13-11-2018 às 23:58
(13-11-2018 às 10:46)OFFICER Escreveu:(12-11-2018 às 16:19)marco.clara Escreveu: Não concordo nada com essa teoria. Uma distração é uma distração, vás depressa ou vás devagar. A 50 kms hora também se mata uma pessoa, se for o caso. Uma coisa é eu desviar o olhar quando bem entendo em busca de informação visual (como por exemplo um GPS montado no guiador), outra é levar com essa informação pelos olhos dentro quer queira quer não.
Se estiver no campo de visão não tens que desviar o olhar porque a informação já está justamente à tua frente e pelo que me pareceu no video, aquilo até é translucido.
Acho que fui claro na explicação do que considero perigoso neste conceito e é precisamente aquilo que referes. Está na tua frente, na tua linha de visão, e portanto não tens como evitar olhar para lá. Se aparecer algum tipo de alerta ou notificação, vais olhar quer queiras quer não. Se isso não é um fator de distração, não sei o que é. E a velocidade a que circulas não tem nada a ver.
Trata-se apenas da minha opinião, mas volto a explicar que enquanto vou eu a conduzir, prefiro olhar para qualquer instrumento de navegação ou informação quando EU entender que estou em condições de o fazer, e não quando alguém acha que essa informação me deve ser apresentada.