RE: Quais Pneus?? -
jpsimoes - 26-09-2016
@Cloud
Não coloco em causa as tuas habilidades, se chegas ao limite desses pneus óptimo. O que quero dizer é mais ou menos o que o Lone te está a explicar. O pneu desportivo, tem características que o tornam mais eficiente em situações que com a tua mota não as atinges.
São pneus mais resistentes á torção, têm borracha mais suave e um formato mais triangular para privilegiar as acelerações nas saídas de curva. Claro que tu também podes ter mais vontade e saires com tudo da curva, mas são 15 cv não 150 cv. Percebes? Na minha opinião as linhas city são os recomendados.
RE: Quais Pneus?? - Rod - 26-09-2016
Ou então:
Para depois os deixares assim:
LoneRider - 26-09-2016
(26-09-2016 às 12:17)jpsimoes Escreveu: @Cloud
Não coloco em causa as tuas habilidades, se chegas ao limite desses pneus óptimo. O que quero dizer é mais ou menos o que o Lone te está a explicar. O pneu desportivo, tem características que o tornam mais eficiente em situações que com a tua mota não as atinges.
São pneus mais resistentes á torção, têm borracha mais suave e um formato mais triangular para privilegiar as acelerações nas saídas de curva. Claro que tu também podes ter mais vontade e saires com tudo da curva, mas são 15 cv não 150 cv. Percebes? Na minha opinião as linhas city são os recomendados.
Ao contrario Simoes!
A Carcassa é mais suave/flexivel para permitir maior deformaçao, que assim haver mais borracha em contacto com o solo. A Borracha é bué dura para suportar as altas temperaturas de funcionamento, caso contrario desfazia-se em pedaços, podendo inclusive reventar o pneu.
jpsimoes - 26-09-2016
Fiquei baralhado...
Mas a estrutura de um pneu HyperSport não é reforçada para se manter integra quando sofre mais força? O objectivo principal é manter a maior zona de contacto possível, mas julgava ser através do formato do pneu e não de daformação. Mas aceito claro a ideia, até fará sentido...
De qualquer modo mantenho, o que eu acho é que isto é uma não questão para uma 125 com 15 cv! E podem mostrar-me os pneus que quiserem e as teorias que existirem... 15 cv é a potência de uma scooter, menos 7 cv que os 22 cv da DTR, acho que um pneu de gama "CITY" serve e vai para além dos limites da mota...
RE: Quais Pneus?? - Cloud - 26-09-2016
(26-09-2016 às 12:17)jpsimoes Escreveu: @Cloud
Mas o que tu dizes, sendo uma pessoal normal, eu compreendo perfeitamente. Aliás, eu nem sei de onde veio a conversa dos pneus serem desportivos ou não. Eu apenas disse que ia precisar de pneus, pelos fóruns estrangeiros, mesmo nos dedicados em exclusivo à R125, a opinião geral é que os diablo rosso II são os melhores, e perguntei a opinião do pessoal quanto a estes e a outros pneus, ou se tinham sugestões. Tu e mais alguns deram sugestões, que eu agradeço, o lone veio com as tiradas dele dizer que eu não sabia de nada e que um pneu não aquece mais rápido que outro, o que não tem lógica nenhuma, mas também não conseguiu deixar uma sugestão de qual pneu escolher.
Além do link que eu já postei aí atrás, tem aqui o que eu me guio mais:
http://r125forum.com/threads/the-definitive-tyres-faq-read-here-before-posting-a-tyre-question.7035/ Isto é num fórum dedicado em exclusivo a essa moto. Começa por dizer que os pneus de origem michelin são uma treta (o que eu concordo) que são demasiado duros e que demoram muito a aquecer por isso mesmo (o que eu também concordo, parece-me ser essa a minha experiência) e ainda que são péssimos na chuva (volto a concordar, parecem patins na chuva). Dizem que os mais populares pelos membros do forum são os sport demon e os BT45, em que a diferença é que os BT45 estão mais aptos a toda a meteorologia. Lá, no uk, os diablo rosso II só havia em 140/70/R17 (o padrão para a moto são 130) mas isso era em 2013, hoje em dia já os há na medida certa e parece que o pessoal andava a metê-los em 2015, altura pela qual o fórum parece ter morrido.
Dito isto, parece-me que os utilizadores das R125 estão mais virados para os Pirelli sport demon ou diablo rosso II. Vocês no geral dizem-me que estes não são os mais indicados por demorarem a aquecer (que é exactamente o contrário do que está dito nesse link). Percebes a minha dúvida?
EDIT: Não te esqueças que apesar de falarmos no diablo rosso II, estamos a falar de um 130/70/R17 na mesma. Presumo que haja alguma adaptação para este tamanho de roda.
vindaloo - 26-09-2016
Os sport demon tive numa dt50, e detestei. Não só achava pouco ágeis como enfim, ora falhava de frente ou de traseira era a dúvida que se punha a cada curva.
