Sistema eléctrico (dúvidas e perguntas)
#21

(25-10-2017 às 13:22)nelsonajm Escreveu:  E o Rui esta-vos a dar um granda baile... Ao menos o pessoal fica de ego cheio....

Para ser sincero não!

Um gajo estuda e aprende, mas se não pratica ou passa pelas situações acaba por ficar enferrujado e depois tem dúvidas.
Era fixe voltar ir aos manuais ou apelar ao São Google e confirmar as minhas teorias, mas assim ajudo o pessoal a pensar, tiram-me as dívidas e em conjunto enriquecemos o fórum.
Tenho lá no santuario uma menina que tem esse problema.
A gaja não quer pegar.
Assim que, antes de ameaçar com o meu amigo Martelo, ando a medir tudo bem medido. Voltagens, impedâncias, continuidade, pilinhas e tudo mais que seja passível de se medir.
Para já o rectificador parece estar marado pois as medições não correspondem ao que diz o catrapazio.
Mas claro, entre os pólos das velas faz-se luz, bem visível e com boa frequência, pelo que a minha dívida se centraba em saber se, quando o CDI está defunto, se ainda faz as velas ter faísca!
Tudo isto está mais ou menos relacionado com as minhas dúvidas, mas espero que sirva para que o pessoal vá aprendendo e/ou ajudar em problemas futuros.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#22

Precisamente por saber o que andas a fazer... e aonde andas a mexer... que tentei colaborar no que pude. smile

E já te o disse... ela merece de todo essa atenção. blink

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#23

(25-10-2017 às 04:40)Caroço Escreveu:  
(24-10-2017 às 23:16)nelsonajm Escreveu:  Para isso tudo era preciso que as vossas motos tivessem alternador....

Digo eu...que não percebo nada disto...

nem mais...

???

http://parts.bmwmotorcycles.com/p/BMW_20...24422.html
Responder
#24

Eu aparentemente tenho o alternador/estator queimado na minha (se tudo correr bem até hoje)...acho que costuma ser boa política quando se troca o alternador/estator trocar também o rectificador (não sei se é ou não verdade, não me caiam em cima)...

Os testes que fiz ao rectificador foram de testar os díodos a ver se estava tudo operacional e de facto estava, depois testar a ver se estava a fazer o que devia, ligar a mota com os terminais do múltimetro nos da bateria e ver a tensão apresentada tanto a ligar (isto é mais para testar a bateria) que não deve nunca baixar dos ~9V, como no idle, como nas 5k rpm que na minha deve dar um valor à volta dos 14,5V e não estava (f******)...(este processo todo depois de já ter testado a bateria a ver se estava tudo bem)

Next e por exclusão de partes, estator/alternador em que comecei por medir a impedância entre os terminais, que na minha é algo como .2 (ao qual se deve tirar a impedância entre os próprios terminais do multimetro), estava .4 = .2 (terminais estator/alternador) - .2 (multimetro) em 2 situações, a terceira lixou tudo com valores marados.

Next 2, ligar a mota e testar a tensão entre os terminais do estator com ela ligada às 5k rpm e deve ter valores absurdamente altos de tensão (ainda não passou pelo rectificador que também corrige isto) e na minha mais uma vez os valores dos terminais não coincidiam entre eles...

Conclusão, estator/alternador queimado...

P.S: Todos os valores que apresento são com base no manual da MINHA mota, sendo que os mesmos devem variar bastante entre marcas e modelos...

Ah e aleado a isto tudo ela de vez em quando não pegava, mesmo com a bateria carregada que me lixou ainda mais a cabeça a tentar diagnosticar...era um terminal (nuns 20!!!!) que tinha corroído, de um dos sensores e portanto só funcionava quando lhe apetecia... LIVE AND LEARN
Responder
#25

(25-10-2017 às 14:38)xiko_dsg Escreveu:  Conclusão, estator/alternador queimado...

E que sorte a tua teres chegado a uma conclusão...  devil

É que se fosses medir este:

[Imagem: IMG_20170120_144950.jpg]

Verificavas que todos os valores estavam dentro dos intervalos recomendados... e no entanto... já só servia para estoirar com a junta da tampa das válvulas... blink

[Imagem: IMG_20170120_145155.jpg]

blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
Responder
#26

Sim realmente...mal por mal fico como estou...
Responder
#27

E lá, a Rum chateou-se contigo desta vez Xico. Esperemos que fique a rolar novamente hoje então.
Responder
#28

Não me digas que puseste a CBF a rolar para te desenrascar nestes dias...? smile
Responder
#29

(25-10-2017 às 16:10)quatropiscas Escreveu:  Não me digas que puseste a CBF a rolar para te desenrascar nestes dias...? smile

Estive quase quase quase...não estivesse ela sem banco, a precisar de um ajuste no descanso...ah e sem seguro lol

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#30

(25-10-2017 às 16:33)xiko_dsg Escreveu:  
(25-10-2017 às 16:10)quatropiscas Escreveu:  Não me digas que puseste a CBF a rolar para te desenrascar nestes dias...? smile

Estive quase quase quase...não estivesse ela sem banco, a precisar de um ajuste no descanso...ah e sem seguro  lol

Pronto!...  Finalmente o Xico lá concretizou o sonho duma vida inteira!...  Foi de Keeway!  devil

troll  lol  blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)