aumentando a segurança dos condutores dos motociclos”. Esta situação já se verifica, por exemplo, no Porto.

O autarca sustenta também que se deve solicitar um parecer à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entidades que deverão indicar qual a zona abrangida pela fase experimental.

Na reunião foi também aprovada por unanimidade uma proposta do PCP para que seja criada na cidade, “na linha da frente das faixas de rodagem e junto dos semáforos, uma ‘caixa de paragem’ destinada a motociclos e a ciclomotores, pintada em cor adequada”.

Os vereadores João Ferreira e Carlos Moura salientam no documento que a Câmara de Lisboa deve realizar, através dos serviços de Mobilidade e Transportes, um estudo sobre a rede viária tendo em vista a melhoria das condições materiais e de circulação para motociclos e ciclomotores.

Os comunistas justificam que a utilização do ciclomotor e do motociclo potenciam a mobilidade urbana, pois “aumentam a fluidez do tráfego e diminuem os tempos de deslocação”.

Outra das propostas levadas à reunião pelos vereadores do PCP centra-se nos mercados municipais e também foi aprovada por unanimidade. A seu ver, alguns destes espaços encontram-se “em adiantado estado de degradação”.

Considerando o “adiantado estado de degradação” de alguns destes espaços, os comunistas solicitam a abertura de “um concurso de ideias com vista à reabilitação e dinamização dos mercados”, assim como a criação de “medidas que promovam uma melhor adequação das condições de funcionamento dos mercados – dos existentes e eventualmente de outros a instalar em novos locais – aos interesses e necessidades da população da cidade, e em especial das famílias”.

O CDS-PP apresentou ainda uma proposta para a elaboração de um programa evocativo das comemorações dos 40 anos do 25 de Novembro de 1975, que marcou o fim do Processo Revolucionário Em Curso (PREC). O documento foi aprovado por unanimidade.

João Gonçalves Pereira disse à Lusa que vai organizar, em conjunto com a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, o programa evocativo da data, do qual poderão constar, por exemplo, uma exposição, uma resenha histórica da efeméride, uma brochura informativa sobre a data e uma sessão solene a 25 de novembro, a efetuar durante este ano.

Quanto aos custos da iniciativa, sublinhou tratar-se de um “orçamento contido”, sem falar em números.

http://observador.pt/2015/02/11/motocicl...dores-bus/
Responder


Mensagem neste Tópico
Motos vão poder circular nas faixas BUS em Lisboa - por Mr.Ricky - 11-02-2015 às 23:28
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por Tiago Mendes - 12-02-2015 às 11:39
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por Mr.Ricky - 12-02-2015 às 11:50
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por quatropiscas - 12-02-2015 às 18:37
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por carlos-kb - 12-02-2015 às 18:43
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por n00b1e - 12-02-2015 às 22:44
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por dfelix - 12-02-2015 às 23:18
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por Mr.Ricky - 13-02-2015 às 00:07
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por Cloud - 13-02-2015 às 12:08
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por carlos-kb - 13-02-2015 às 12:46
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por quatropiscas - 13-02-2015 às 14:00
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por carlos-kb - 13-02-2015 às 15:43
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por quatropiscas - 13-02-2015 às 16:04
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por dfelix - 13-02-2015 às 18:39
Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por rZm - 14-02-2015 às 00:54
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por smvalmeida - 19-02-2015 às 16:18
RE: Motos vão poder circular nas faixas BUS em Lisboa - por xiko_dsg - 11-02-2015 às 23:38
RE: Motos vão poder circular nas faixas BUS em Lisboa - por Almareado - 11-02-2015 às 23:43
Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por luisnogueira - 12-02-2015 às 01:52
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por Tiago Mendes - 12-02-2015 às 09:49
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por dfelix - 12-02-2015 às 11:29
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por carlos-kb - 12-02-2015 às 10:37
RE: Circulação nas faixas de BUS - Lisboa - por OFFICER - 12-02-2015 às 10:40



Utilizadores a ver este tópico: