Motonliners
Chateia-me.... com certeza que me chateia! - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Imagem do motociclista (https://motonliners.pt/forum-imagem-do-motociclista)
+--- Tópico: Chateia-me.... com certeza que me chateia! (/topico-chateia-me-com-certeza-que-me-chateia)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47

RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - Fz1000 - 07-06-2017

(07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu:  Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via,  nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.

Duuude...

Se em ambas as vias no mesmo sentido fores o mais perto possivel da berma ou passeio, como é que não tens espaço na zona central?

RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - michelfpinto - 07-06-2017

A culpa disto tudo é da inércia! devil lol

RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - vindaloo - 07-06-2017

(07-06-2017 às 13:07)Fz1000 Escreveu:  
(07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu:  Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via,  nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.

Duuude...

Se em ambas as vias no mesmo sentido fores o mais perto possivel da berma ou passeio, como é que não tens espaço na zona central?

Tens exactamente o mesmo se fossem encostados a esquerda da via, ou ao centro....

O espaco que precisas para passar e entre o espelho direito do carro da esquerda, e o espelho esquerdo do carro da direita...

Desde que se uniformize, que importa em que lado da faixa vao?

E genericamente mais simples conduzir ao meio (transito)

RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - pedromt07 - 07-06-2017

(07-06-2017 às 13:26)vindaloo Escreveu:  

Duuude...

Tens exactamente o mesmo se fossem encostados a esquerda da via, ou ao centro....

O espaco que precisas para passar e entre o espelho direito do carro da esquerda, e o espelho esquerdo do carro da direita...

Desde que se uniformize, que importa em que lado da faixa vao?

E genericamente mais simples conduzir ao meio (transito)
Se ambos forem encostados ao centro tens menos espaço do que se forem ambos encostado ao passeio. no segundo caso tens o dobro do espaço do que o primeiro.

RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - OFFICER - 07-06-2017

Duuude...

Porque um vai encostado à linha longitudinal e o outro vai encostado à linha de separação de vias. Sobra o mesmo espaço à esquerda em ambas.

(07-06-2017 às 13:38)OFFICER Escreveu:  

Duuude...

Porque um vai encostado à linha longitudinal e o outro vai encostado à linha de separação de vias. Sobra o mesmo espaço à esquerda em ambas.

Que confusão que vai para aqui.

A lei é bastante especifica para evitar que cada um encoste ao que prefere.

Visto que não estás a perceber, vou-te fazer um desenho.

[Imagem: OcQNqHR.png]

É assim que se circula correctamente. Portanto o espaço que sobra, repito, é sempre o mesmo à esquerda.

Para avivar memórias:

Artigo 13.º
Posição de marcha

1 - A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.
3 - Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades

1 - (Revogado.)
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar.

Uma foto de todos encostados à direita (apesar disto parecer ser uma AE)

[Imagem: k4gvc0ot3tciwllyjhi4ij1pky2.jpg]

RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - carlos-kb - 07-06-2017

Mas então a lei é para todos quantos conduzam na estrada!!!!

Porque carga de água só os automóveis têm de se encostar à direita para circular? As motos terão então de fazer exactamente o mesmo!!!  devil

Esta discussão no fundo resume-se ao "ah e tal... eles deveriam cumprir, para nós, motociclistas, podermos não cumprir!".

Sim, porque o "passar entre veículos" (*), para as motos, e por cá, (ainda) não é legal. O facilitar ou tolerar esta manobra (seja da parte dos demais condutores ou das autoridades), não torna este procedimento como estando dentro da lei.

Sim... apesar de estar a fazer figura de "advogado do diabo", eu de moto, também não cumpro a regra do circular o mais à direita possível e "passo entre veículos" sempre que posso. Mas não venho dizer que os outros é que deverão encostar-se à direita para eu poder passar (ou seja, não cumprir).

(*) escrito ao abrigo do acordo ortográfico Carocês... ou seja sem "ings" e demais inglesismos.

Continuas a não conseguir interpretar o que tá escrito Officer.

Que parte de mais próximo da berma é que está a ser dificil de perceber?

Em vias de 2 sentidos o que tu desenhaste é uma circulação incorrecta, quem vai na via da esquerda está o mais longe possivel da berma, logo em infracção.

Quando abres para uma ambulância fazes como?

Para o centro e a ambulancia vai pela berma ou passam todos a cumprir o código nessa altura e abrem o meio?

Tu é que estás a fazer confusão jovem. Mas eu faço mais um desenho:

Artigo 13.º
Posição de marcha
1 - A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.

Estás a ver a diferença que uma virgula faz? Só te interessa até essa virgula.

Portanto, mais uma vez, mesmo estando na via da esquerda, vais encostado à direita, no caso de 2 vias no mesmo sentido, capiche?

E mais uma vez, uma ambulância é um veiculo de emergência, abres para qualquer lado, desde que dê para passar, nesse caso por norma até imobilizas o veiculo.

Oh pneves33, vem cá dar umas aulas que eu desisto.  dead