RE: Royal Enfield Interceptor e Continental 650 -
dowyi - 17-12-2018
Quando andei a ver motas, o stand tentou vender-me à força toda a Royal Enfield Himalayan. Adorei o som dela mas havia muitos outros pontos que não me agradavam. O preço era algo apetecível.
dfelix - 17-12-2018
(17-12-2018 às 15:35)carlos-kb Escreveu: ...fabrica motos da mesma forma e com processos semelhantes ao que fazia há 50 anos atrás, o que torna os seus modelos totalmente obsoletos e demodé, face ao que temos hoje no mercado, e que a coloca no mesmo nível de construtores como uma Jawa, uma Ural ou uma Dnepr.
Isso depende muito do tipo de produto e público alvo a que se destina.
Duma perspectiva fast food estás totalmente correcto.
Duma perspectiva gourmet, cozinhar uma chamuça de forma artesanal até contribui para valor acrescido.
(esse vídeo já tem algum tempo... pelo que duvido que isso ainda seja pratica comum para a maior parte dos modelos) (17-12-2018 às 15:35)carlos-kb Escreveu: ... ao passo que a Royal Enfield parece estar estagnada, no seu pequeno nicho de mercado.
O Mr Motopeida tem andado distraído...
É que desde a última vez que consultaste a página da RE na wikipeida, a RE tornou-se no
mais bem sucedido dos construtores emergentes.
E por entre essas parcerias indoeuropeias que referiste, a RE não só domina o mercado doméstico como pelo próprio pé se tem expandido a nivel mundial.
Estas Interceptor e Continental são fruto desse crescimento.
Se ainda assim achas que estão estagnados... recordo-te a RE foi das
interessadas na aquisição da Ducati, a última a desistir já muito depois da Bajaj ter atirado a toalha ao chão!
Os gajos devem tar cheios de rupias!!!
Já antes disso andaram a tentar comprar tudo o que podiam...
A "melhor" aquisição foi talvez a Harris performance (que chegou a ser parceira de vários construtores, inclusive a Yamaha) e que supostamente desenvolveu o quadro destas novas... assim como a da Himalayan (que foi desenhada pelo Terblanche!)
Se me disseres que estes produtos não interessam à Europa... até posso concordar me parte contigo.
Não queria nenhuma delas para mim.
Mas... pelos vistos isto está a ser bem sucedido pelo mundo fora, inclusivé nas Américas.
E é a razão pela qual surgiu por parte dos chineses uma catrefada de pequenas neo-retro-scramblers-racers seja directamente pelas proprias marcas como pelas "supostamente" europeias made-in-china.
Ah... e já agora: Dá uma vista de olhos no centro tecnológico que
abriram há poucas semanas atrás no UK.
![[Imagem: 98c065ea552cc030729f7e825f2d5884_XL.jpg]](https://www.mscnewswire.co.nz/media/k2/items/cache/98c065ea552cc030729f7e825f2d5884_XL.jpg)
(gosto especialmente desta foto pelas Sixty2 e RC390 que estão meio escondidas)
Caroço - 18-12-2018
Obrigado pelo estudo aprofundado , mas eu gosto mais de ser simplista.
sou capaz de perder horas a estudar como melhorar a minha performance sexual , e até recorro a "manuais" indianos , mas prefiro mesmo é as indianas …
e venham chinesas , ou inglesas , que desde que trabalhem bem na cama , ui , um must…
não tenho tempo para andar a ver onde é feito o parafuso desta ou daquela moto , ou se esta consome menos x mililitros que aquela.
Gosto mais de gajas , mas respeito o facto de vocês perderem tempo a estudar … motos …
fico elucidado e não perco tempo com isso , tenho-vos a vocês , dedicando-me assim inteiramente ao sexo com mulheres….
gostos não se discutem…
mas aviso que nem vocês sabem onde as vossos motos foram construídas , leram … , leram que foi ali , não quer dizer que tenha sido , se á coisa que sei neste mundo , é que a net é mais "mentirosa" que verdadeira , e lá por a marca publicar que foi ali , e pagar para que os media digam que foi ali , não quer dizer que tenha sido… isso aprendi ao trabalhar para uma das maiores marcas mundiais de equipamentos informáticos...
mas KB , uma royal antiga , na europa , bate em preço todas as chinocas e a maioria das americanas , vá , vai la confirmar na wiki que eu vou ler o 160º manual do kamasutra.
fdeivos
carlos-kb - 18-12-2018
(17-12-2018 às 19:07)dfelix Escreveu: Isso depende muito do tipo de produto e público alvo a que se destina.
Duma perspectiva fast food estás totalmente correcto.
Duma perspectiva gourmet, cozinhar uma chamuça de forma artesanal até contribui para valor acrescido.
Gourmet?!

Desse ponto de vista, gourmet vejo mais aquilo que sai de uma casa como uma Bimota .. uma Vyrus... uma Avinton.. ou até uma MV Agusta (esta já num conceito mais comercial).
