RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! -
Fz1000 - 07-06-2017
(07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu: Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via, nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.
Duuude...
Se em ambas as vias no mesmo sentido fores o mais perto possivel da berma ou passeio, como é que não tens espaço na zona central?
michelfpinto - 07-06-2017
A culpa disto tudo é da inércia!
vindaloo - 07-06-2017
(07-06-2017 às 13:07)Fz1000 Escreveu: (07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu: Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via, nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.
Duuude...
Se em ambas as vias no mesmo sentido fores o mais perto possivel da berma ou passeio, como é que não tens espaço na zona central?
Tens exactamente o mesmo se fossem encostados a esquerda da via, ou ao centro....
O espaco que precisas para passar e entre o espelho direito do carro da esquerda, e o espelho esquerdo do carro da direita...
Desde que se uniformize, que importa em que lado da faixa vao?
E genericamente mais simples conduzir ao meio (transito)
pedromt07 - 07-06-2017
(07-06-2017 às 13:26)vindaloo Escreveu: (07-06-2017 às 13:07)Fz1000 Escreveu: (07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu: Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via, nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.
Duuude...
Tens exactamente o mesmo se fossem encostados a esquerda da via, ou ao centro....
O espaco que precisas para passar e entre o espelho direito do carro da esquerda, e o espelho esquerdo do carro da direita...
Desde que se uniformize, que importa em que lado da faixa vao?
E genericamente mais simples conduzir ao meio (transito)
Se ambos forem encostados ao centro tens menos espaço do que se forem ambos encostado ao passeio. no segundo caso tens o dobro do espaço do que o primeiro.
OFFICER - 07-06-2017
(07-06-2017 às 13:07)Fz1000 Escreveu: (07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu: Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via, nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.
Duuude...
Porque um vai encostado à linha longitudinal e o outro vai encostado à linha de separação de vias. Sobra o mesmo espaço à esquerda em ambas.
Fz1000 - 07-06-2017
(07-06-2017 às 13:38)OFFICER Escreveu: (07-06-2017 às 13:07)Fz1000 Escreveu: (07-06-2017 às 12:22)OFFICER Escreveu: Depende, se tiveres duas vias e ambos forem correctamente encostados à direita, cada um na sua via, nunca tens grande espaço a meio, terás o mesmo espaço a meio que tens à esquerda.
Duuude...
Porque um vai encostado à linha longitudinal e o outro vai encostado à linha de separação de vias. Sobra o mesmo espaço à esquerda em ambas.
Que confusão que vai para aqui.
A lei é bastante especifica para evitar que cada um encoste ao que prefere.
OFFICER - 07-06-2017
Visto que não estás a perceber, vou-te fazer um desenho.
É assim que se circula correctamente. Portanto o espaço que sobra, repito, é sempre o mesmo à esquerda.
Para avivar memórias:
Artigo 13.º
Posição de marcha 1 - A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.
3 - Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades 1 - (Revogado.)
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar.
Uma foto de todos encostados à direita (apesar disto parecer ser uma AE)
carlos-kb - 07-06-2017
Mas então a lei é para todos quantos conduzam na estrada!!!!
Porque carga de água só os automóveis têm de se encostar à direita para circular? As motos terão então de fazer exactamente o mesmo!!!
Esta discussão no fundo resume-se ao "ah e tal... eles deveriam cumprir, para nós, motociclistas, podermos não cumprir!".
Sim, porque o "passar entre veículos" (*), para as motos, e por cá, (ainda) não é legal. O facilitar ou tolerar esta manobra (seja da parte dos demais condutores ou das autoridades), não torna este procedimento como estando dentro da lei.
Sim... apesar de estar a fazer figura de "advogado do diabo", eu de moto, também não cumpro a regra do circular o mais à direita possível e "passo entre veículos" sempre que posso. Mas não venho dizer que os outros é que deverão encostar-se à direita para eu poder passar (ou seja, não cumprir).
(*) escrito ao abrigo do acordo ortográfico Carocês... ou seja sem "ings" e demais inglesismos.
Fz1000 - 07-06-2017
Continuas a não conseguir interpretar o que tá escrito Officer.
Que parte de mais próximo da berma é que está a ser dificil de perceber?
Em vias de 2 sentidos o que tu desenhaste é uma circulação incorrecta, quem vai na via da esquerda está o mais longe possivel da berma, logo em infracção.
Quando abres para uma ambulância fazes como?
Para o centro e a ambulancia vai pela berma ou passam todos a cumprir o código nessa altura e abrem o meio?
OFFICER - 07-06-2017
Tu é que estás a fazer confusão jovem. Mas eu faço mais um desenho:
Artigo 13.º
Posição de marcha
1 -
A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem,
conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
Estás a ver a diferença que uma virgula faz? Só te interessa até essa virgula.
Portanto, mais uma vez, mesmo estando na via da esquerda, vais encostado à direita, no caso de 2 vias no mesmo sentido, capiche?
E mais uma vez, uma ambulância é um veiculo de emergência, abres para qualquer lado, desde que dê para passar, nesse caso por norma até imobilizas o veiculo.
Oh pneves33, vem cá dar umas aulas que eu desisto.