RE: Qual Pneus?? -
LoneRider - 28-04-2016
(28-04-2016 às 17:50)inc_pt Escreveu: Tenho Pirelli Angel GT do melhor em piso seco pelo menos, antes tinha PR4... pensa nesses tb
Esses são os que uso na Dorothy é estoy muito satisfeito.
carlos-kb - 12-05-2016
Ora bem.... face à disponibilidade e dentro da oferta que me foi feita, a escolha recaiu num Bridgestone S20 Evo.
Pelo que já vi, em relação ao actual PR3, ganharei um pneu mais desportivo, com maior grip em seco e aquecimento mais rápido.... perderei na longevidade e na condução em molhado (que é coisa que ainda assim também não me preocupa de sobremaneira, visto que moto com chuva, só se for apanhado desprevenido).
Sábado já passo na "sapataria" para o montar.
Vamos a ver é se o "gajo" se vai entender com o PR3 que ainda vou manter na frente, por ainda estar em plena vida útil....
LoneRider - 12-05-2016
carlos-kb - 12-05-2016
(12-05-2016 às 17:14)LoneRider Escreveu:

Conta lá Lone??'!!! Já sei que querias que metesse Michelin

.... mas não têm para montagem este sábado (ou melhor até me arranjavam um PR4 mas a preços bem menos simpáticos que os iniciais).... e só tenho disponibilidade para montar aos sábados (
pneus entenda-se

