02-02-2015 às 16:48
(02-02-2015 às 16:07)dfelix Escreveu: Concordo totalmente contigo.
E a observação que fazes no dia-a-dia também faço!
Provavelmente achas que o problema está nos condutores e que estes devem ser punidos!
Eu acho que o problema começa logo numa má formação. Porque acima de tudo é algo que pretende ser um negócio rentável. E por isso a parte teórica parece mais orientada em avaliar a gramática de pergunta dúbias do que avaliar o conhecimento de código. E uma formação prática passa por despachar o aluno ensinando-o a ultrapassar as situações que serão avaliadas no exame.
E é a isso que me refiro como clichés...
Por exemplo, quanto tirei a carta parte das aulas foi a dar voltas no local de Chelas onde são feitos os exames para me explicarem as armadilhas habituais que o examinador fazia.
Desde que comecei a participar em forums como este, a quantidade de recém-encartados que não faziam a ideia de que travões usar ou sequer de como virar é impressionante.
Atrevo-me a dizer que muita gente tem aprendido mais com a internet do que com as escolas de condução.
Se no futuro assistir a uma mudança que me faça acreditar que os novos encartados seja de carro ou moto saem devidamente preparados então aí mudarei com todo o gosto a minha opinião.
Até lá, acho que simplesmente estão a pagar por uma carta, e depois aprendem cá fora.
No que está a bold, estou plenamente de acordo, mas permite-me acrescentar que não é só má formação mas sim o facilitismo que existe nos exames e o pouco rigor que os acompanha. Qualquer "maçarico" hoje em dia tira a carta.
No entanto, tal como dizes no fim, paga-se pela carta e pagas as bases, porque aprender, será sempre cá fora com a experiência. Não são 32 aulas de condução de ligeiros ou 16 de motociclos que te ensinam a conduzir.
Recordo-me da frase que o examinador disse no final de um dos exames: "Lembre-se, você passou no exame mas não sabe conduzir, apenas está apto a conduzir, estando encartado".