14-04-2016 às 11:49
(14-04-2016 às 10:40)carlos-kb Escreveu: Uma das coisas que me continua a chatear diariamente, como utilizador de AE, são os talvez 80% de condutores que conduzem permanentemente nas vias do meio e esquerda, com a da direita livre.![]()
Acontece com enorme frequência eu ir na via da direita, a velocidades legais... e ter nas vias do meio e mesmo da esquerda, a velocidades menores que a minha (por irem em "acumulação"), estes condutores "anti-via da direita".
Não há dia que não tenha de "sugerir" a alguns para ocuparem a via mais à direita, para evitar que outros poucos condutores (no quais me incluo) cometam a infracção de ultrapassar pela direita....
O interessante é que só uma ínfima percentagem, se apercebe do que vai a fazer e muda para a via da direita... depois há os que ficam indiferentes e a maioria que ainda protesta pela chamada de atenção.
Mais curioso ainda é irem a fazê-lo, e nos painéis electrónicos sobre a via, terem frequentemente a advertência de "conduza na via da direita".![]()
Não acredito que este tipo de postura, seja assim transmitida aquando da frequência das aulas de código e condução.... pelo menos a mim não o foi. O art. 13º do CE, de que o trânsito se faz pela direita da faixa de rodagem, sempre foi uma constante. Daí não perceber este fenómeno genético que está tão intrínseco a tantos condutores neste país.
De modo irónico, quase que se pode dizer que acaba por ser um desperdício tremendo construirem-se AE's de 3 vias em cada sentido, sendo que só uma pequena maioria dos condutores de motociclos / ligeiros, e os pesados, usam na realidade a via mais à direita.
Caso não saibam.... a contra-ordenação de não conduzir na via mais à direita, a coima é de 60 euros. Mas se algum de vocês passar pela via da direita, numa AE, um destes condutores que padecem de "síndrome da via do meio e esquerda", arrisca-se a uma CO muito grave e coima de 250 euros com a consequente inibição de conduzir.![]()
Ao invés de se procurar só reprimir em outras circunstâncias, era bom que as autoridades também passassem a fiscalizar quem conduz deliberada e permanentemente sem motivo, em AE, nas vias mais esquerda, com a da direita livre.
Concordo plenamente.
...