02-02-2015 às 11:33
(28-01-2015 às 16:45)dfelix Escreveu:(28-01-2015 às 16:22)Cloud Escreveu: ...mas não faz sentido eu ter um veículo que pode atingir mais velocidade que o máximo legal possível em Portugal sem ter qualquer tipo de exame para verificar se estou realmente apto a conduzi-lo.
Acho que muita gente ainda não perceber que isto NÃO é uma lei Portuguesa.
Não foi o IMTT que inventou esta lei!
É uma directiva Europeia.
E em Portugal a sua implementação foi muito posterior à da maioria dos outros países Europeus.
(28-01-2015 às 16:22)Cloud Escreveu: Por outro lado, não é a carta que me vai ensinar a conduzir. Há por aí muito burro com carta sem saber conduzir, principalmente por ainda muitas cartas serem compradas, coisa que se dizia ser 'coisa de antigamente'.
Isto levanta-me uma enorme dúvida:
Seremos um povo tão consciente e com tanto civismo a ponto de se assumir como incapaz de usufruir daquele que há muito é um procedimento banal em outros países europeus?
Ou seremos um povo tão burro que acha que a solução para a sinistralidade passa por pagar CARO a profissionais pela avaliação à capacidade de interpretar língua portuguesa nos exames teóricos e capacidade de fazer 8's dos exames práticos?
Eu sei que é uma norma europeia, e como tantas outras, é aplicada 'às cegas' em termos gerais para todos os países. De qualquer forma, eu estou em Portugal, e mesmo que estivesse em Espanha, ou noutro sítio qualquer, o limite máximo continua a ser 120 km/h e não acho normal eu poder conduzir um veículo a essa velocidade (ou a qualquer outra) sem ter sequer uma autoridade a ver se realmente estou apto para tal.
Novamente, não estás a perceber o meu ponto. Não é por sermos portugueses ou espanhóis que vai fazer a diferença, eu acho a lei ridícula 'aqui e na China', porque se há seres humanos como eu, que comprei a moto 2 meses antes de a poder conduzir exactamente para ter 2 meses de experiência (em terrenos privados e sem trânsito) para diminuir ao máximo os erros no meio dos outros veículos, também sei que há quem queira lá saber, pq quer a moto é para chegar perto dos amigos a sacar cavalos, outros há que querem é não ficar presos no trânsito e 'uma moto não há-de ser assim tão difícil de conduzir'. E não é, é muito fácil conduzir uma moto, o difícil é conduzi-la bem e principalmente de forma responsável.
Retomando a discussão, não podem estar a falar a sério ao dizerem que não vão ser aulas extra na escola de condução que vão fazer a diferença, porque acho óbvio que vão. É o mesmo que dizerem que para a categoria B também não se aprende nada. Realmente eu quando fui tirar a carta até já sabia andar de carro, mas e então? Isso dá-me o direito de conduzir um carro de baixa cilindrada sem sequer tirar a carta? Não dá, nem deve dar. As aulas de condução, principalmente, fazem toda a diferença para alguém que apenas quer conduzir uma 125 porque é nas primeiras voltas que surgem as dúvidas e os problemas, e prefiro pagar 50€ e ter alguém especializado ao meu lado quando essas dúvidas e problemas surgirem, do que não pagar nada e estar no meio do trânsito sem saber o que fazer, ou pior, a fazer tudo menos o que devia.

