Quais Pneus??

(28-04-2016 às 17:50)inc_pt Escreveu:  Tenho Pirelli Angel GT do melhor em piso seco pelo menos, antes tinha PR4... pensa nesses tb

Esses são os que uso na Dorothy é estoy muito satisfeito.
Responder

Ora bem.... face à disponibilidade e dentro da oferta que me foi feita, a escolha recaiu num Bridgestone S20 Evo.
Pelo que já vi, em relação ao actual PR3, ganharei um pneu mais desportivo, com maior grip em seco e aquecimento mais rápido.... perderei na longevidade e na condução em molhado (que é coisa que ainda assim também não me preocupa de sobremaneira, visto que moto com chuva, só se for apanhado desprevenido).

Sábado já passo na "sapataria" para o montar.

Vamos a ver é se o "gajo" se vai entender com o PR3 que ainda vou manter na frente, por ainda estar em plena vida útil.... lol

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

rolleyes rolleyes O_O O_O what what rolleyes rolleyes
Responder

(12-05-2016 às 17:14)LoneRider Escreveu:  rolleyes rolleyes O_O O_O what what rolleyes rolleyes

Conta lá Lone??'!!! Já sei que querias que metesse Michelin tong .... mas não têm para montagem este sábado (ou melhor até me arranjavam um PR4 mas a preços bem menos simpáticos que os iniciais).... e só tenho disponibilidade para montar aos sábados (pneus entenda-se devil ) .... e como faltam 2 semanas para a RIM, para não ir "descalço", foi o melhor compromisso que se arranjou (entre Avons e BT016).

Entretanto o da frente daqui a uns tempos quando tiver que mudar, faço a parelha com o S20.... se ele ainda lá estiver, porque ao que parece, nas reviews que li é que... "desaparece num instantinho"! lol

Responder

A mim o único que me provoca urticária é o facto de serem pneus de marca diferente.
Disse o que disse porque tens Michelín à frente, porque eu prefiro de longe "a Ponte de pedra". lol
Responder

(12-05-2016 às 17:38)LoneRider Escreveu:  A mim o único que me provoca urticária é o facto de serem pneus de marca diferente.
Disse o que disse porque tens Michelín à frente, porque eu prefiro de longe "a Ponte de pedra". lol

Pensa assim.... irei diminuir em 50% a probabilidade de me estoirarem em andamento, ao prescindir de um Michelin! lol

É um facto que sempre que posso, tento "jogar" com pneus do mesmo modelo (caso dos PR3 R e F que tinha). Mas por exemplo, se passasse para o PR4 R, de qualquer forma iria também já ter uma unidade diferente do que está montado na frente (o composto e rasto dos PR3 e PR4 são também diferentes). E PR3 R não me conseguiam para este sábado (may bad, também já me deveria ter decidido antes).

Por outro lado, já não é a primeira vez que tenho pneus de marcas diferentes entre rodados. E até ver, não tive chatices...

Agora, ficando com um PR3 F e um S20 Evo R.... e sendo o PR3 um pneu mais bonacheirão que o S20, vamos lá ver se não terei a traseira a tentar passar à frente da dianteira???!!! lol

Responder

Mas eu nunca disse que não podias ter pneus diferentes.
O problema era ter pneus de marca diferente(o que pode ser de modelo diferente mas do mesmo construtor), como o que vais ter, por motivos de construção.
As carcassas são diferentes logo as sensações são diferentes logo podes aperceber-te de que a mota tem algo que não está bem. Essas sensações que minam a confiança na tua Mota e te fazem pensar que algo de mal está a acontecer, não são garante de que algo grave pode acontecer, mas parece que algo não encaixa bem.

Apesar de todos dizerem que tem compostos especiais e tal, a coisa não difere muito em termos de Borracha, já que eles vendem compostos uns aos outros. Aqui a grande diferença reside nas carcaças, seus materiais e métodos de produção das mesmas.

