Desligar o motor com a ventoínha em funcionamento?
#2

(22-08-2018 às 13:08)Macavenco Escreveu:  Boas.

Quando chegam a vosso destino e têm a ventoínha do radiador a funcionar, costumam logo desligar o motor e siga, ou esperam que a temperatura desça e consequentemente a ventoínha se desligue para desligar o motor?

Será que desligar de imediato o motor assim que se para a marcha e interromper o fluxo do líquido de refrigeração de continuar a sua função de arrefecimento do motor tem alguma implicação/importância, ou é igual ao litro?

O que costumam fazer?

Esta é uma pergunta pertinente.
Muitas juntas queimam por isso mesmo.
O que é correcto fazer?
Esperar que o motor baixe a temperatura ao fazer circular o líquido refrigerante pelo circuito.
Num camião isso é crucial se paras depois de um momento a rendimento pleno.
Numa mota, por exemplo, depois de uma sessão em circuito, seria o mais aconselhável. Dependendo do motor e das suas características, ao fim de umas horas em circuito urbano também não estaria mal deixar que o circuito dissipe a temperatura.

Eu ha vezes que o faço é outras que não.
Leva em conta que, a bomba deixa de funcionar mas o circuito continua aberto pelo que, o ventilador ao arrefecer o líquido faz o mesmo circular por depressão, mas aqui quem sofre é a bateria que recebe um castigo por parte do ventilador.

Se tiveres a bateria debilitada pode que já não consigas depois meter o motor a trabalhar!
Responder


Mensagem neste Tópico



Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)