O regresso da Hornet? -
carlos-kb - 26-11-2021
Numa EICMA'21 desfalcada de algumas marcas importantes como sejam a BMW ou a Ducati, e tendo muitos dos modelos de 2022 já sido desvendados ao longo do ano, as poucas novidades de realce também acabam a ter só "meio sabor".
Prosseguindo na senda de ressuscitar nomes sonantes de um passado recente, e depois do regresso da Africa-Twin ou dos rumores do regresso de uma (hipotética nova) Transalp, a Honda em Milão, deita cá para forma um teaser a premonizar o regresso do "vespão".
https://youtu.be/WWbvdtaYNQE Duvidando mesmo muito que venha a ser uma "pedrada no charco", como o foi há quase década e meia, o que será que a "frangaria" trará num eventual regresso da Hornet, quando já temos no mercado coisas como SFV4 ou SD 1290?
RE: O regresso da Hornet? -
dfelix - 26-11-2021
Seria interessante uma proposta da Honda para o segmento das SFV4 e SD1290 desta vida.
E não vejo dificuldades em criaram algo baseado na actual fireblade.
Mas o mais certo será uma CB650R com outra roupagem.
RE: O regresso da Hornet? -
carlos-kb - 26-11-2021
(26-11-2021 às 16:03)dfelix Escreveu: Seria interessante uma proposta da Honda para o segmento das SFV4 e SD1290 desta vida.
E não vejo dificuldades em criaram algo baseado na actual fireblade.
Fizeste-me lembrar agora o exercício de estilo "photoshopístico" da parte da KarDesigns Concept, de que já se falou aí num outro
tópico.
Agora resta ver como isso pode encaixar na política de motas "fofinhas" e user friendly?
(26-11-2021 às 16:03)dfelix Escreveu: Mas o mais certo será uma CB650R com outra roupagem.
A montanha a parir um rato, não seria de todo, algo de novo, vindo da "frangaria".
Até porque repara...
Mas não esqueças que também nos 90, a seguir à 600, veio a Hornet 900, com o motor da FireBlade.
RE: O regresso da Hornet? -
Mr.Ricky - 26-11-2021
(26-11-2021 às 16:03)dfelix Escreveu: Mas o mais certo será uma CB650R com outra roupagem.
Pensei exactamente o mesmo, uma Hornet 650 com 95 cvs.... é o mais certo!
RE: O regresso da Hornet? -
el_Bosco - 26-11-2021
(26-11-2021 às 16:34)Mr.Ricky Escreveu: (26-11-2021 às 16:03)dfelix Escreveu: Mas o mais certo será uma CB650R com outra roupagem.
Pensei exactamente o mesmo, uma Hornet 650 com 95 cvs.... é o mais certo!
Sinceramente, duvido porque nao faz qualquer sentido em termos de segmento. E substituir a cb tbm é ainda cedo.
RE: O regresso da Hornet? -
pedromt07 - 26-11-2021
(26-11-2021 às 16:34)Mr.Ricky Escreveu: (26-11-2021 às 16:03)dfelix Escreveu: Mas o mais certo será uma CB650R com outra roupagem.
Pensei exactamente o mesmo, uma Hornet 650 com 95 cvs.... é o mais certo!
Fala-se de aumentar a CC para 700-800.
Dado que para a transalp o motor será algo tipo 750 Bi, até poderá ser algo a utilizar na "hornet".
RE: O regresso da Hornet? -
pareias - 27-11-2021
Não compreendo porque é que a Honda ainda não fez uma versão apimentada do 2 cilindros da Africa-Twin. Os números, mesmo em binário (e às RPM que é máximo), são extremamente modestos.
Enviem o motor para uma das muitas consultoras britânicas e alemãs e sai de lá um "KTM".
Para mim é a configuração ideal para uma Hornet apimentada, que pela falta de protecção irá andar em cidade ou entre cidades e para a qual o binário e a disponibildade em médio regime são mais importantes do que a potência em altas RPM.
Mesmo os triple da Triumph gostam de ser espicaçados para andarem. Um 2-em-linha é muito mais agradável nestes trajectos.
RE: O regresso da Hornet? -
carlos-kb - 27-11-2021
Curiosamente, no site da Honda, já é possível inscrição para "interessados" (ou lá o que se possa chamar), para a 2022 Hornet Concept.
https://www.honda.pt/motorcycles/range/coming-soon/register-interest/secure/register-interest.html (26-11-2021 às 16:34)Mr.Ricky Escreveu: Pensei exactamente o mesmo, uma Hornet 650 com 95 cvs.... é o mais certo!
O que permitirá depois ter uma derivação A2, para 35 kw, sem colidir com a norma legal, caso esta ainda se mantenha (*).
(*) Ainda que já tenha ouvido dizer que a norma sobre as versões limitadas não poderem derivar de versão com mais do dobro da potência, tinha sido revogada com a Euro5 --> a confirmar.
(26-11-2021 às 18:20)el_Bosco Escreveu: E substituir a cb tbm é ainda cedo.
Até porque no caso da CB650R "neo café coiso" conviveu ainda uns tempos com a variante CB650F, em catálogo.
Não estranharia por isso, que a R se mantivesse num posicionamento mais neo-retro, surgindo uma variante mais street-fighter (que no fundo, foi isso que as Hornet foram no seu tempo)
(26-11-2021 às 21:17)pedromt07 Escreveu: Dado que para a transalp o motor será algo tipo 750 Bi, até poderá ser algo a utilizar na "hornet".
A nova Transalp abandonará a configuração V-twin e segundo rumores, é quase certo que venha a ser baseado no 750 da NC.
(27-11-2021 às 12:36)pareias Escreveu: Não compreendo porque é que a Honda ainda não fez uma versão apimentada do 2 cilindros da Africa-Twin. Os números, mesmo em binário (e às RPM que é máximo), são extremamente modestos.
Enviem o motor para uma das muitas consultoras britânicas e alemãs e sai de lá um "KTM".
E depois como seria com os convictos do "Honda é Honda"? Um dos motivos para que os motores Honda primem pela (alegada) fiabilidade, é não serem muito "espicaçados". Num motor menos espremido, a probabilidade dessa (suposta) fiabilidade ser comprometida, será certamente menor. Depois é só o marketing da marca mascarar essa característica, e designando-a por "user friendly" ou "total control".
(27-11-2021 às 12:36)pareias Escreveu: Para mim é a configuração ideal para uma Hornet apimentada, que pela falta de protecção irá andar em cidade ou entre cidades e para a qual o binário e a disponibildade em médio regime são mais importantes do que a potência em altas RPM.
Mesmo os triple da Triumph gostam de ser espicaçados para andarem. Um 2-em-linha é muito mais agradável nestes trajectos.
Mas depois terias os puristas a reivindicarem os 4 canecos, que todas as Hornet tiveram, desde a pequena 250 à 900 (isto claro, se esquecermos as variantes brasucadas que por lá existiram e ainda existem).
RE: O regresso da Hornet? -
MotardFeio - 29-11-2021
Venha com um 2 em linha "simulador de V2" e 95cv, mas por favor com estética em bom, que as últimas eram uma cambada de Power Rangers da treta...
Se aparecesse uma igual à minha azulinha de 2002 mas com suspensões, travões e electrónica aprimorada, era "ouro sobre azul"!!!
RE: O regresso da Hornet? -
Liquid_Fire - 29-11-2021
o legado hornet é tetra, duvido que ponham um 2 em linha, seria afastar metade dos potenciais compradores fans da velha geração, a hipotese do motor 650 é quase certa.