Motonliners

Versão completa: Validade de Capacetes
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6
Olá a todos!

Na sequência das "burocracias" envolventes do meu acidente de há dois meses atrás, deparei-me hoje com uma situação que me leva a escrever aqui sobre o tema dos capacetes, segurança dos mesmos e prazo de validade que estes têm (desconhecido por muitos de nós).

Eu pessoalmente já sabia da existência deste prazo de validade para os capacetes (normalmente constante em etiqueta no interior do capacete, sob a forma de data limite de validade ou de data de construção). As opiniões divergem mas tipicamente a maioria dos fabricantes anuncia um prazo recomendado de 5 anos de utilização ou 8 anos de fabrico. Isto significa apenas que o capacete perde mais ou menos propriedades consoante o tipo de utilização que tem. Eu sou dos que concordam com a existência do prazo de validade, porque não há material que dure para sempre.

O que desconhecia era que em caso de acidente, quando a seguradora faz a peritagem e avalia o equipamento danificado para efeitos de indemnização, tipicamente pode acontecer uma de 3 coisas:

1. o motociclista possui um capacete dentro do prazo de validade, com fatura da compra, e é reembolsado pelo devido valor;
2. o motociclista possui um capacete dentro do prazo de validade, sem fatura de compra, e é reembolsado pelo valor que conseguir negociar;
3. o motociclista possui um capacete fora do prazo de validade e no limite pode receber uma mão cheia de nada...

Apesar de me enquadrar no cenário 3 (o meu capacete tem data de fabrico de 2/2008), penso que consegui contornar a situação mediante negociação do valor com a seguradora. No entanto queria lançar aqui mais um debate que seguramente será interessante, sobre a justiça/injustiça desta política das seguradoras. No limite acho que esta situação não deveria condicionar um eventual reembolso, já que o único prejudicado por usar um capacete "fora de prazo" é o gajo que lá enfiar a cabeça, e a seguradora nada tem a ver com isso... O que acham?

Abraço a todos!
Não é bem assim.
Uma cabeça dentro de um capacete caducado pode trazer muitos mais gastos a um companhia seguradora.

Os meus capacetes não vão alem dos 5 anos de uso.
Mas é assim porque tenho 3 a usos (mediante o tipo de utilização) e nenhum deles sofre um uso "intensivo"!
Os capacetes têm prazo de validade, até ai tudo bem. No entanto, esse capacete serviu para o efeito na altura do acidente e ficou danificado, quer esteja no prazo, quer não. Logo, eu nunca aceitaria não pagarem o valor do mesmo, não exijo que me paguem o capacete novo, mas pelo menos metade iriam pagar nem que fosse a tribunal.
Boas;
Isso não passa de mais uma m#rda inventada à pistola!!
Mostrem-me um documento oficial onde esteja escrito que um capacete perde validade ao fim de 5 anos!!
A única coisa de que tenho conhecimento e costuma aparecer nos manuais do utilizador é que um capacete deve ser substituído após 5 anos de uso.
(01-07-2015 às 12:47)LoneRider Escreveu: [ -> ]Não é bem assim.
Uma cabeça dentro de um capacete caducado pode trazer muitos mais gastos a um companhia seguradora.

Os meus capacetes não vão alem dos 5 anos de uso.
Mas é assim porque tenho 3 a usos (mediante o tipo de utilização) e nenhum deles sofre um uso "intensivo"!

Também digo que "não é bem assim", já que as seguradoras não colocam em causa os danos pessoais por causa de um capacete "caducado". A única coisa que fazem é limitar o valor de indemnização pelos respetivos danos materiais no próprio capacete. É verdade que os danos podem ser muito maiores como referes, mas essa análise mais inteligente nem sequer é feita.
(01-07-2015 às 13:53)Johnny_1056 Escreveu: [ -> ]Boas;
Isso não passa de mais uma m#rda inventada à pistola!!
Mostrem-me um documento oficial onde esteja escrito que um capacete perde validade ao fim de 5 anos!!
A única coisa de que tenho conhecimento e costuma aparecer nos manuais do utilizador é que um capacete deve ser substituído após 5 anos de uso.

É um facto que os capacetes perdem as propriedades que os tornam eficientes, ao longo do tempo.

Podes ver neste link um texto sobre o assunto, onde é referido (e passo a transcrever):

"Research indicates that polystyrene loses 2% of efficiency per year simply due to evaporation. Therefore, five years down the road, your helmet is at least 10% less effective than it was when it was brand new."

Portanto não se trata de o capacete, ao fim de 5 anos, deixar de servir o seu propósito de um dia para o outro, mas sim de ter uma referência temporal quanto à eficiência do mesmo, já que de diferentes tipos de uso podem resultar diferentes níveis de deterioração.

Cloud

A mim parece-me que isso é mais uma daquelas coisas de seguradoras, no entanto, acho que tem a sua razão. Penso que seja o mesmo que estragar uma coisa já estragada. Se me batem no carro, culpa de terceiros, a seguradora paga o estrago. Não paga, por exemplo, a jante lascada de bater nos passeios, ainda que a batida seja do mesmo lado (desde que se veja perfeitamente a diferença). Vendo pelo lado da seguradora, também me parece relativamente normal não quererem pagar uma coisa que já estaria 'estragada', ou, no caso, fora de validade. Isto se, ao contrário do que o johnny diz, for provado que realmente o fabricante deu prazo de validade ao tal capacete.
(01-07-2015 às 12:59)OFFICER Escreveu: [ -> ]Os capacetes têm prazo de validade, até ai tudo bem. No entanto, esse capacete serviu para o efeito na altura do acidente e ficou danificado, quer esteja no prazo, quer não. Logo, eu nunca aceitaria não pagarem o valor do mesmo, não exijo que me paguem o capacete novo, mas pelo menos metade iriam pagar nem que fosse a tribunal.

No meu caso consegui negociar o valor, tal como referes. No entanto até imagino alguém a pedir 1000 euros por um capacete, com fatura e tudo, e a seguradora começar a "inventar" formas de não pagar. Esta será uma delas.
(01-07-2015 às 14:18)Cloud Escreveu: [ -> ]Não paga, por exemplo, a jante lascada de bater nos passeios, ainda que a batida seja do mesmo lado (desde que se veja perfeitamente a diferença).

Não é bem a mesma coisa. A questão é mais do género: se partires uma jante num acidente, mesmo que ela estivesse riscada (por ser antiga), pagam-te uma nova, não te pagam metade da jante devido a desvalorização da mesma. Também não colocam uma jante nova e a seguir reproduzem os riscos para ficar como estava.

Se tens um capacete "velhinho" e se o partires ou danificares num acidente, qual é a lógica de te pagarem só metade ou eventualmente não te pagarem nada por já ser antigo? Como disseste no início e bem, concordo que isto é simplesmente "mais uma daquelas coisas das seguradoras".
Boas;
Marco.clara, não ponho em causa que um capacete usado seja menos seguro que um igual novo. Não passa por aí, toda a gente sabe que com o uso este de vai deteriorando.
O que eu nunca vi, foi um documento oficial do fabricante ou sequer de algumas das instituições responsáveis pela homologação.
Páginas: 1 2 3 4 5 6