RE: Chicken Strips (as listas do caganço) -
dfelix - 29-02-2016
Acho piada a este tema!
Como se inclinar muito a moto fosse sinal de curvar depressa...
RE: Chicken Strips (as listas do caganço) - Rod - 29-02-2016
Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...
nelsonajm - 29-02-2016
(29-02-2016 às 20:10)Rod Escreveu: Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...
Normalmente, curvando mais, vai-se mais depressa pois... ao tapete...
ClaXav - 29-02-2016
Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?
Este tópico não é para estarmos a mostrar quem tem ou não tem as listas, eu tenho e não tenho vergonha nisso. Agora, admito que quem genuinamente não tem as tais listas, consegue curvar melhor que eu.
O Nunes não tem e realmente eu nem o tento acompanhar nas curvas.
No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
xiko_dsg - 29-02-2016
(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu: No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
Não é assim tão linear, até porque a tua posição na mota também influencia imenso nas curvas, podes "compensar" (um pouco, não exageradamente, de te meteres de lado) a falta de inclinação da mota com inclinação do corpo, entre outras...
Mas eu tenho umas chicken strips enormes...posso estar a mandar peta para compensar
xiko_dsg - 29-02-2016
"Notice how in the above picture the rider receives some major benefit from their advanced body position: less lean angle and more traction in reserve." (do motorcycletraining.com)
RE: Chicken Strips (as listas do caganço) - tkm_[pt] - 29-02-2016
(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu: Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?
Este tópico não é para estarmos a mostrar quem tem ou não tem as listas, eu tenho e não tenho vergonha nisso. Agora, admito que quem genuinamente não tem as tais listas, consegue curvar melhor que eu.
O Nunes não tem e realmente eu nem o tento acompanhar nas curvas.
No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
Nem por isso por 2 razões:
- A posição de condução têm um impacto directo no desgaste do pneu, logo alguém como aquele da imagem pode chegar a ter o pneu limpo sem ter grande velocidade em curva
- O perfil do pneu também afecta o ângulo de inclinação. Há pneus redondos onde é fácil de chegar às bordas (tipo o SuperCorsa que vinha com a mota) e há pneus mais em V onde tens mais ângulo de inclinação disponível nas bordas, logo consegues fazer as curvas com a mesma velocidade mas sem chegar ao limite do pneu
Especialmente neste último ponto é onde notei bem a diferença de pneus. Com os 2CT, nunca tive grandes problemas em "limpar" a seta (como tem o Rod). Já com os Dunlop, tenho que ir buscar um bom bocado mais de coragem para tentar baixar do 1cm das faixas de "segurança"

.
E isto sem falar no absurdo que é o pneu da frente dos Dunlop Sportsmart 2. A faixa de rodagem acaba em linha com a parede lateral! Para limpar aquilo ou é já com a mota a deslizar por todo o lado ou com pressões bem baixas (aka: só na pista).
marco.clara - 29-02-2016
(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu: No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
Na minha opinião, a resposta é "depende":
- Se a moto em questão for utilizada para passeios ou trackdays, e tiver o pneu todo comido, significa que quem a conduz se diverte imenso com ela.
- Se a moto em questão for utilizada diariamente em cidade, em pisos degradados e outras condições adversas, e ainda assim tiver o pneu todo comido, provavelmente quem a conduz gosta de jogar à roleta russa.
Os pneus são fabricados com uma superfície que deve ir além dos limites das motos. Como tal, parece-me lógico que as tais "chicken strips" existam em todos os pneus.
Mais isto também sou eu a falar, que já vi o alcatrão de perto demasiadas vezes, e posso sofrer do tal "cagaço"...
dfelix - 01-03-2016
(29-02-2016 às 20:10)Rod Escreveu: Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...
Claro... isto é uma tema recente que nasceu precisamente neste tópico!
Porque é que há "caganço" associado ás "chicken strips"?
Deixa pensar... já sei: O artista com menores "stripes" é o gajo que melhor utiliza toda a superfície do pneu e portanto dura mais!
Mr.Ricky... onde andas? Mostra lá o teu pneu com 17.000km!
Deve tar lambidinho duma ponta à outra!
(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu: Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?
"Nim"!
Ali o xico e o tkm já referiram o essencial.
Há um facto incontornável:
Por muito desportivo que seja o perfil do pneu,
quanto maior a inclinação menor será a superfície de contacto entre a borracha e o asfalto.
O mercado é muito rico em oferta e existem pneus "sport" e sobretudo race" com perfis muito ovais que vieram mudar os limites.
O que não quer dizer que (ao contrário do que referiu o tkm) seja mais difícil de lá chegar.
Aliás, por vezes o facto de oferecerem melhor "grip" levam a que se chegue aos limites da moto mais facilmente e com mais confiança.
(Esta questão é razão porque assistimos muitas desportivas dos perfis 50 para os 55 não faz muito tempo)
Outro facto incontornável é a posição do centro de massas...
Observa a seguinte foto, e pela expressão corporal rapidamente vais perceber qual deles vai mais depressa.
Ambos devem ir muito rápido... ambas as motos estão no limite, mas um deles está muito mais empenhado em utilizar o centro de massa para curvar mais rápido.
Não.
E a foto do gordo que coloquei lá atrás é um excelente exemplo!
O gajo deve lamber o pneu todo! E tenho sérias dúvidas que naquela posição vá depressa!
(aquilo chama-se "counterleaning"... mais um nome para o caroço decorar)
(29-02-2016 às 23:04)marco.clara Escreveu: Os pneus são fabricados com uma superfície que deve ir além dos limites das motos. Como tal, parece-me lógico que as tais "chicken strips" existam em todos os pneus.
Há motos e motos. Há pneus e pneus.
E acredita que muitas motos são fabricadas para ir além dos limites dos pneus!
marco.clara - 01-03-2016
(01-03-2016 às 01:05)dfelix Escreveu: E acredita que muitas motos são fabricadas para ir além dos limites dos pneus!
Nesse caso não é a moto que vai além do limite do pneu. Simplesmente tem é o pneu errado.