Isto aliado ao desempenho das suspensões das motas e ao teu estilo de condução pode levar a que prefiras está ou aquela marca.
Imagina agora que misturas uma marca de confiança com outra que vais experimentar....
Será que não te dá a sensação que algo de errado se passa!?
Responder

Compreendo esse teu ponto de vista, e até lhe posso reconhecer legitimidade.

Sempre ouvi dizer que o facto de se preferirem jogos de pneus dentro do mesmo modelo (e não tanto dentro da marca), segundo o "peixe" vendido pelos construtores, tinha que ver que um jogo é desenhado e concebido para funcionar em pares (mesmo tipo de composição, rasgos, perfil, etc.).
A velha história que ambos os pneus fazem o seu trabalho em conjunto, sendo que o frontal "varre", para o traseiro "traccionar". E que jamais se deverão misturar modelos diferentes, pois vamos quebrar esse (suposto) trabalho conjunto, prejudicando o comportamento e a estabilidade.

Ora isto é, como disse, a teoria difundida pelos fabricantes, cujo objectivo é vender... e se puderem vender dois em lugar de um, tanto melhor, certo?

Isto seria tudo muito coerente, se os timings de desgaste e mudança fossem os mesmos. Mas não são. Rapidamente já constámos que os pneus de moto, uma das coisas que afinal não trabalham assim tanto em conjunto, é na respectiva duração, tornado inviável a troca aos pares.
Logo, ou se trocam ambos quando o 1º necessita (e se desperdiça sempre borracha, que acaba por não ser usada), ou então, se muda sempre para o mesmo (ainda que a todo o momento um actual jogo esteja a evoluir para novos e mais recentes modelos).
Ou seja, a descontinuidade de determinado modelo, invalida também que a certo tempo, se possa trocar por algo semelhante, para "casar" com o que já se tem.

De qualquer modo, o desgaste desigual e deformação, mesmo em jogos do mesmo modelo, também podem trazer e acarretar perdas na condução. No fundo, até acho este motivo bem mais nefasto, que ter conjuntos de modelos e/ou marcas diferentes.

Como disse, sempre que possa, prezo montar um jogo do mesmo modelo, seja a tal teoria dos fabricantes mais ou menos verosímil e questionável. Pelos menos os dois anteriores jogos que tive nesta mota (PR e PR3) assim foi (consegui mudá-los a tempos idênticos). Mas por agora, não é possível, pois, ou desprezava o ainda usável pneu da frente mudando ambos... ou optava pela opção que fiz, de meter um novo só atrás (condicionado à marca/modelo pelos motivos descritos).

Vamos a ver como a moto se comporta.... se achar que foi um erro, o mais que posso ter de fazer é daqui a 2 ou 3 meses abrir novamente os cordões à bolsa para montar um S20 Evo F. smile

Responder

O de trás vão sempre primeiro, como é o eixo que tem a tracção... nos carros é o mesmo, o BMW gasta os pneus de trás duas vezes mais depressa que os da frente, mesmo sendo 235 atrás e 215 à frente.

A marreca gasta pneus a um ritmo demasiado rápido... não estou a gostar nada de como eles se estão a ir embora.... :/

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder

Boas;
Carlos_kb, sou um bocado céptico a essa configuração...
Não sou grande apreciador de Bridgestone, mas já andei a estudar o S20 que me parece uma boa proposta para uso civil numa desportiva, mesmo quando se quer fazer algumas asneiras. Por outro lado, o Michelin Pilot Road é um pneu demasiado turístico sem grandes qualidades a realçar quando se pretende exigir mais um bocado dele, acho-o apenas um pneu capaz quando não se pretende grande coisa dele.
A geometria destes dois pneus é bastante diferente, em utilização descontraída é capaz de funcionar, se pretendes "esticar a corda", podes sentir alguma perda de apuro dinâmico e um susto ou outro.

Nelsonajm, deixa de fazer arranques com a "marreca"!! cool
Responder

Utilizadores a ver este tópico: 10 Visitante(s)