BMW low cost.... ou sub-500!

Não se está à espera também de ter uma 300/400 do tamanho de uma "das grandes". Sendo uma monocilindrica de baixa cilindrada, é natural que a mota não seja muito encorpada, senão o motor ficava ali a "boiar". Por exemplo, uma Duke 390 ou uma Z300 (que até é twin) também têm dimensões contidas.

Mas olhando para o conjunto geral, parece que o ensaiador também deve ser dotado de uma ergonomia (geral) generosa. lol

Em relação a preços, ouviu-se falar em low cost.... mas low cost em relação ás outras (o que é natural que o seja, dada a sua proveniência e características) ou low cost para o segmento? É que não me parece mesmo que seja o segundo caso.

Pegando no modelo actual "base" de gama da BMW, a G650GS, que não deixa de ser uma moto simplicíssima com motor monocilindrico, mas ainda assim tem um valor de tabela de quase 8 mil Euros (e depois quando lhe metemos alguns extras esse valor pode disparar para mais um milhar de Euros acima).... estou assim para ver essas denominadas low-cost "sub 500".

É que não acredito que uma hipotética BMW sub500 venha a custar menos de 5.500 a 6.000 Euros, por exemplo. Poderá até ser uma "low cost" à maneira BMW, mas quando olhamos à concorrência, esse conceito muda logo de figura. Basta ver, por exemplo, o preço de uma Honda CB500F (5.300 euros) ou uma Inazuma250 (4.150 euros). Já não falando, claro, da concorrência das quarto de litro coreanas e chinesas, em que uma Hyosung Comet 250 custa 3.450 euros, apesar de bem mais espartana em tudo, ainda que com um motor Vtwin.! A excepção acaba mesmo por ser a Z300 que já se fixa nuns nada módicos 5.450 euros, mas também com um motor bicilindrico.
Do outro lado da barricada, temos o exemplo congénere das KTM, cujas suas "low cost", a Duke 125, por exemplo, custa 4.400 euros.... e a 390, já se manda para uns 5.500 euros (ao nível de uma 500/600 naked japonesa.... uma GSF650 custava até há bem pouco tempo os mesmos 5.500 euros antes de ser definitivamente descatalogada).

Não me choca que a BMW abra portas a mais novos e (até) menos endinheirados clientes.... estou é curioso, se o fizer, de como será essa concepção de moto "low cost", sabendo de ante-mão que a marca alemã faz-se pagar e bem pelos seus produtos!

Outra curiosidade é, e sabendo nós como a BMW "organiza" o seu catálogo, em series (C,F,G,K,R,S), em que o "comum" a cada serie é terem o mesmo motor (ok que a serie K tem o tetra e o hexa em linha), e depois sim vem a designação respeitante ao modelo / estilo de moto (S, ST, GT, RT, GS, R), ao contrário da maioria das restante marcas que organizam o catálogo pelo modelo / estilo de moto (CBR / ZXR / YZF / FZ / etc.) e depois em cada um destes é que aparecem as variantes de motor e cilindrada... como será então uma eventual serie BMW de motos "low cost" e de cilindrada mais baixa?

Será que vamos, por exemplo, ter uma (hipotética) serie "L" (escolhi o "L" por ser a inicial de Low Cost), com 400 cc, surgindo então e depois os eventuais modelos para uma L400GS (on/off road), uma L400R (roadster), uma L400S (para a desportiva), e até uma L400GT (para uma pequena turística)??? E ainda uma versão ultra super gorda e pesada (que com 400cc não convirá muito), de uma L400GSA???   lol

off the record: Pronto, sim eu sei que eventualmente se cingirão apenas a uma GS (Gelande Strasse - on/off road), uma R (roadster)! Mas apeteceu brincar com a coisa...  blink

Até porque as últimas monocilindricas roadster (naked) e de baixa cilindrada, já têm uns aninhos valentes no curriculum e apareceram sobre determinadas circunstâncias da época, diferentes destas actuais!

[Imagem: r25-2.jpg]

[Imagem: 800px-1964-BMW-R27.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

Mensagem neste Tópico
BMW low cost.... ou sub-500! - por carlos-kb - 30-01-2015 às 11:06
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por nelsonajm - 30-01-2015 às 22:13
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por dfelix - 31-01-2015 às 19:25
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por michelfpinto - 30-01-2015 às 22:34
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por nelsonajm - 31-01-2015 às 00:37
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por Almareado - 31-01-2015 às 10:47
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por carlos-kb - 31-01-2015 às 12:19
RE: BMW low cost.... ou sub-500! - por 7pires - 18-02-2015 às 18:37

Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)