31-07-2015 às 00:42
(30-07-2015 às 23:40)carlos-kb Escreveu: E sim.... passa também pelo hábito. Como te disse, o receio inicial é sobretudo psicológico. Mas se passam retrovisores e guiador, em teoria também passam as malas. Até porque mesmo que as malas passem um bocadinho a largura dos espelhos e guiador, tu nunca passas "à pele" com eles, e essa diferença dimensional é quase irrisória, pois não andas a passar pelo trânsito, com os carros lateralmente a menos de 10cm da tua moto, certo? É que se o fazes, então aí andas mesmo a jogar no fio da navalha.
Mais provavelmente tocarás com os teu espelhos num espelho de um outro carro (que são os apêndices mais salientes), do que as malas que estão numa posição mais baixa.
No meu caso os espelhos a bater só em SUVs e afins, nos carros nunca tive problema, ficam mais abaixo, mesmo com a Fazer. Os 10cms possivelmente são o que saem as malas em relação ao restante da mota, e obviamente que mesmo sem malas não passa onde passava a Fazer.
(30-07-2015 às 23:40)carlos-kb Escreveu: Mas fazemos uma coisa, se quiseres. Tu, com malas, vais à frente, na 2ª circular, IC19, acesso à 25 de Abril, etc.... aonde queiras! E eu vou atrás a filmar.... para te dares conta que, embora aparentemente pareça, de cima da moto que o espaço é exíguo, e salvo uma ou outra excepção de um enlatado mais "desviado", ainda passamos com uma boa margem de segurança, até as malas estarem em risco de bater. Até porque se acontece o contrário, é porque arriscaste passar pelo dito "buraco da agulha", aonde deverias sim abrandar, até teres espaço para passar.
Como te disse, os dois únicos toques que dei com as malas, foi a manobrar para estacionar, e não no trânsito, e não foram tanto consequência da exiguidade do espaço, mas sim de um ângulo de curvatura mal calculado.
Curiosamente, já há muito que deixei de ter essa sensação de ter uma moto mais bonacheirona, por ir de malas laterais, no meio do trânsito, mesmo o mais complicado.
Não vale a pena, não quero "provar" que sou mais ou menos rápido, maluco ou o que seja. O que me refiro em parte é o que o Rod refere abaixo, pois existe algo mais na traseira da mota e não é só uma questão de perceção, é uma questão de o volume da mota e a sua largura serem diferentes. No fundo um pouco do que acabaste por relatar dos teus toques.
(30-07-2015 às 23:56)Rod Escreveu: Eu penso que o Michel se está a referir ao furar no trânsito com este parado em fila, que eu também costumo fazer, e não várias vezes os espelhos passam a menos de 1cm dos dos carros, em velocidades muito baixas (quase parados), com malas , nessa situação deve ser mais complicado. No trânsito compacto mas a andar não arrisco enfiar no buraco da agulha...com malas então
Exato, nestes casos complica. Ou no meio de cidades, etc com faixas ainda mais estreitas e montes de semáforos e pessoal que não está alinhado. Também passo pelo fio da navalha algumas vezes pois existe sempre quem de tempos a tempos se lembre de achar que não devo passar por eles e noutros porque lá calha.
A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer