(31-07-2020 às 18:28)Nfilipe Escreveu: Logo reafirmo que bom senso e civismo vale mais que a formacao.
Bom senso e civismo não te fazem aprender técnicas de condução. Não obstante ter bom senso na estrada ser meio caminho para ter uma condução mais segura, pode acontecer alguma coisa que não dependa de ti e não tens capacidade de lidar com isso. Formação e conhecimento são insubstituíveis.
(31-07-2020 às 14:49)nunoamf Escreveu: O meu plano é o seguinte:
1) Reformulação do modelo de ensino de motociclos em Portugal. Alguém que me explique e me esclareça como é que o modelo de ensino de motociclos de portugal, de qualquer cilindrada ou carta, ensina alguém a andar de mota?
Resposta clara: Não ensina, (e muitos defendem, nem deve ensinar - é para passar no exame e pronto)
1.1) Os exercicios dados nas aulas de condução defensiva em parque de estacionamento e em circuitos como o de Palmela pelo Nuno Barradas são em muito uma pequena parte de um ensino melhorado - ao nivel do curso basico da MSF americano - que apesar de não ser suficiente - deve ser aplicado na aprendizagem de motociclos em Portugal.
1.2) Ensino de Travagem de Emergência (Maior parte das pessoas que tiram a carta e muitas pessoas que andam de mota não sabem travar progressivamente)
1.3) Ensino de Desvio de Obstáculos e o Uso da Visão como auxiliar.
1.4) Ensino das situações de trânsito em ambiente real (o que ja acontece).
1.5) Ensino Teorico sobre geometria da mota, rake, angulos, aproximação a curvas e outros elementos que fazem parte de uma BOA condução de mota.. de qualquer cilindrada.
Como é que submete uma proposta desta a nivel nacional? Como é que se implementa e da formação as pessoas que dão as aulas de condução?
Alguém quer ajudar?
Partilho na totalidade a tua opinião. Tirei a carta A há precisamente um ano e fiquei estupefacto com a falta de preparação e total estupidez da formação que me foi dada. É uma palhaçada. Se já com a carta B é a treta que é, com a A e com o acréscimo de perigosidade, ainda mais incompreensível a situação é. Daí ter imediatamente começado a praticar sozinho exercícios específicos e a procurar outras formas de ter formação especializada. Rapidamente encontrei os cursos da GNR e a escola Honda em Palmela, cursos que já teria feito não fosse a treta do COVID. Terão de ficar para quando for possível. Mais houvesse e mais teria feito.
![[Imagem: muhz7is.jpg]](https://i.imgur.com/muhz7is.jpg)