Motonliners
Quais Pneus?? - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Garagem (https://motonliners.pt/forum-garagem)
+--- Fórum: Peças e componentes (https://motonliners.pt/forum-pe%C3%A7as-e-componentes)
+--- Tópico: Quais Pneus?? (/topico-quais-pneus)

RE: Qual Pneus?? - dfelix - 18-02-2016

(17-02-2016 às 20:47)mr_trecolareco Escreveu:  Como podes ver aqui numa speed triple fizeram cerca de 5000km's ( 3000 milhas )

Os cerca de 40 pneus traseiros que derreti em 5 anos de Speed Triple duraram sempre mais ou menos isso...
Independentemente da marca e género que lá ia parar!  lol

Nesse exemplo, o problema está certamente na moto escolhida!

(18-02-2016 às 15:40)Mr.Ricky Escreveu:  Sim tem a ver com o tipo de condução, mas se apenas usares a moto no verão, vais andar sempre com alcatrão mais quente e o pneu desaparece mais depressa...

Acho que o factor decisivo é mesmo o tipo de piso!
Por exemplo, aquele betão como ainda existe na maior parte da A8 é péssimo. É uma autentica folha de lixa todo o ano e a aderência é mediocre.
Mesmo com uma condução suave, os pneus ali desaparecem num instante! dead
Até o som das rodas sobre aquele piso é diferente!

Algo que me acontecia no inverno com alguns pneus é que muitas vezes tinha ainda borracha... mas o pneu não transmitia confiança.
Acredito que esteja relacionado com as inúmeras alterações de temperatura que a sílica sofre em tempo frio e chuva.
Mas ficavam tipo plástico. E só desejava que acabassem de gastar rápido.

RE: Qual Pneus?? - carlos-kb - 18-02-2016

(18-02-2016 às 16:16)dfelix Escreveu:  Os cerca de 40 pneus traseiros que derreti em 5 anos de Speed Triple duraram sempre mais ou menos isso...

Os fabricantes de pneus já te atribuíram cartão de cliente V.I.P. e tabelas de descontos, não? lol

RE: Qual Pneus?? - dfelix - 18-02-2016

(18-02-2016 às 16:32)carlos-kb Escreveu:  Os fabricantes de pneus já te atribuíram cartão de cliente V.I.P. e tabelas de descontos, não?  lol

Se há clientes VIP nos pneus certamente será uma sociedade secreta daquelas que se reúne em caves.

Quando tens muitos dos pilotos que competem cá a mandar vir pneus pela net de Espanha (como muitos de nós fazem ou já fizeram)... está tudo dito!
disapointed

RE: Qual Pneus?? - n00b1e - 22-02-2016

Como estavam:

[Imagem: IMG_20160218_105001.jpg]

Como ficaram:

[Imagem: IMG_20160219_120420.jpg]

[Imagem: IMG_20160219_122454.jpg]

E o resultado foi:

[Imagem: index.jpg]

blink  lol

RE: Qual Pneus?? - marco.clara - 22-02-2016

(17-02-2016 às 15:52)Mr.Ricky Escreveu:  
(17-02-2016 às 14:58)pedromt07 Escreveu:  Ricky gostas dos bt016 pró?? Estou a pensar por esse da próxima vez. Duroute 17000 km?? Isso e muito bom

Gosto!
Nestes 22 anos que ando de moto, já experimentei algumas marcas e alguns modelos (Bridgestone, Michelin, Dunlop, Avon), e ainda não tive pneu que gostasse tanto como a Bridgestone.

Já gostava dos BT014 e estes BT016 ainda estão melhores!!

E durou-me 17000 o pneus de trás, o da frente alem destes 17000 ainda deve fazer mais uns 10000 sem problemas....
Mas eu sou calmo a conduzir  thumbsup

Ui... devo ter uns Bridgestone da candonga, então...
Sempre usei Michelin e Dunlop. Pela primeira vez tenho Bridgestone e sinceramente estou muito mal impressionado.
BT014 e BT016 atrás, sendo que o BT016 é, na minha opinião, uma bosta. Cerca de 8 mil kms e o piso já se foi, tendo inclusivamente ficado bastante deformado.

