SUZUKI KATANA

A XJ6 estava para a FZ6 como a CBF600 estava para a Hornet.
Responder

(07-01-2019 às 12:22)dmanteigas Escreveu:  Um motor diferente como o CP2, bicilindrico, não foi radicalmente diferente do tetra da XJ6?

Diferente? Um twin crossplane? think

Para quem uns posts atrás aponta o dedo à utilização de motores antigos, o CP2 não passa de uma "reinterpretação"  do que a Yamaha já havia feito em meados da década de 90 (ou seja há quase década e meia), com a TRX e TDM 850. Volumetricamente até são muito idênticos, tendo cotas com cursos muito aproximados (diferindo mais no diâmetro, vicissitude da diferença de cilindrada).
Aliás o conceito do twin de cambota a 270º surgiu precisamente aí... e pensando bem, em teoria, o 850 até estava um pouco à frente do CP2, seguindo a filosofia "Genesis", com uma culassa de 10 válvulas (não obstante das consequências práticas negativas que isso teve, dando-lhes fama de "mamadoras de óleo").

(07-01-2019 às 12:22)dmanteigas Escreveu:  Uma mota com menos 20 e tal kg não é radicalmente diferente? 

Agora vai lá esmiuçar que se deve esse emagrecimento? Um motor mais simples e barato de produzir, muita poupança de material no geral e recurso a materiais mais espartanos, da MT07 em relação à XJ6.
Embora a MT07 possa naturalmente ganhar em prestações , na generalidade, a XJ6 é uma mota mais robusta e bem construída, em relação à MT.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

(07-01-2019 às 14:00)carlos-kb Escreveu:  
(07-01-2019 às 12:22)dmanteigas Escreveu:  Um motor diferente como o CP2, bicilindrico, não foi radicalmente diferente do tetra da XJ6?

Diferente? Um twin crossplane? think

bla bla bla bla

(07-01-2019 às 12:22)dmanteigas Escreveu:  Uma mota com menos 20 e tal kg não é radicalmente diferente? 

Agora vai lá esmiuçar que se deve esse emagrecimento? Um motor mais simples e barato de produzir, muita poupança de material no geral e recurso a materiais mais espartanos, da MT07 em relação à XJ6.
Embora a MT07 possa naturalmente ganhar em prestações , na generalidade, a XJ6 é uma mota mais robusta e bem construída, em relação à MT.

Perdeste-me na conversa técnica Mr. Motopédia  devil 

Na prática, nunca tendo experimentado a XJ6, creio que a MT-07 será uma mota mais agressiva, mais ágil e mais fácil de conduzir. Independentemente da questão de ser ou não inovação, acho que todos concordamos que a MT-07 é uma mota diferente da XJ6. Mesmo sendo do mesmo estilo, são sensações diferentes de condução e utilização. Só pelo facto de ser um bi vs um tetra já é uma diferença considerável na resposta e forma de condução de um e outro. 

Já disse lá atrás que não me sinto qualificado para avaliar qualidade de construção. Se tem parafusos de melhor qualidade, se tem materiais de qualidade, se a pintura risca ou estala... a minha avaliação das motas cinge-se a coisas muitos simples: acelera muito pouco, trava bem ou mal, conduz-se bem ou mal, etc. "Fit and Finish" é algo que não me diz rigorosamente nada. Não aprecio mais uma mota por ter uma pintura XPTO resistente aos riscos ou por ter ferros anti-ferrugem ou por não ter soldaduras à mostra... portanto não sei de todo dizer se a XJ6 tem melhor ou pior qualidade de construção, e aí faço fé no que vocês dizem. Também por isso é que disse que o cliente da XJ6 não é necessariamente o cliente da MT-07.

Voltando à nova Katana, será que é possível dizer o mesmo desta mota em relação ao que a Suzuki já produz com o mesmo motor? Ou seja, é possível comprar esta Katana e dizer que é substancialmente diferente das motas já equipadas previamente com este motor? Porque há algo que ninguém pode negar. A MT-07 levou as pessoas a comprarem a mota. Esta Katana... ainda estamos para ver. Mas sinceramente, duvido que tenha grande sucesso comercial (que em ultima instância é o que diferencia uma boa mota de uma má mota).

