(15-06-2020 às 15:04)ASerrano Escreveu: Tal como referi no início já por aqui vi várias sugestões interessantes, (menos a porra do Fiat 500).
Quanto aos 6/7 litros não me assustam, a GaySXR como lhe chamas mama 9 a andar sem pressas, se me distrair um bocadinho facilmente faço médias de 12.
Repara que disse "na melhor das hipóteses". Mas aqui depende tudo da tua mão direita.
Não esqueças que num uso de serra, curvas ou até mesmo cidade, com acelerações, desacelerações, reprises, travagens, etc... gastas isso facilmente na tua Suzette ou em outra qualquer mota de litro (ou equiparada), independentemente do estilo. Mas não acredito que em Autovia, a ir da Guarda para Bilbao, em velocidade de cruzeiro (pelo menos até à casa dos 3 dígitos a começarem por 2), te mame valores dessa ordem. Aliás, é nesse tipo de uso (viagens longas e velocidades constantes) que a maioria das motos "grandes" acabam a fazer os melhores consumos.
A não ser que planeies fazer Guarda - Bilbao, mas por estradas tortuosas de serra (que aí sim, é legítimo e terás outras histórias para contar).
(15-06-2020 às 15:04)ASerrano Escreveu: Acredito que haja malta para fazer essa estirada numa R1 ou noutra R qualquer e pelo gozo da viagem nem duvido que seja a melhor opção mas como já não sou propriamente um rapaz novo e já conto com uns quantos parafusos nos joelhos e pernas procuro mesmo algo que me permita poupar o cabedal.
Por acaso esse rapaz em concreto, da R1, também já anda nos "enta".
Peças metálicas no corpo, há também já aqui uns quantos que as têm, mas claro, cada um sabe das suas "artroses".
(15-06-2020 às 15:04)ASerrano Escreveu: Ainda não tenho substituta em mente para a GSXR e esperava encontrar alguns testemunhos em primeira mão, confesso que a Versys 1000 me agrada embora nunca tenha experimentado nenhuma, mas na verdade ando curioso relativamente a um "barco" a FJR mas aí o companheiro Dmanteigas já disse que aquilo só serve para andar a direito!!! de modo que continuo com mais dúvidas que certezas.
A Versys 1000 é uma calça arregaçada, com um motor derivado da desportiva ZX-R. E com o "mesmo" motor, tens também a versão estradista, a Z1000SX ou a nova Ninja SX (que é a versão mais recente da Z SX)... que acabam a ser opções também elas muito competentes para o uso a que te propões. E lá está, no fim desta linha, a "turbinada" (e feia) H2 SX.
Quanto aos "barcos", aconselho-te a se puderes, fazeres um test-drive, e pode ser que te venhas a admirar da facilidade com que curvam, especialmente se forem curvas rápidas. O que parece (ou podes ouvir dizer), nem sempre é!
Outra mota que te pode permitir uma soltura interessante nessas maratonas de estrada, é também outra sport-tourer... caso não e importes de gastar perto de 20 mil paus... BMW R1250RS.