Acho que a seguir vou voltar aos Michelin (pelo que tenho lido por aqui os PR3/4 serão uma boa opção).

RE: Qual Pneus?? - dfelix - 22-02-2016

(22-02-2016 às 14:57)marco.clara Escreveu:  BT014 e BT016 atrás, sendo que o BT016 é, na minha opinião, uma bosta. Cerca de 8 mil kms e o piso já se foi, tendo inclusivamente ficado bastante deformado.

Mas são uma bosta porque gastaram rápido?  disapointed

8 mil kms é uma durabilidade perfeitamente normal para um pneu "desportivo de estrada".
No último par que PR que rebentei, o traseiro não durou mais do que isso.
E normalmente só opto por eles no inverno pois funcionam melhor em chuva que o Pilot Power (que é o meu pneu de eleição).

Já estoirei muitos Bridgestone e acho que são pneus bastante honestos!
Aliás... se há pneu "equilibrado" é o Bridgstone!
Refiro-me aos BT-01*... já que os BT-02* são plástico que nem vale a pena trazer para a discussão!

A razão pelo qual não uso Bridgestone tem a ver com aspectos bastante concretos.

O mais importante é que que deixei de sentir confiança no último terço da vida útil da borracha.
Isto tem acontecido com várias marcas e modelos. E tenho uma teoria de que está relacionado com estas tecnologias de multiplos compostos.

Outra característica é que o os Bridgestone em regra geral são demasiado... confortáveis.
Não é que isso seja mau. É suposto o pneu absorver melhor a estrada, não transmitir em demasia o que a rodas pisam para a moto e supostamente até aumenta a confiança do piloto.
Mas... eu gosto de sentir a estrada.

RE: Qual Pneus?? - Mr.Ricky - 22-02-2016

(22-02-2016 às 15:48)dfelix Escreveu:  Já estoirei muitos Bridgestone e acho que são pneus bastante honestos!
Aliás... se há pneu "equilibrado" é o Bridgstone!
Refiro-me aos BT-01*... já que os BT-02* são plástico que nem vale a pena trazer para a discussão!

Por acaso só usei BT021 uma vez, e acho que são pneus que funcionam bem em motos pesadas... Eram pneus que demoravam a aquecer, mas depois de fazer alguns kms a velocidades mais elevadas até agarravam bem...
Usei-os numa ZZR 600...

Mas desaconselho-os...

(22-02-2016 às 15:48)dfelix Escreveu:  O mais importante é que que deixei de sentir confiança no último terço da vida útil da borracha.

Notei mais isso nos Pilot Sport e noutro modelo que já não me lembro da Michelin! Enquanto são novos foram muito bons, a meio piso começava a perder a confiança...

Até digo mais, tenho mais confiança neste BT016 com 17.000kms do que nos meus ex-PilotSport com 8.000/10.000kms.... (a utilização dos pneus foram exactamente a mesma, utilização diária com todo o tipo de clima)

Os Dunlop Sportmax que tive foram exactamente iguais... até aos 8.000kms nunca tive problemas... a partir dai e com metade do rasto para gastar foram uma desilusão... chegando mesmo a atirarem-me para o chão...

RE: Qual Pneus?? - marco.clara - 22-02-2016

(22-02-2016 às 15:48)dfelix Escreveu:  Mas são uma bosta porque gastaram rápido?  disapointed

O gastarem rápido é o menor dos problemas, já que depende de muitos fatores como piso e condução. O problema é mais a deformação e a falta de confiança que tu próprio referes, e que passei a sentir nos últimos quilómetros. Andar diariamente com estes pneus, com piso molhado, tem sido uma aventura...

(22-02-2016 às 15:48)dfelix Escreveu:  8 mil kms é uma durabilidade perfeitamente normal para um pneu "desportivo de estrada".

O meu comentário foi comparativamente com a situação do Ricardo, que indicou que no caso dele já contam com 17 mil kms.

(22-02-2016 às 15:48)dfelix Escreveu:  E normalmente só opto por eles no inverno pois funcionam melhor em chuva que o Pilot Power (que é o meu pneu de eleição).

