02-12-2015 às 04:07
(01-12-2015 às 18:13)OFFICER Escreveu: Qualquer fiscalização tem como base sancionar terceiros e obter receitas com isso. Tu referes precisamente os radares que são colocados em pontos estratégicos, no entanto, não referes por exemplo operações STOP colocadas em pontos estratégicos também e em dias e horas especificos.
Qual é a diferença quanto a estas duas fiscalizações?
Não fiz qualquer referência a radares na minha resposta!
Precisamente porque "fiscalização" não se resume a semear radares!
Escrevi que "existem determinadas praticas que não têm como objectivo diminuir a sinistralidade mas sim recolher receitas para o Estado".
Não descrevi quais!
Uma coisa é ser contra fiscalizações!
Outra completamente diferente é ser contra estratégias para obter receita encapotados de "fiscalizações".
(01-12-2015 às 18:13)OFFICER Escreveu: De qualquer forma, a questão deste tópico não é propriamente a fiscalização mas sim verificar se existe um rácio entre aumento/diminuição da velocidade permitida face à mortalidade na estrada.
Bem... criaste um tópico chamado "Relação velocidade/fiscalização vs mortes"
E tendo em conta discussões do género em outros tópicos, não me pareceu que a intenção fosse assim tão inocente.
Podes perfeitamente correlacionar "velocidade permitida" vs "mortalidade na estrada".
Acredito que até exista uma estatística de quantos acidentes mortais foram resultantes de acidentes por "excesso de velocidade".
Mas... será que podemos retirar conclusões válidas?
Seria preciso ter a garantia que os acidentes seriam mesmo resultado de excesso de velocidade!
E infelizmente é recorrente utilizar o "excesso de velocidade" como resposta para tudo o que dá demasiado trabalho a apurar! (EM 2005 tentaram me culpar por "excesso de velocidade" num acidente em que eu estava a arrancar! Se tivesse morrido, e não existisse testemunhas teria sido culpado)
Seria preciso ter a garantia que a sinalização vertical no local do acidente é adequada!
E infelizmente em Portugal é recorrente baixar as velocidades máximas dos locais para que não se gaste dinheiro em obras para a correcção da via. (Exemplo do túnel por baixo da BP do Aeroporto onde o limite é 30... e mesmo assim basta alguma humidade numa noite fria para se cair e ser colhido por um carro que venha atrás dentro da velocidade legal)
Isto das velocidades é mesmo muito relativo se pensarmos que aplicamos os mesmos limites de um vasto número de países.
Fica mais confuso se pensarmos que as nossas duas principais autoestradas na sua generalidade não ficam atrás das autobahn no que diz respeito a qualidade e segurança.
Ficava contente era com um estudo sobre os locais onde ocorrem os acidentes mortais.