(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu: Eu contei a história toda. A minha mota paga classe 5.
Mas para isso existem condicionantes. Comprares ou alugares um identificador, que de si já tem custos associados.
(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu: Quanto a ter 50% de desconto, já desde o início que se fala disso.
Desde início de quê? Eu tenho VV na mota talvez há mais de 15 anos (que fui mudando consoante ia mudando de moto), e sempre foram os 30% de desconto.
(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu: E quanto a te via verde, não acho sequer normal não se ter via verde numa mota. Só o trabalho e tempo que se perde pagam bem os 0,70€/mês.
Existe uma coisa chamada de arbitrariedade de escolha. E a mesma não deve implicar a obrigação de aderir a um serviço que já desde si, é pago inicial ou continuadamente, para que usufruas de discriminação positiva.
A moto, independentemente de ter VV ou não, tem o mesmo tipo de utilização das vias portajadas e provoca o mesmo desgaste. Pagar mais 30% e equivalente à classe 1, só porque não tens um identificador, não é justo.
O trabalho que dá e o tempo que se perde a pagar manualmente portagens nem sequer é incógnita nesta equação, porque compete a cada saber se quer ou não fazê-lo.
Pagas 0,70€ por mês na tua opção de aluguer. Mas existem outras opções de aluguer ou de compra do identificador, e as condições de utilização não deixam de ser as mesmas.
(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu: Em relação à ponte, sendo de tarifa fixa não há muito a fazer.
A tarifa da Ponte Vasco da Gama é tão fixa como a tarifa da sua congénere Ponte 25 de Abril... e são ambas exploradas pelo mesmo concessionário (Lusoponte).
Na V.G. pagas sempre classe 1, tenhas ou não VV. Na 25 de Abril, com V.V., pagas classe 5 (ou sejam, os tais 30% menos).
A questão (e justificação) é que no acto de celebração do contrato de concessão da V.G. à Lusoponte, se "esqueceram" de contemplar o desconto para motos... contrato esse que ainda vigora.
O exemplo das ex-Scut não foi muito diferente. Inicialmente, as motos também foram "esquecidas". Situação que só foi reposta há relativamente pouco tempo.
(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu: É como nos estacionamentos... A mota também paga o mesmo que os carros assim como nos abastecimentos...
Depende do estacionamento, de quem o explora e se o mesmo está previsto. Há inclusivé estacionamentos para automóveis, vedados ao acesso de motos (maioria dos parque subterrâneos da EMEL, em Lisboa, por exemplo). Em compensação, existem zonas (quase sempre lotadas e actualmente insuficientes) para estacionamento de motos.
Mas se ocupas um lugar inteiro de um automóvel (quando tal é permitido fazer), também é compreensível que pagues o mesmo que um automóvel.
Quanto aos abastecimentos... são coisas diferentes. Estás a comprar um produto e não a pagar um serviço (como é por exemplo, a utilização de uma Auto-Estrada). É normal e justo que o valor desse produto seja o mesmo.