Uma Royal Enfield, nessa perspectiva, vejo mais como a fábrica de c@ralhos das Caldas... fazem-se da mesma forma há décadas, são sempre idênticos, são pouco refinados, apenas variam em tamanho e aspecto... estão ao alcance monetário de qualquer um... e não deixam de ser artesanais.
(17-12-2018 às 19:07)dfelix Escreveu: (esse vídeo já tem algum tempo... pelo que duvido que isso ainda seja pratica comum para a maior parte dos modelos)
Não sei se o video tem assim tanto tempo como queres fazer parecer. Aliás, esse mesmo video foi publicado em 2011 no canal da RE, como enaltecimento à perícia "artesanal" de alguns dos seus funcionários...
Ainda que eventualmente certos métodos já tenham deixado de ser prática comum, o facto é que aquilo que vês no catálogo da Royal Enfield, hoje... é tão igual aquilo que vias há 10 anos... e há 20... e há 30... and so on!
Mas sim, dou a mão à palmatória. As motos deles "evoluíram" e até estão
(um nadinha) mais modernas... já contemplam discos na travagem e injecção directa!
(17-12-2018 às 19:07)dfelix Escreveu: O Mr Motopeida tem andado distraído...
É que desde a última vez que consultaste a página da RE na wikipeida, a RE tornou-se no mais bem sucedido dos construtores emergentes.
E por entre essas parcerias indoeuropeias que referiste, a RE não só domina o mercado doméstico como pelo próprio pé se tem expandido a nivel mundial.
Estas Interceptor e Continental são fruto desse crescimento.
Epa, ó Dfálico... estás a confundir contextos distintos. Quando referi que estão estagnados, refiro-me ao produto que apresentam. Um produto pouco interessante, nada inovador, parado no tempo e que se mantém praticamente no mesmo conceito / segmento, independentemente dos diferentes modelos da gama.
Lamento a minha desactualização sobre uma marca quase sem expressão por cá, com motos de qualidade dúbia e na qual tenho total desinteresse.
A última vez que li algo de nota sobre o produto da marca de chamuças, deve ter sido em formato papel ainda... e possivelmente nem a Wikipedia existia. O curioso é que ler algo hoje sobre eles, acaba a ser tão igual aquilo que se podia ler nesse tempo...
O facto é que hipoteticamente, e segundo as tuas apuradas pesquisas (bem-haja a quem consulte esse manancial informativo sobre a expansão e crescimento da RE

) , até podiam ter crescido e vendido mais que todas as outras lá no "burgo" deles... mas isso não se reflecte naquilo que oferecem... e como tal, na velha Europa, muito naturalmente, não geram interesse... ao contrário de outras "compatriotas", que aos poucos (e talvez fruto da união com construtores de renome), começam a oferecer produtos mais interessantes e adequados (em termos mecânicos e de imagem) ao mercado actual... a Bajaj e a TVS são bons exemplos.
(17-12-2018 às 19:07)dfelix Escreveu: Ah... e já agora: Dá uma vista de olhos no centro tecnológico que abriram há poucas semanas atrás no UK.
Acho que sim... é capaz de ser uma boa aposta!
Realmente, um Centro Tecnológico é algo que se calhar é mesmo o que faz falta à marca, para suprir a falta dela mesma (tecnologia)... nos produtos que oferece. Porque uma RE de hoje consegue estar quase em pé de igualdade (tecnologicamente falando), com uma Triumph ou uma Norton... dos anos 70!
Espero ao menos que seja para desenvolver tecnologia... e não para mostrar a que (não) têm. Senão, não espantará de todo, o facto daquelas bancadas de trabalho estarem tão vazias, como a foto evidencia.
Caroço, ainda precisas de estudar para melhorar a tua performance sexual? Ao fim de tanto tempo continua a ser assim tão má?
dfelix - 18-12-2018
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Gourmet?! 
Desse ponto de vista, gourmet vejo mais aquilo que sai de uma casa como uma Bimota .. uma Vyrus... uma Avinton.. ou até uma MV Agusta (esta já num conceito mais comercial).
Epá... mas isso são géneros de cozinha sofisticados e cheios de estrelas Michelin... provavelmente com tecnologia 2CT!
E olha que isto do "gourmet" é algo bem mais... "mainstream"!
Já reparaste que o que não faltam por aí são hamburgarias e até "street food" gourmet?
(há quem já se tenha lembrado de criar uma app para ajudar a encontrar a roulote hipster mais próxima)
Se hamburgers e cachorros podem ser gourmet... porque não chamuças?
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Uma Royal Enfield, nessa perspectiva, vejo mais como a fábrica de c@ralhos das Caldas... fazem-se da mesma forma há décadas, são sempre idênticos, são pouco refinados, apenas variam em tamanho e aspecto... estão ao alcance monetário de qualquer um... e não deixam de ser artesanais.
Não andas longe...
Eu não compararia aos caralhos das Caldas propriamente ditos, pois tal como o Zé Povinho, é algo demasiado demasiado específico...
