(03-08-2020 às 11:59)gonzas Escreveu: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. A experiência é, de facto, o mais importante. Mas no meio de tanto curso pode ser que se retenha qualquer coisa que um dia mais tarde nos ajude. Mal não faz. Ser obrigatório... É inconsequente.
A experiência só é o mais importante se tiver por base os correctos conhecimentos teóricos que, nas motas, atendendo à complexidade e factor acrescido de risco quando comparado aos carros, podem não ser necessariamente intuitivas ou apreendiveis apenas pela experiencia. Técnicas essas que não nos ensinam na carta e que por mais vídeos que vejamos (partindo do principio que a informação que veiculam é de qualidade), necessitam de ser testadas e praticadas em situações controladas e não simplesmente em estrada.
O melhor exemplo é o sistema de travagem em piso molhado com e sem ABS que a Honda tem na escola de Palmela. Vai treinar isto em estrada Caroço ou a ver vídeos Manteigas.
![[Imagem: ZXfVcMI.jpg]](https://i.imgur.com/ZXfVcMI.jpg)
(03-08-2020 às 12:05)dfelix Escreveu: Os exames práticos não sei como actualmente se processa.
Os práticos são outra treta Felix. Fui a exame com um tipo que a meio do exame ficou sem embraiagem na mota (era um chaço velho e o cabo da embraiagem simplesmente rompeu) e o examinador passou-o depois do choradinho do gajo e do dono da escola. Desconheço se houve dinheiro à mistura.
(03-08-2020 às 12:05)Nfilipe Escreveu: Mas um dia que um gajo precise, numa situacao inesperada que acontece tao depressa, o panico por vezes toma total controle e um gajo esquece se de usar o que aprendeu. Até porque depois de aprender se nao se for praticado regularmente quando queremos usar ja nem nos lembramos do que aprendemos.
Isto é que é outro ponto importante. Os cursos são bons, a experiencia de km é boa mas nunca chegam... É preciso continuar a praticar de forma a interiorizar e a que a resposta a situações de perigo seja mais automática (para o bom sentido).
![[Imagem: muhz7is.jpg]](https://i.imgur.com/muhz7is.jpg)

