31-07-2020 às 16:45
(31-07-2020 às 16:32)Nfilipe Escreveu: Passa mais pelo civismo individual que reformulacao do ensino. Na minha opiniao, esta claro. Ha gente que mesmo depois de anos a andar de mota, andam como nao soubessem andar, porque nao respeitam nada nem ninguem. Qualquer um pode aprender o que quer que seja se assim tiver vontade e alguma capacidade mas isso nao quer dizer que depois num contexto pratico ponham essas ideias a funcionar. Muitos dps de ter a carta andam de qualquer maneira menos daquela que aprenderam, quanto a seguranca e ao cumprimento das regras. Tanto pessoal de carro como de mota.
Concordo - mas não se chega a uma solução sem mudar as formas de ensino e de actuação tanto dos condutores como das autoridades. Não sou só eu que digo isto - tem que haver mudança.
Na minha opinião o ensino em portugal e a mentalidade tanto da formação como dos novos condutores tem que ser actualizada, melhorada. A formação de melhores condutores tem que ser para ONTEM.
O que proponho é que desde o dia 1 que se agarra numa mota começar por ter mecanismos que nos permitam ter uma melhor condução e que nos possa salvar a vida antes de que estes erros aconteçam ou até prevenir que os mesmos aconteçam acho que é o caminho mais correcto, para mim não basta esperar que o civismo da população portuguesa suba.
Achas que a solução seria FORÇAR o civismo com carácter punitivo em vez de formativo? Ou ambos?
Será que é preciso radares por todo o lado como na Suíça para as pessoas andarem devagar - que ajudaria a baixar os níveis de mortalidade e de sinistralidade altíssimos em Portugal.
![[Imagem: yzf-t-300w.jpg]](https://i.ibb.co/yFqNQJT/yzf-t-300w.jpg)