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder

Gosto bastante do CP2.
Acho-o bastante "adequado" de se utilizar.
Consegue ser simpático o suficiente para motociclistas menos experientes.
E consegue ser divertido o suficiente para que mais experientes não se fartem dele em pouco tempo.

O motor da XJ6 era uma versão decafeínada de outro motor. O da FZ6.
O motor da FZ6 já por si era uma versão asmática dum outro. O da R6 de '03.
O motor desta R6 (e outras)... também nunca foi propriamente popular pelos baixos e médios regimes!

Tive uma FZ6. E o que menos saudades me deixou foi precisamente o motor.
As especificações no papel eram interessantes. Mas implicava sistematicamente mante-la no último  1/3 do conta-rotações para que isso se sentisse.
Tenho dúvidas que uma versão descafeinada desse motor me trouxesse recordações diferentes.

O quadro da XJ6 é uma redução de custos face ao da FZ6.
O quadro da FZ6 era excelente. E no que diz respeito a construção e tecnologias este está mais próximo ao da actual MT-09.
Ironicamente, o denominador comum de XJ6, FZ6 e MT-07 é que todas elas têm suspensões de bosta.

Concordo que o cliente da XJ6 não é necessariamente o cliente da MT-07.
O que não significa que a MT-07 não seja um produto desenvolvido para satisfazer o cliente da XJ6.
Responder

(07-01-2019 às 14:20)dmanteigas Escreveu:  Perdeste-me na conversa técnica Mr. Motopédia  devil 

Mantequillas... então deixa-me cá ajudar-te a ficares com a mente mais "oleada". tong

Para quem dizia...
«É um motor antigo numa mota que levou um re-style. Não me deixa particularmente entusiasmado.»

e logo a seguir diz...
«Um motor diferente como o CP2, bicilindrico»

... apenas te quis mostrar que o CP2 não é assim tão moderno... nem assim tão diferente. Porque efectivamente o primeiro bicilíndrico paralelo crossplane da Yamaha foi o motor de 850cc que montou nas TRX e TDM 950 de meados de 90.
O CP2 não trouxe assim nada de tão novo e tão distinto... que curiosamente até já havia num motor "antigo", com duas décadas de diferença e dentro da mesma marca.

Como é? Já conseguiste dar o "click" na tua cabeça? devil

(07-01-2019 às 14:20)dmanteigas Escreveu:  "Fit and Finish" é algo que não me diz rigorosamente nada.

"Fit and Finish"... é meramente cosmética!
Qualidade de construção / materialidade, é outra.

Por norma uma mota bem construída e que recorra a bons materiais, é normal que o nível do acabamento final acompanhe... mas não é imperativo.

Como podes até ter uma mota de mecânica robusta, bem construída, mas com um nível de acabamentos e pinturas de merda (exemplo, as BMW de há uns anos atrás).

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

(07-01-2019 às 13:14)dfelix Escreveu:  A XJ6 estava para a FZ6 como a CBF600 estava para a Hornet.

Utilizando esta linha de analogia, penso que a CBF600 está mais para a Tracer 900!

Andando assim em modo mais rapidinho, ambas são um 'pudim' ou 'gelatina'.

devil

Responder

(07-01-2019 às 14:20)dmanteigas Escreveu:  A MT-07 levou as pessoas a comprarem a mota.

Penso que maioritariamente 'os papás das pessoas'.

(07-01-2019 às 14:20)dmanteigas Escreveu:   Esta Katana... ainda estamos para ver.

Pois... esta já é a mota para os papás! Que gastaram a guita toda a comprar as mt07 para os jovens e ficam a sonhar com ela.

Responder

Eu gosto esteticamente da Katana.
Se tivesse uma óptica que não fosse quadrada, simplesmente não seria Katana.
Esteticamente casa muito mais com os produtos típicos da Suzette que as primeiras GSXS.
Responder

Carlos, percebi perfeitamente o que quiseste dizer!

