19-03-2019 às 13:30
Saber para onde olhar a fazer uma curva é algo tão básico que quem ao fim de umas semanas a andar de mota não conseguir dominar esta "aparente" técnica nem devia conduzir uma mota. Até porque o simples facto de "olhar" para o sitio certo já é 80% do caminho para a posição corporal adequada vir "de arrasto". Saber para onde olhar, controlo do acelerador e saber traçar uma trajetória numa curva é tipo "o básico do Bê-à-bá" que quem começa a conduzir uma mota devia focar-se a 100% nas primeiras semanas, na minha opinião. Até porque para se corrigir uma trajetória é porque tipicamente essa trajetória não foi bem desenhada em primeira instância. Depois disso vêm os "ings" que a grande maioria de nós já o faz inconscientemente durante a condução.
Claro que como em tudo, há muito malta cuja curva de aprendizagem não existe e vê-se aí muitos com o joelho de fora, o rabo de fora, e depois a cabeça direitinha no mesmo sitio e o que mexe não é a cabeça mas os olhos. Eu tive a sorte de quando tirei a licença de 50 ter um instrutor que me ensinou a lição que considero mais importante quando se anda de mota: a mota vai para onde olhas. E foi das poucas coisas que ficou de lá até hoje.
Claro que como em tudo, há muito malta cuja curva de aprendizagem não existe e vê-se aí muitos com o joelho de fora, o rabo de fora, e depois a cabeça direitinha no mesmo sitio e o que mexe não é a cabeça mas os olhos. Eu tive a sorte de quando tirei a licença de 50 ter um instrutor que me ensinou a lição que considero mais importante quando se anda de mota: a mota vai para onde olhas. E foi das poucas coisas que ficou de lá até hoje.
Ditadura dos Flocos de Neve