(02-02-2019 às 19:08)Fz1000 Escreveu:(02-02-2019 às 18:49)vindaloo Escreveu: Já eu dispenso carregar a frente na abordagem à curva. Só quando tem que ser e quando tem mesmo que ser já está alguma coisa mal feita para trás.
Eu também, é quase instintivo querer travar tudo antes das curva e é muito difícil abandonar este método de rolar. Mas era algo que gostava de melhorar. Ou seja, travar mais tarde e mais forte, manter a pressão no pneu para poder acelerar mais cedo e mais forte. Mas falar é bem mais fácil que fazer neste caso.
Não me parece ser por aí o caminho para conduzir melhor em estrada.
Porque mesmo que o pneu ajude à saída tens o resto da mota que não acompanha e travares pela curva adentro a menos que seja uma mota bem afinada e com excelentes condições de estrada, o mais certo é destabilizares a mota e isso atrasar a saída. Não só depressa chegas ao limite da mota, como teu. Basta um mau posicionamento para perderes tempo em vez de o ganhares.
Na estrada retiras mais vantagem de acelerares um pouco mais cedo para levantares a mota também mais cedo e abrires a saída ao limite da tua faixa de rodagem de modo controlado.
Embora isso também dependa muito da mota. Motas com pouco binário e andando rápido com elas há uma tendência a carregar velocidade para dentro da curva.
Citando um amigo que anda de mota melhor que tu e eu:
‘’ Preocupa-te em segurar a frente e apontá-la, e a traseira aos saltinhos, de rojo ou afinada passa sempre ‘’
Não sei se concordo.