(29-02-2016 às 20:10)Rod Escreveu: Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...
Claro... isto é uma tema recente que nasceu precisamente neste tópico!
Porque é que há "caganço" associado ás "chicken strips"?
Deixa pensar... já sei: O artista com menores "stripes" é o gajo que melhor utiliza toda a superfície do pneu e portanto dura mais!
Mr.Ricky... onde andas? Mostra lá o teu pneu com 17.000km!
Deve tar lambidinho duma ponta à outra!
(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu: Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?
"Nim"!
Ali o xico e o tkm já referiram o essencial.
Há um facto incontornável:
Por muito desportivo que seja o perfil do pneu, quanto maior a inclinação menor será a superfície de contacto entre a borracha e o asfalto.
O mercado é muito rico em oferta e existem pneus "sport" e sobretudo race" com perfis muito ovais que vieram mudar os limites.
O que não quer dizer que (ao contrário do que referiu o tkm) seja mais difícil de lá chegar.
Aliás, por vezes o facto de oferecerem melhor "grip" levam a que se chegue aos limites da moto mais facilmente e com mais confiança.
(Esta questão é razão porque assistimos muitas desportivas dos perfis 50 para os 55 não faz muito tempo)
Outro facto incontornável é a posição do centro de massas...
Observa a seguinte foto, e pela expressão corporal rapidamente vais perceber qual deles vai mais depressa.
![[Imagem: gp_gaucho_guapore_zuun_084.jpg]](http://s17.postimg.org/58fhmd99r/gp_gaucho_guapore_zuun_084.jpg)
Ambos devem ir muito rápido... ambas as motos estão no limite, mas um deles está muito mais empenhado em utilizar o centro de massa para curvar mais rápido.
(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu: No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
Não.
E a foto do gordo que coloquei lá atrás é um excelente exemplo!
O gajo deve lamber o pneu todo! E tenho sérias dúvidas que naquela posição vá depressa!
(aquilo chama-se "counterleaning"... mais um nome para o caroço decorar)
(29-02-2016 às 23:04)marco.clara Escreveu: Os pneus são fabricados com uma superfície que deve ir além dos limites das motos. Como tal, parece-me lógico que as tais "chicken strips" existam em todos os pneus.
Há motos e motos. Há pneus e pneus.
E acredita que muitas motos são fabricadas para ir além dos limites dos pneus!