Motonliners
Lavagem automática Lisboa - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: O mundo das motos (https://motonliners.pt/forum-o-mundo-das-motos)
+--- Fórum: Geral (https://motonliners.pt/forum-geral)
+--- Tópico: Lavagem automática Lisboa (/topico-lavagem-automatica-lisboa)

Páginas: 1 2 3 4

RE: Lavagem automática Lisboa - 7pires - 23-07-2015

um vez tive 2horas a limpar jante18 branca, fui dar voltinha ficou na mesma, restos de oleo e pó das pastilhas, nao quis saber, ficou assim

RE: Lavagem automática Lisboa - carlos-kb - 23-07-2015

(23-07-2015 às 09:49)7pires Escreveu:  um vez tive 2horas a limpar jante18 branca, fui dar voltinha ficou na mesma, restos de oleo e pó das pastilhas, nao quis saber, ficou assim

Pois.... transmissões por corrente dão nisso! smile

Quanto ao pó das pastilhas.... basta passar um pano húmido... e voilá. blink

Mas podes sempre evitar isto.... compras uma mota de tambor com veio de transmissão! bigsmile

RE: Lavagem automática Lisboa - nelsonajm - 23-07-2015

(23-07-2015 às 09:49)7pires Escreveu:  um vez tive 2horas a limpar jante18 branca, fui dar voltinha ficou na mesma, restos de oleo e pó das pastilhas, nao quis saber, ficou assim

A minha B650 não tem gosma na jante... basta usares um bom spray lubrificante de corrente, provavelmente usaste óleo de motor para lubrificares a corrente...

empapei foi a corrente!

RE: Lavagem automática Lisboa - Karlytus - 23-07-2015

(22-07-2015 às 18:14)carlos-kb Escreveu:  Mas as lavagens de pressão tipo "elefante azul" não lavam.... mascaram apenas uma lavagem.... ainda mais quando temos aquela sujidade seca da água/lama proveniente dos salpicos da estrada!
Tanto que muitas das vezes chegava a casa e tinha de passar tudo novamente a esponja.

Desisti e prefiro mesmo fazê-lo na garagem, com toda a calma, com uma esponjinha de micro-fibras, shampoo e balde. Mangueirada, sempre e só sem pressão e em modo de "aspersão" (chovisco).

Já dizia o "outro": se queres uma coisa bem feita fa-la tu mesmo! blink
Eu tb preferia lava-la à mão e era o que costumava fazer qd vivia numa moradia com quintal.. agora n posso, sob pena de ser expulso do condominio.. lol fico-me pelo elefante azul com pressão mas à distância.. e depois com o belo do paninho e tb claro a "unhaca".. lol

(23-07-2015 às 10:09)nelsonajm Escreveu:  A minha B650 não tem gosma na jante... basta usares um bom spray lubrificante de corrente, provavelmente usaste óleo de motor para lubrificares a corrente...

Epa..... não sei quanto evoluiram nestes 5 anos que deixei de ter motos com corrente, os sprays lubrificantes de transmissões.

Mas até lá, chegava a comprar do ditos melhores, mais caros (e alegadamente ultra aderentes) sprays.... e tinha sempre salpicos na jante, guarda-corrente, matrícula, braço oscilante, etc.... e de tempos a tempos lá tinha de "lavar" a corrente pois era só merdonga agarrada (quanto mais aderente seja o lubrificante, mais merdonga acumula também)!  disapointed
E sim.... cumpria na íntegra as boas normas expressas no "Regulamento Geral da Lubrificação de Correntes de Moto".  lol

Por melhor e mais aderente que seja o lubrificante, é impossível ter uma jante impecavelmente limpa, com uma transmissão por corrente.... ou então até sim... nos primeiros 5 minutos após a lavagem e início de marcha! lol

(23-07-2015 às 10:19)7pires Escreveu:  empapei foi a corrente!

E depois tens trabalho a dobrar.... a limpar o que saltou da corrente.... e a própria corrente!  smile

resultado, fui para f800s!

(23-07-2015 às 10:55)7pires Escreveu:  resultado, fui para f800s!

Grande opção! thumbsup
Só foi pena teres escolhido uma unidade tão mal tratadinha como aquela (que foi tua) estava! smile

RE: Lavagem automática Lisboa - dfelix - 23-07-2015

(22-07-2015 às 17:31)LoneRider Escreveu:  Esponja,  detergente e balde(s) de agua!?

Sim... arrancar o merdume pastoso que se acumula no interior dos guarda-lamas, do lado de dentro do braço oscilante e tudo o que seja frestas pouco acessíveis com esponjinha...  
De preferência sem ficar com as costas da mão e dedos escavacados!
dead

(22-07-2015 às 17:47)carlos-kb Escreveu:  Por acaso já vi ninhos de radiador "amolgados" por jacto de pressão.... e autocolantes a esvoaçarem à passagem da agulheta.... coisas que acontecem em oficinas, quando quem as lava, por pressão, é o estagiário ou o puto que arranjou emprego de férias!  lol

Épá... também não precisas de levar as coisas ao extremo!  lol
Encostar a agulheta ao radiador, manómetros ou electrónicas é pura burrice!
Mas se estiver a uns 30-40cm funciona bem!

Normalmente faço 1-2 lavagens extremas por ano. Quase sempre depois do inverno.
E nessas, cerca de 80% da sujidade salta fora com a agulheta. O resto são aquelas coisas específicas como as jantes e zonas sensiveis ou pouco acessiveis.
Nestas lavagens extremas dou-me ao trabalho de lá andar com umas bisnagadelas de limpa-fornos para amolecer a sujidade pastosa para depois saltar mais facilmente.

Ao longo do resto do ano, a maioria das lavagens é só tirar pó e lama...
Nessas uma agulhetada é mais do que suficiente.

(22-07-2015 às 21:04)tkm_[pt] Escreveu:  Além disso, lavar a pressão a corrente danifica os O-Rings. Para piorar as coisas, gorduras incrustadas são bem resistentes à pressão.

Os meus dois últimos kits de transmissão duraram 100 e 120 mil km respectivamente. E foram sempre lavados com pressão!
Mas não basta a pressão: O ideal é pincelar os elos dentro e fora com petróleo. Deixar amolecer... e depois levar com a pressão para saltar tudo.
No fim, se possível soprar com compressor e lubrificar.

O maior inimigo dos o-rings, x-rings e companhia é mesmo as areias que ficam coladas ao lubrificante e a fricção que isso provoca.

(23-07-2015 às 10:55)7pires Escreveu:  resultado, fui para f800s!

Também não foi por muito tempo...  lol

RE: Lavagem automática Lisboa - Cloud - 23-07-2015

Isso das jantes tem boa solução. As minhas nem se nota sujidade nenhuma.. (são pretas ^^ )