28-11-2014 às 12:52
(27-11-2014 às 21:45)Saphyr Escreveu: ...com que então temos uma right hand rule of thumb para o vector que a roda produz ao girar, o que quer dizer que a toda ao girar produz energia para a esquera da rotação (como se vê no vídeo da roda pendurada). Então a minha mota não cai para a esquerda porque?
Aquilo não é uma Força linear... é uma espécie de "resultante" do momento angular.
(27-11-2014 às 21:45)Saphyr Escreveu: Incomoda-me solenemente é o facto de não compreender aquilo que estou a fazer e que verifico que resulta.
O efeito giroscópio é apenas um dos fenómenos que permite manter a moto em equilibrio. Requer velocidade.
Para virar é necessário jogar com o ângulo e o centro de gravidade. (ver esquema do "lever arm" e "turning torque" da imagem que coloque atrás)
Podemos usar o corpo para deslocar o centro de gravidade... e naturalmente o conjunto encontrará o equilibrio.
Ou podemos mudar o ângulo e assim obrigar a deslocar o centro de massa.
Este último é mais estável, e como o ângulo se consegue aplicando no guiador uma força no sentido contrário... deram-lhe este nome.