Mas apesar de tudo, o CP2 não é exatamente o mesmo motor de há 20 anos atrás: mesma cc, mesma potência, mesmo comportamento... creio que concordas que em nada para além da configuração poderás comparar o CP2 atual com essas versões de há 20 anos atrás, certo? Já este... é o mesmo motor de há mais de 10 anos atrás. Não quer dizer que isso seja mau. Mas o meu ponto desde o inicio é que entre uma XJ6 e uma MT-07 há diferenças para lá da estética. Entre esta e uma GSXS-1000... há uma estética diferente.

Atenção que eu não estou de todo a criticar o uso do K5 nesta Katana. Provavelmente até pode ser o motor que a Suzuki achou mais adequado. Mas com todo o "hype" que se gerou em torno da mota e a quase ausência de inovação da Suzuki nos últimos anos, creio que a expectativa era que viesse algo completamente novo, que cativasse os clientes pelo menos a experimentar. Assim... é o mesmo que a Yamaha agora fazer um grande "buzz" com o regresso da Fazer e depois aparecer equipada com um CP3 que já usa há alguns anos e a mesma estética da Fazer um bocado modernizada (atenção que é só um exemplo, não estou a comparar a "história" da Fazer com a Katana).

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder

(07-01-2019 às 16:12)vindaloo Escreveu:  Utilizando esta linha de analogia, penso que a CBF600 está mais para a Tracer 900!

Andando assim em modo mais rapidinho, ambas são um 'pudim' ou 'gelatina'.

Percebo o teu ponto de vista.
Só que "modo mais rapidinho" e CBF600 na mesma frase não combinam.

A CBF600 e consequentemente a XJ6 (que pretendia roubar-lhe a clientela de para quem os 100cv "era demais") atacava um mercado mais... geriátrico!

[Imagem: tenor.gif]

Se por alguma razão esses idosos foram impedidos de entrar no lar e consequentemente despacharam esse épico da robustez e boa construção...  e os netos as herdaram, ou alguém com falta de guito as encontrou como excelente negócio, foi certamente ironia do destino.

Achei a tua comparação à gelatina muito interessante. E criou-me aqui uma dúvida existencial:
Qual será o comportamento dum doente com Parkinson aos comandos duma Tracer 900?
Será que agrava os sintomas? Ou será que se anulam?

(07-01-2019 às 16:48)dmanteigas Escreveu:  Atenção que eu não estou de todo a criticar o uso do K5 nesta Katana. Provavelmente até pode ser o motor que a Suzuki achou mais adequado.

Provavelmente é o melhor motor que a Suzuki produziu nos últimos 15 anos...
Verdade seja dita... também não produziu muitos.

(07-01-2019 às 16:48)dmanteigas Escreveu:  Mas com todo o "hype" que se gerou em torno da mota e a quase ausência de inovação da Suzuki nos últimos anos, creio que a expectativa era que viesse algo completamente novo, que cativasse os clientes pelo menos a experimentar.

É capaz de ser mais fácil explicares exactamente o que esperavas de encontrar de "inovador" nela...

É que pelo que tenho visto, ela vem equipada com todo o bullshit inovador do momento.
Ecrãzinhos LCD e electronicazinhas que permitem mapazinhos, tracçõezinhas de controlezinho, Á-Bê-éSsezinhos que funcionam a direito, em curva e deitados.

//EDITADO:
Ahhh.. espera! Já percebi...

Agora de repente está toda a gente a lançar motos com VVT ou a anunciar introdução em breve... e esta não tem!  cry

Entretanto fui ao site confirmar... e também não tem leitor de mp3. Nem mãos-livres  cry

(07-01-2019 às 16:48)dmanteigas Escreveu:  ... é o mesmo que a Yamaha agora fazer um grande "buzz" com o regresso da Fazer e depois aparecer equipada com um CP3 que já usa há alguns anos e a mesma estética da Fazer um bocado modernizada ...

Ou seja... uma Tracer 900?
Responder

Utilizadores a ver este tópico: 5 Visitante(s)