Inspecções de motociclos de cilindrada superior a 250cc avançam em 2016?

O Projecto de Resolução para a criação da classe 5 de portagens (motociclos) foi aprovado no Parlamento e aguarda apenas a respectiva Resolução do Conselho de Ministros, para ter efeito legal.
Vamos a ver se existe tanta pressa na mesma, como parece haver nas outras alterações pretendidas para os motociclos (IPO e Lei das 125). think

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

Há sim... os argumentos de um ministro e dos centros de inspecção Automóvel que nada entendem de motos, etc...
Sim eu sei... criar mais impostos camuflados e encher os bolsos de outros...

falha mecânica em motos causam acidentes???
são de apenas 0,3%

http://www.maids-study.eu/index.php?error=hastolog

Live After Death...

Os Ferros...

In life, nothing happens by chance...
Responder

(24-01-2018 às 12:30)carlos-kb Escreveu:  O Projecto de Resolução para a criação da classe 5 de portagens (motociclos) foi aprovado no Parlamento e aguarda apenas a respectiva Resolução do Conselho de Ministros, para ter efeito legal.
Vamos a ver se existe tanta pressa na mesma, como parece haver nas outras alterações pretendidas para os motociclos (IPO e Lei das 125).  think

Sim carlos-kb,

vamos ver quantos meses, anos para o efeito legal?

Live After Death...

Os Ferros...

In life, nothing happens by chance...
Responder

A minha 600cc paga classe 5 na autoestrada há mais de 5 anos...

Enviado do meu Aquaris X5 Plus através do Tapatalk
Responder

(24-01-2018 às 15:17)nunorvoliveira Escreveu:  A minha 600cc paga classe 5 na autoestrada há mais de 5 anos...

Enviado do meu Aquaris X5 Plus através do Tapatalk

Epá...afinal andam aqui mais XJ6!

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder

(24-01-2018 às 15:17)nunorvoliveira Escreveu:  A minha 600cc paga classe 5 na autoestrada há mais de 5 anos...

Mas convém contares a "história" toda e não apenas a parte que interessa.

Pagas classe 5 porque tens Via Verde. Mas actualmente mesmo com Via Verde, o desconto face à classe 1 é de apenas 30%... e não é em todas as portagens.
Ponte Vasco da Gama, quer tenhas VV ou nao pagas o mesmo.... e só recentemente as ex-SCUT e vias com tele-portagem também passaram a ter esse desconto.

O que foi aprovado no projecto de Resolução no parlamento, é criar a Classe 5 para todas as motos (questão de justiça e equidade), independentemente de terem ou não adesão à Via Verde, e com uma valor de 50% em relação à classe 1.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

(24-01-2018 às 15:25)carlos-kb Escreveu:  
(24-01-2018 às 15:17)nunorvoliveira Escreveu:  A minha 600cc paga classe 5 na autoestrada há mais de 5 anos...

Mas convém contares a "história" toda e não apenas a parte que interessa.

Pagas classe 5 porque tens Via Verde. Mas actualmente mesmo com Via Verde, o desconto face à classe 1 é de apenas 30%... e não é em todas as portagens.
Ponte Vasco da Gama, quer tenhas VV ou nao pagas o mesmo.... e só recentemente as ex-SCUT e vias com tele-portagem também passaram a ter esse desconto.

O que foi aprovado no projecto de Resolução no parlamento, é criar a Classe 5 para todas as motos (questão de justiça e equidade), independentemente de terem ou não adesão à Via Verde, e com uma valor de 50% em relação à classe 1.
Eu contei a história toda. A minha mota paga classe 5. Quanto a ter 50% de desconto, já desde o início que se fala disso.
E quanto a te via verde, não acho sequer normal não se ter via verde numa mota. Só o trabalho e tempo que se perde pagam bem os 0,70€/mês.

Em relação à ponte, sendo de tarifa fixa não há muito a fazer. É como nos estacionamentos... A mota também paga o mesmo que os carros assim como nos abastecimentos...

Enviado do meu Aquaris X5 Plus através do Tapatalk
Responder

(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  E quanto a te via verde, não acho sequer normal não se ter via verde numa mota. Só o trabalho e tempo que se perde pagam bem os 0,70€/mês.

Cada cabeça sua sentença...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder

(24-01-2018 às 16:20)michelfpinto Escreveu:  
(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  E quanto a te via verde, não acho sequer normal não se ter via verde numa mota. Só o trabalho e tempo que se perde pagam bem os 0,70€/mês.

Cada cabeça sua sentença...
Entre pagar 70 cêntimos por mês ou ter 30% de desconto em todas as passagens a decisão parece-me fácil...
Responder

(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  Eu contei a história toda. A minha mota paga classe 5.

Mas para isso existem condicionantes. Comprares ou alugares um identificador, que de si já tem custos associados.

(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  Quanto a ter 50% de desconto, já desde o início que se fala disso.

Desde início de quê? Eu tenho VV na mota talvez há mais de 15 anos (que fui mudando consoante ia mudando de moto), e sempre foram os 30% de desconto.  

(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  E quanto a te via verde, não acho sequer normal não se ter via verde numa mota. Só o trabalho e tempo que se perde pagam bem os 0,70€/mês.

Existe uma coisa chamada de arbitrariedade de escolha. E a mesma não deve implicar a obrigação de aderir a um serviço que já desde si, é pago inicial ou continuadamente, para que usufruas de discriminação positiva.
A moto, independentemente de ter VV ou não, tem o mesmo tipo de utilização das vias portajadas e provoca o mesmo desgaste. Pagar mais 30% e equivalente à classe 1, só porque não tens um identificador, não é justo.
O trabalho que dá e o tempo que se perde a pagar manualmente portagens nem sequer é incógnita nesta equação, porque compete a cada saber se quer ou não fazê-lo.

Pagas 0,70€ por mês na tua opção de aluguer. Mas existem outras opções de aluguer ou de compra do identificador, e as condições de utilização não deixam de ser as mesmas.

(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  Em relação à ponte, sendo de tarifa fixa não há muito a fazer.

A tarifa da Ponte Vasco da Gama é tão fixa como a tarifa da sua congénere Ponte 25 de Abril... e são ambas exploradas pelo mesmo concessionário (Lusoponte).
Na V.G. pagas sempre classe 1, tenhas ou não VV. Na 25 de Abril, com V.V., pagas classe 5 (ou sejam, os tais 30% menos).
A questão (e justificação) é que no acto de celebração do contrato de concessão da V.G. à Lusoponte, se "esqueceram" de contemplar o desconto para motos... contrato esse que ainda vigora.

O exemplo das ex-Scut não foi muito diferente. Inicialmente, as motos também foram "esquecidas". Situação que só foi reposta há relativamente pouco tempo.

(24-01-2018 às 15:36)nunorvoliveira Escreveu:  É como nos estacionamentos... A mota também paga o mesmo que os carros assim como nos abastecimentos...

Depende do estacionamento, de quem o explora e se o mesmo está previsto. Há inclusivé estacionamentos para automóveis, vedados ao acesso de motos (maioria dos parque subterrâneos da EMEL, em Lisboa, por exemplo). Em compensação, existem zonas (quase sempre lotadas e actualmente insuficientes) para estacionamento de motos.
Mas se ocupas um lugar inteiro de um automóvel (quando tal é permitido fazer), também é compreensível que pagues o mesmo que um automóvel.

Quanto aos abastecimentos... são coisas diferentes. Estás a comprar um produto e não a pagar um serviço (como é por exemplo, a utilização de uma Auto-Estrada). É normal e justo que o valor desse produto seja o mesmo.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)