Validade de Capacetes

Como se considera um capacete em bom estado?
Responder

Acreditas mesmo no que estás a dizer?

Com que argumentos dizes isso?

Um Capacete em bom estado é um capacete que nunca sofreu grandes impactos e com um uso moderado?

Um capacete que nunca foi usado durante 5 anos é como um iogurte, perde a validade ou será que o material de que ele é feito altera as sua propriedades!
Responder

Se eu o afirmo é porque tenho experiência no que te digo.

Leva em conta que se o capacete tem uma utilização normal é usado todos os dias.
Portanto ao fim de 15 anos está em condições de veneração na estante lá de casa. Mesmo que nunca tenha caido ou tido nenhum acidente.
Um capacete que ja foi usado, guardado durante 5 anos, estará nas mesmas condicoes, ou seja, a sua deterioração não para.
Onde se deteriora um capacete?
Os capacetes são alvo da erosão, tanto no exterior como no interior, pelo que numa utilização normal ao longo do tempo vão perdendo as qualidades iniciais.
Como ja rederi mais atras, o capacete é constituído pela calota que é dura e uma "calota" interior feita em esferovite que tem como objectivo dissipar a energia que a calota deixa passar. Esse pedaço de esferovite sofre con cada utilização, adapta-se ao tamanho da tua cabeça e molda-se a ela. Cada vez que o utilizas considera uma agressão, cada vez que o pões na cabeça é uma pressão mecânica que sofre. Cada vez que sofre pressão mecânica menos habilidade tem para dissipar essa energia que nos pode chegar no momento de um acidente. Se chega muita energia a nossa cabeça derivado de um impacto sofremos danos cerebrais.
Percebeste a dinâmica da coisa?

A recomendação de um fabricante para os 5 anos de uso não tem como objectivo uma politica comeecial, mas sim conscienciar o pessoal da ssua segurança.

Entre um low-cost novo e um premium com 15 anos eu prefiro o low cost.
Se bem que, por pouco tempo, pois os premium tem a garantia de uma melhor qualidade de uso. Masteria que ser novo.
Responder

Portanto, queres dizer que fim de 5 anos tanto está bom para o lixo um capacete que foi usado diariamente como um que nunca foi usado.
Tu próprio disseste que a Calota sofre em cada utilização, se ela não for utilizada, como é que sofre?!
Desculpa, mas não posso concordar.
Responder

Lê bem o que escrevo.
Eu não escrevi isso.
É obvio que um capacete novo, qenunca foi usado se mantem e condições de ser usado. E mesmos assim, depende de onde está guardado, se esta be condicionado e tal.
Agora, e tem atenção ao que escrevo, se o capacete é usado por um período de tempo e depois se deixa de usar, pelo simples facto de se deixar de usar o seu deterioro não para.
Porquê! ?
Porque continua a haver oxigénio, humidade, bacterias e fungos qe atacam inevitavelmente a estrutura e o erosionam!
Responder

thumbsup
Responder

15 anos é uma coisa 6 ou 7 outra bem diferente.. Um capacete com 3 anos de uso intensivo é provável, pra não dizer de certeza, que esteja pior que um com o dobro da idade mas que tenha sido pouco utilizado e bem conservado.. Pessoalmente aposta no meio termo.. Nem topo de gama durante 15 anos nem da loja do chinês todos os 5 anos.. Mas lá está, defendo liberdade de escolha..
Responder

(06-07-2015 às 10:27)Karlytus Escreveu:  Pessoalmente aposta no meio termo.. Nem topo de gama durante 15 anos nem da loja do chinês todos os 5 anos...

wtf

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

(06-07-2015 às 10:33)carlos-kb Escreveu:  
(06-07-2015 às 10:27)Karlytus Escreveu:  Pessoalmente aposta no meio termo.. Nem topo de gama durante 15 anos nem da loja do chinês todos os 5 anos...

wtf

Carlos esse vídeo é de qualidade duvidosa.
É certo que chama a atenção ao cuidado que se deve ter para escolher um capacete mas não se deve aplicar de forma literal.

Existem capacetes que são super economicos e que tem 5 estrelas no site da Sharp.
E é por aí que devemos ir.

Carlytus...
Por opção propria eu reformo o meu capacete de utilização diaria ao terceiro ano de vida por considerar que já fez bem o seu trabalho.
Normalmente o que faço é desmontar o interior, lava-lo e trata-lo com um spray antifungico para evitar o seu deterioro. Depois é guardado na sua caixa num local seco e arejado.

Ainda há bem pouco tempo fiz isso com o meu IS-Multi.
Responder

(06-07-2015 às 10:47)LoneRider Escreveu:  Carlos esse vídeo é de qualidade duvidosa.
É certo que chama a atenção ao cuidado que se deve ter para escolher um capacete mas não se deve aplicar de forma literal.

São testes caseiros, que valem o que valem, mas que ainda assim podem ser bem demonstrativos entre ter um capacete digno desse nome.... e um bocado de plástico na cabeça.
Não sei se sabes, mas as lojas do chinês também vendem capacetes.... Ainda há tempos estive a verificar alguns deles. E por 30 ou 40 euros, tem-se um integral (não homologado, pois nem sequer têm a certificação "E"). Mas também aparentam logo a má qualidade que têm, seja pelo aspecto, toque, interiores, acabmentos, detalhes de construção, etc....
Não quero imaginar na hora em que sejam chamados a desempenhar o papel para o qual são concebidos.

(06-07-2015 às 10:47)LoneRider Escreveu:  Existem capacetes que são super economicos e que tem 5 estrelas no site da Sharp.
E é por aí que devemos ir.

Não esqueças que os testes de impacto "Sharp" são todos feitos de igual modo, sob as mesmas condições "controladas" (eles têm o video demonstrativo no site). E nenhum acidente "real" ocorre da mesma forma programada e previsível. Daí que os mesmos podem ser indicativos e informativos, mas também não mais que isso. Antes isso.... que nada!
Curioso é algumas marcas conceituadas e caras terem classificações inferiores a marcas ou modelos mais budget.
Ainda assim, a "Safety Helmet Assessment and Rating Programme" é a única entidade "idónea" e "isenta" a realizar testes de impacto em capacetes moto e a divulgá-los de forma geral, acessível e pública.
Sei que o LNEC em tempos também testava capacetes.... não sei se ainda o faz.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

Utilizadores a ver este tópico: