(06-07-2015 às 10:47)LoneRider Escreveu: Carlos esse vídeo é de qualidade duvidosa.
É certo que chama a atenção ao cuidado que se deve ter para escolher um capacete mas não se deve aplicar de forma literal.
São testes caseiros, que valem o que valem, mas que ainda assim podem ser bem demonstrativos entre ter um capacete digno desse nome.... e um bocado de plástico na cabeça.
Não sei se sabes, mas as lojas do chinês também vendem capacetes.... Ainda há tempos estive a verificar alguns deles. E por 30 ou 40 euros, tem-se um integral (não homologado, pois nem sequer têm a certificação "E"). Mas também aparentam logo a má qualidade que têm, seja pelo aspecto, toque, interiores, acabmentos, detalhes de construção, etc....
Não quero imaginar na hora em que sejam chamados a desempenhar o papel para o qual são concebidos.
(06-07-2015 às 10:47)LoneRider Escreveu: Existem capacetes que são super economicos e que tem 5 estrelas no site da Sharp.
E é por aí que devemos ir.
Não esqueças que os testes de impacto "Sharp" são todos feitos de igual modo, sob as mesmas condições "controladas" (eles têm o video demonstrativo no site). E nenhum acidente "real" ocorre da mesma forma programada e previsível. Daí que os mesmos podem ser indicativos e informativos, mas também não mais que isso. Antes isso.... que nada!
Curioso é algumas marcas conceituadas e caras terem classificações inferiores a marcas ou modelos mais budget.
Ainda assim, a "Safety Helmet Assessment and Rating Programme" é a única entidade "idónea" e "isenta" a realizar testes de impacto em capacetes moto e a divulgá-los de forma geral, acessível e pública.
Sei que o LNEC em tempos também testava capacetes.... não sei se ainda o faz.