Mas dentro do universo do Bordallo Pinheiro há óptimas comparações! Como aquelas terrinas em forma de couve ou as jarras em forma de peixe com boca a berta. Louças que um gajo encontra sobre o naperon na casa dos pais ou da avó.
Merdas completamente "demodé"... mas que ainda assim não deixam de ter bem mais carisma que qualquer prato da loja do chinês.
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Não sei se o video tem assim tanto tempo como queres fazer parecer. Aliás, esse mesmo video foi publicado em 2011 ...
Estás a poucos dias de 2019, pá.
O video está a caminho dos 8 anos! E a bomba de caril só rebentou nestes últimos 2-3 anos.
Tendo em conta os volumes que actualmente produzem, tenho dúvida que haja espaço para uma linha de montagens com senhores de bigode a dar no "pinstriping"!
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Ainda que eventualmente certos métodos já tenham deixado de ser prática comum, o facto é que aquilo que vês no catálogo da Royal Enfield, hoje... é tão igual aquilo que vias há 10 anos... e há 20... e há 30... and so on!
E que é precisamente aquilo que certamente deixa muito saudosista das HD de outros tempos com uma lagriminha no canto do olho.
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Mas sim, dou a mão à palmatória. As motos deles "evoluíram" e até estão (um nadinha) mais modernas... já contemplam discos na travagem e injecção directa!
E ABS!!!!!!!!!!!
Euro 4 ao quanto obrigas...
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Quando referi que estão estagnados, refiro-me ao produto que apresentam. Um produto pouco interessante, nada inovador, parado no tempo e que se mantém praticamente no mesmo conceito / segmento, independentemente dos diferentes modelos da gama.
OK... e vais me tentar convencer que os restaurantes indianos agora de repente vão se tornar excelentes pizzarias?
Ahh... espera...
Assim de repente ocorre-me umas quantas...
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: (bem-haja a quem consulte esse manancial informativo sobre a expansão e crescimento da RE...
Por acaso simpatizo bastante com a marca! <3
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: ... ao contrário de outras "compatriotas", que aos poucos (e talvez fruto da união com construtores de renome), começam a oferecer produtos mais interessantes e adequados...
Mas esses investiram no fast food!!!!!!!
(18-12-2018 às 12:39)carlos-kb Escreveu: Senão, não espantará de todo, o facto daquelas bancadas de trabalho estarem tão vazias, como a foto evidencia.
Epá...
Para uma foto tirada na inauguração das instalações... até me parecem bem cheias!
Cheias de produtos da concorrência que certamente estavam a ser desmanteladas para espiolhagem industrial!!!!!!!!!!!
LoneRider - 18-12-2018
Eu curto a marca e, tem uma história de resistência bastante interessante.
Eu curto os modelos e deles só a Himalayan encaixava na minha garagem apenas pela sua robustez (e mais nada).
O seu catálogo está todo orientado para o faz de conta (aqui na Europa) uma vez que na Índia são aceites pela sua simplicidade mecânica, o que permite duas coisas. Que qualquer um toque nelas é que a marca não se preocupe com uma logística bem montada para dar uma boa assistência ao cliente Royal Enfield.
Que sejam fiáveis e máquinas de guerra, já é outra coisa, mas que a sua simplicidade ajuda muito, isso não há dúvidas.
Sobre o futuro...
A marca exporta para fora da fatia da pizza porque, mesmo existindo mercado no exterior, o mercado indiano já ficou pequeno e a concorrência é o que é, é se não deversificas a carteira de clientes morres à fome!
Assim que espero que a Royal Enfield saiba adaptar-se como o fez (e muito bem) quando a casa mãe no Reino Unido fechou as portas, oferecendo produtos cada vez melhores e mais adaptados as necessidades vindouras.
Caroço - 18-12-2018
(18-12-2018 às 13:26)dmanteigas Escreveu: Caroço, ainda precisas de estudar para melhorar a tua performance sexual? Ao fim de tanto tempo continua a ser assim tão má? 
claro , aulas praticas e exames práticos …
tu só lês nos livros e respondes aos doutorados no assunto ???
abraço mano
marco.clara - 18-12-2018
(18-12-2018 às 23:22)Caroço Escreveu: (18-12-2018 às 13:26)dmanteigas Escreveu: Caroço, ainda precisas de estudar para melhorar a tua performance sexual? Ao fim de tanto tempo continua a ser assim tão má? 
abraço mano
Sempre ouvi dizer que o saber não ocupa lugar...
carlos-kb - 18-12-2018
(18-12-2018 às 23:37)marco.clara Escreveu: (18-12-2018 às 23:22)Caroço Escreveu: (18-12-2018 às 13:26)dmanteigas Escreveu: Caroço, ainda precisas de estudar para melhorar a tua performance sexual? Ao fim de tanto tempo continua a ser assim tão má? 
abraço mano
Sempre ouvi dizer que o saber não ocupa lugar...
Ainda que neste caso específico, de que adianta saber se depois não se pratica?