Eu tenho mau feitio, mas sabes o que eu fazia? Tens umas rodinhas tão boas para enfiar pneus das 70cc de chuva...
Semi usados a 20 ou 30€, duram-te mais 5 ou 6mil km e duvido que encontres melhor pneu.
Ratatata
carlos-kb - 26-09-2016
(26-09-2016 às 15:34)Cloud Escreveu: Não te esqueças que apesar de falarmos no diablo rosso II, estamos a falar de um 130/70/R17 na mesma. Presumo que haja alguma adaptação para este tamanho de roda.
Desculpem a minha ignorância.... mas já existem pneus de telas radiais para estas medidas? É que 130/ZR17 é a medida de um pneu traseiro para uma CB500 (apesar de ter um perfil 80). E lembro-me que só havia no mercado pneus de telas diagonais.
E o velhinho BT045 era rei dos pneus de telas diagonais!
Numa moto com as prestações modestas de uma 125, não vejo qual o benefício em usar pneus de telas radiais (se é que eles existem).
Fz1000 - 26-09-2016
O problema dos rosso na minha opinião não é demorar a aquecer, porque isso é treta e está comprovado pelas várias reviews que podes lêr por aí.
No entanto concordo que faltam cavalos na tua mota para evitar uma coisa que esse tipo de pneu faz, que é perder calor mais rápido.
Até mesmo numa mota de cilindrada superior, se formos andar num ritmo normal, poderão ser pneus perigosos.
Já olhaste para os pirelli angel?
Em diversos sites, pneus turismo, estão à frente até dos bem conceituados pr4.
OFFICER - 26-09-2016
(26-09-2016 às 15:49)carlos-kb Escreveu: (26-09-2016 às 15:34)Cloud Escreveu: Não te esqueças que apesar de falarmos no diablo rosso II, estamos a falar de um 130/70/R17 na mesma. Presumo que haja alguma adaptação para este tamanho de roda.
Desculpem a minha ignorância.... mas já existem pneus de telas radiais para estas medidas? É que 130/ZR17 é a medida de um pneu traseiro para uma CB500 (apesar de ter um perfil 80). E lembro-me que só havia no mercado pneus de telas diagonais.
E o velhinho BT045 era rei dos pneus de telas diagonais!
Numa moto com as prestações modestas de uma 125, não vejo qual o benefício em usar pneus de telas radiais (se é que eles existem).
Sim, existem poucos mas existem!
Tens os Michelin Pilot Street e os Pirelli Diablo Rosso II, isto para a traseira. Depois existem mais uns quantos mas são para as rodas dianteiras com essa medida.
Eu acho que numa 125 não compensa o investimento em pneus radiais, quando existem ainda bons pneus diagonais com bons compostos.
Mesmo na GS500 que leva as mesmas medidas, não penso sequer em meter uns pilot street ou diablo rosso, que são ambos pneus muito caros para o propósito da mota.
RE: Quais Pneus?? - Cloud - 26-09-2016
Eu conheço bem os angel, fazem parte da tal linha city que o jpsimões fala, só acho curioso nenhum dos fóruns de R125 falarem desses.
Olha mais uma tirada, agora em relação aos sport demon (que continuam a ser os mais recomendados por aí fora)
Did 10,500 miles on the michellin pilots. My chicken strips we're 1 1/2" roughly, bike kept wobbling any lower. Just couldn't do it.
10 miles on brand new pirellis, 1/2" chicken strips taking back from fitting.
That's the difference in those tyres. O que ele fala nos michellin é exactamente o que eu sinto, depois dos tais quase 4cm a moto é toda 'wobbly' e recusa-se a deitar mais. E isto que este diz é o que mais se vê por aí foram, que os demon aquecem rápido, agarram muito melhor que os michellin que ela traz de origem e até são razoáveis na chuva, só sendo superados pelos tais BT45, que sacrificam o formato redondo por um mais 'flat' que não permite tanto angulo de inclinação em seco, mas agarra muito melhor no molhado. Só me virei mais para os rosso por ser o que o pessoal andava a meter há uns anos, preferindo subir a medida para 140, diminuindo até a superfície de contacto (meter 140 numa roda de 130 simplesmente vai apertar mais o pneu na jante, diminuindo a superfície de contacto) só para poder meter esses pneus. Presumi que se preferem arriscar a meter uma medida diferente só para poder andar com esses pneus, agora que já há a medida certa para a moto seriam certamente os melhores. No entanto, continuo a ver muitas recomendações ao sport demon. O vindaloo diz que não gosta deles, e depois de ter andado atrás dele pela noite dentro pela Pampilhosa da Serra não duvido absolutamente nada dos dotes dele, mas será que simplesmente não seriam os pneus adequados para a dt50?
@kb: Não faço ideia do que falas, não percebo puto disso, sei que no site da Pirelli eles estão lá com essas medidas. Sei que os Demon vinham de origem até com a R125 nos modelos de 2008 que depois mudaram para os michellin por serem mais baratos e durarem mais.