) .... e como faltam 2 semanas para a RIM, para não ir "descalço", foi o melhor compromisso que se arranjou (entre Avons e BT016).
Entretanto o da frente daqui a uns tempos quando tiver que mudar, faço a parelha com o S20.... se ele ainda lá estiver, porque ao que parece, nas reviews que li é que... "desaparece num instantinho"!
LoneRider - 12-05-2016
A mim o único que me provoca urticária é o facto de serem pneus de marca diferente.
Disse o que disse porque tens Michelín à frente, porque eu prefiro de longe "a Ponte de pedra".
carlos-kb - 12-05-2016
(12-05-2016 às 17:38)LoneRider Escreveu: A mim o único que me provoca urticária é o facto de serem pneus de marca diferente.
Disse o que disse porque tens Michelín à frente, porque eu prefiro de longe "a Ponte de pedra". 
Pensa assim.... irei diminuir em 50% a probabilidade de me estoirarem em andamento, ao prescindir de um Michelin!
É um facto que sempre que posso, tento "jogar" com pneus do mesmo modelo (caso dos PR3 R e F que tinha). Mas por exemplo, se passasse para o PR4 R, de qualquer forma iria também já ter uma unidade diferente do que está montado na frente (o composto e rasto dos PR3 e PR4 são também diferentes). E PR3 R não me conseguiam para este sábado (may bad, também já me deveria ter decidido antes).
Por outro lado, já não é a primeira vez que tenho pneus de marcas diferentes entre rodados. E até ver, não tive chatices...
Agora, ficando com um PR3 F e um S20 Evo R.... e sendo o PR3 um pneu mais bonacheirão que o S20, vamos lá ver se não terei a traseira a tentar passar à frente da dianteira???!!!
LoneRider - 12-05-2016
Mas eu nunca disse que não podias ter pneus diferentes.
O problema era ter pneus de marca diferente(o que pode ser de modelo diferente mas do mesmo construtor), como o que vais ter, por motivos de construção.
As carcassas são diferentes logo as sensações são diferentes logo podes aperceber-te de que a mota tem algo que não está bem. Essas sensações que minam a confiança na tua Mota e te fazem pensar que algo de mal está a acontecer, não são garante de que algo grave pode acontecer, mas parece que algo não encaixa bem.
Apesar de todos dizerem que tem compostos especiais e tal, a coisa não difere muito em termos de Borracha, já que eles vendem compostos uns aos outros. Aqui a grande diferença reside nas carcaças, seus materiais e métodos de produção das mesmas.
Isto aliado ao desempenho das suspensões das motas e ao teu estilo de condução pode levar a que prefiras está ou aquela marca.
Imagina agora que misturas uma marca de confiança com outra que vais experimentar....
Será que não te dá a sensação que algo de errado se passa!?
carlos-kb - 12-05-2016
Compreendo esse teu ponto de vista, e até lhe posso reconhecer legitimidade.
Sempre ouvi dizer que o facto de se preferirem jogos de pneus dentro do mesmo modelo (e não tanto dentro da marca), segundo o "peixe" vendido pelos construtores, tinha que ver que um jogo é desenhado e concebido para funcionar em pares (mesmo tipo de composição, rasgos, perfil, etc.).
A velha história que ambos os pneus fazem o seu trabalho em conjunto, sendo que o frontal "varre", para o traseiro "traccionar". E que jamais se deverão misturar modelos diferentes, pois vamos quebrar esse (suposto) trabalho conjunto, prejudicando o comportamento e a estabilidade.
Ora isto é, como disse, a teoria difundida pelos fabricantes, cujo objectivo é vender... e se puderem vender dois em lugar de um, tanto melhor, certo?
Isto seria tudo muito coerente, se os timings de desgaste e mudança fossem os mesmos. Mas não são. Rapidamente já constámos que os pneus de moto, uma das coisas que afinal não trabalham assim tanto em conjunto, é na respectiva duração, tornado inviável a troca aos pares.
Logo, ou se trocam ambos quando o 1º necessita (e se desperdiça sempre borracha, que acaba por não ser usada), ou então, se muda sempre para o mesmo (ainda que a todo o momento um actual jogo esteja a evoluir para novos e mais recentes modelos).
Ou seja, a descontinuidade de determinado modelo, invalida também que a certo tempo, se possa trocar por algo semelhante, para "casar" com o que já se tem.
De qualquer modo, o desgaste desigual e deformação, mesmo em jogos do mesmo modelo, também podem trazer e acarretar perdas na condução. No fundo, até acho este motivo bem mais nefasto, que ter conjuntos de modelos e/ou marcas diferentes.
Como disse, sempre que possa, prezo montar um jogo do mesmo modelo, seja a tal teoria dos fabricantes mais ou menos verosímil e questionável. Pelos menos os dois anteriores jogos que tive nesta mota (PR e PR3) assim foi (consegui mudá-los a tempos idênticos). Mas por agora, não é possível, pois, ou desprezava o ainda usável pneu da frente mudando ambos... ou optava pela opção que fiz, de meter um novo só atrás (condicionado à marca/modelo pelos motivos descritos).
Vamos a ver como a moto se comporta.... se achar que foi um erro, o mais que posso ter de fazer é daqui a 2 ou 3 meses abrir novamente os cordões à bolsa para montar um S20 Evo F.
nelsonajm - 12-05-2016
O de trás vão sempre primeiro, como é o eixo que tem a tracção... nos carros é o mesmo, o BMW gasta os pneus de trás duas vezes mais depressa que os da frente, mesmo sendo 235 atrás e 215 à frente.
A marreca gasta pneus a um ritmo demasiado rápido... não estou a gostar nada de como eles se estão a ir embora.... :/
Johnny_1056 - 12-05-2016
Boas;
Carlos_kb, sou um bocado céptico a essa configuração...
Não sou grande apreciador de Bridgestone, mas já andei a estudar o S20 que me parece uma boa proposta para uso civil numa desportiva, mesmo quando se quer fazer algumas asneiras. Por outro lado, o Michelin Pilot Road é um pneu demasiado turístico sem grandes qualidades a realçar quando se pretende exigir mais um bocado dele, acho-o apenas um pneu capaz quando não se pretende grande coisa dele.
A geometria destes dois pneus é bastante diferente, em utilização descontraída é capaz de funcionar, se pretendes "esticar a corda", podes sentir alguma perda de apuro dinâmico e um susto ou outro.
Nelsonajm, deixa de fazer arranques com a "marreca"!!