02-07-2015 às 01:44
Citar:(01-07-2015 às 18:02)dfelix Escreveu: E qual a legislação em torno do capacete?
Onde posso saber que legalmente o meu capacete está fora do prazo? Estive aqui a confirmar e o meu Suomy não tem qualquer indicação nem de ano de fabrico nem de prazo!
Ora bem, do que me lembro da passagem pela escola de condução, sim o capacete tem validade. Agora qual é, pois não sei.
Dei uma vista de olhos pelo site do imtt e não fiquei mais esclarecida, mas vou tentar conseguir mais informações.
Tem de existir algures um enquadramento legal da coisa (mesmo que seja tão absurdo quanto o exame de código para motociclos).
Há marcas que especificam/recomendam a troca ao fim de 'x' anos, o que até faz sentido, pois os materiais sofrem degradação e perdem propriedades só pelo facto de existirem, e tanto mais quanto mais intensiva for a sua utilização. O meu capacete não tráz qualquer indicação nesse sentido, mas pelo uso que lhe dou (4 anos e picos, 44000km de boa vida), mandam as regras do bom senso e algum amor à vida que o troque o quanto antes.