Quer pela minha experiência pessoal, quer pelo que estive a ver na net, o piso molhado é o calcanhar de Aquiles dos BT016. Em algumas reviews têm uma cotação de cerca de 50% em detrimento dos PR3/4 que têm cerca de 90%.

(22-02-2016 às 15:48)dfelix Escreveu:  O mais importante é que que deixei de sentir confiança no último terço da vida útil da borracha.

Exatamente o meu ponto.

RE: Qual Pneus?? - dfelix - 22-02-2016

(22-02-2016 às 16:11)Mr.Ricky Escreveu:  Por acaso só usei BT021 uma vez, e acho que são pneus que funcionam bem em motos pesadas... Eram pneus que demoravam a aquecer, mas depois de fazer alguns kms a velocidades mais elevadas até agarravam bem...

Há uns 12-15 anos atrás havia uma obsessão pelo antecessor 020 que nunca entendi.
Durava, tinha uma aderência razoável para o género de pneu... mas tinha um perfil estupidamente achatado, o que o tornava falso nas curvas.
O 021 foi uma grande evolução nesse aspecto!
Mas continuava a ser plástico!

Coloquei uns 021 uma vez para fazer uma viagem.
Achei que seria a opção mais adequada tendo em conta que não queria andar a trocar de pneu antes do regresso.
Cumpriu as expectativas, mas não fiquei com vontade de o voltar a usar para o dia-a-dia.

(22-02-2016 às 16:11)Mr.Ricky Escreveu:  Notei mais isso nos Pilot Sport e noutro modelo que já não me lembro da Michelin! Enquanto são novos foram muito bons, a meio piso começava a perder a confiança...

Nunca experimentei os Pilot Sport.
Só conheci os Pilot Power faz agora 10 anos quando comprei a Speed Triple. Era os que trazia de origem.
Fiquei logo de inicio com boa impressão. Bom grip para o mundo real, e comportamento qb em trackdays.

Ao longo dos 220k que fiz nela testei imensos pneus diferentes.
Desde pneus mais ST a pneus superdesportivos que reutilizava da 600RR que utilizava em circuito.
Cheguei atá a ter Metzelers por obrigação, só para aproveitar a "Hora Metzeler" nos dias do nacional de velocidade!

A comprar novos... a opção acabava por voltar aos Pilot Power.
Senti que os 2CT apesar de no geral serem melhores já não mantinham as mesmas propriedades que o antecessor, daí desconfiar que o problema está nos multiplos compostos.

(22-02-2016 às 16:11)Mr.Ricky Escreveu:  Até digo mais, tenho mais confiança neste BT016 com 17.000kms do que nos meus ex-PilotSport com 8.000/10.000kms...

Nunca me recordo de na minha vida ter feito 17k com um pneu!
Acho que o máximo que fiz com um pneu foi 14k... na frente, e quando o troquei já se via arames!!!

(22-02-2016 às 17:31)marco.clara Escreveu:  Andar diariamente com estes pneus, com piso molhado, tem sido uma aventura...
(...)
Quer pela minha experiência pessoal, quer pelo que estive a ver na net, o piso molhado é o calcanhar de Aquiles dos BT016. Em algumas reviews têm uma cotação de cerca de 50% em detrimento dos PR3/4 que têm cerca de 90%.

O BT016 não é um pneu adequado para piso molhado!
Tal como a maioria dos concorrentes directos de outras marcas também não o são!

Basta olhar para eles.
Os sulcos são mínimos.. pelo que a água não tem grandes escapatórias.

RE: Qual Pneus?? - xiko_dsg - 03-03-2016

Boas pessoal, com muita pena minha está quase na altura de trocar de pneus...não sei o que aconteceu mas o de trás está a desaparecer lol lol

O que é que me aconselham para a rum? Leva um 190/50-ZR17...queria um pneu que aderisse bem (obviamente) mas que não me desaparecesse num instante, visto que regra geral ando com ela no dia a dia...estava a pensar que como a maioria do andamento não é em curvinhas, o melhor seria um de duplo composto para ver se não fico com os pneus tão quadrados lol

Alguma sugestão?