RE: Yuasa vs Exide -
LoneRider - 07-10-2016
Os optimizers que tenho tem um ficha de tipo plug and play que se liga aos borns da bateria.
Paras a mota, ligas e não à problema.
Só custa a primeira vez ao fazer uma pequena instalação de forma a ficha ficar acessível.
nunomsp - 07-10-2016
(07-10-2016 às 17:43)LoneRider Escreveu: Nunca se sabe até que ponto a Exide não tem culpas no cartório! 
É compra com ela um optimizer.
Comprei uma Exide para a EN500 em abril, mas como já vendi a EN500...
(07-10-2016 às 17:49)michelfpinto Escreveu: Uma pergunta, sempre que tens a mota na garagem ligas o optimizer? Ou só quando sabes que vais deixa-la mais tempo sem usar?
Ligo o optimizer ao fim de semana, mais ou menos de 15 em 15 dias.
(07-10-2016 às 18:40)nelsonajm Escreveu: Meteste a mais barata e durou-te 3 anos... eu cheguei a usar EXIDE na minha BMW e durou 4 meses....
A Exide que comprei tem 1 ano de garantia!
Realmente ando praticamente só ao fim de semana, e a gastar na mota fica o relógio e o alarme.
A Yuasa está à venda por 64,95€ e a Exide 53€.
Para juntar mais lenha à fogueira vou pesquisar também preços da Dynavolt.
Num dos passeios que fiz este verão a Monsanto e à Sortelha, como andávamos em slow motion no meio das aldeias os ventiladores não tinham descanso (+/- 40ºC de temperatura ambiente). E na ZZR1200 eles continuam a funcionar mesmo que desligasse a chave.
Foram muitas paragens com percursos curtos e com as partes finais lentas.
Estão a ver o filme? Ia ficando a pé.
O que vale é que aproveitei um pouco de estrada aberta e fui tirar carvão ao escape e ela recuperou.
Mas se a tiver uma semana parada, já tenho de lhe carregar a bateria para a por a trabalhar, por isso os dias dela estão perto do fim.
ClaXav - 07-10-2016
Nunca precisei dessas coisas. Carrego no botão e ela começa a fazer barulho.
Convém é colocar com baterias com a amperagem correcta.
Do que tenho visto, as designações comerciais impressas nas baterias, induzem o pessoal em erro, quando esta inscrito BS 14 QQ coisa essa bateria tem 12 AMP , quando tem inscrito 12 é pq a bateria é de 10 AMP .
Convém ler a documentação técnica da bateria
nunomsp - 07-10-2016
(07-10-2016 às 20:09)ClaXav Escreveu: Nunca precisei dessas coisas. Carrego no botão e ela começa a fazer barulho.
Convém é colocar com baterias com a amperagem correcta.
Do que tenho visto, as designações comerciais impressas nas baterias, induzem o pessoal em erro, quando esta inscrito BS 14 QQ coisa essa bateria tem 12 AMP , quando tem inscrito 12 é pq a bateria é de 10 AMP .
Convém ler a documentação técnica da bateria
Tens razão.
A documentação técnica diz que é 14AH e a referência que tenho pesquisado contém 14AH na designação mas é apenas de 12 AH... também pode ser por aí.
Johnny_1056 - 07-10-2016
Boas;
Desde que me rebentou uma Yuasa com menos de 1 ano e me ph#deu uma moto toda deixei de olhar para elas como a referência e produto de qualidade inquestionável. Até porque são feitas na China como todas as outas.
Por outro lado, tenho uma Nitro que muita gente questionava e continua a funcionar há 10 anos numa moto que passa muito tempo negligenciada.
nelsonajm - 07-10-2016
E de lítio... já alguém experimentou.
LoneRider - 07-10-2016
Nop!
Mas o feedback que tenho é positivo, principalmente pelas questões de serem todo terreno.
No pessoal queimado do enduro, está a começar a generalizar-se porque são mais eficientes, leves e resistentes às agruras do todo terreno.
michelfpinto - 07-10-2016
(07-10-2016 às 22:45)LoneRider Escreveu: Nop!
Mas o feedback que tenho é positivo, principalmente pelas questões de serem todo terreno.
No pessoal queimado do enduro, está a começar a generalizar-se porque são mais eficientes, leves e resistentes às agruras do todo terreno.
Desde que não sejam Samsung!

Dizem que são bombásticas!
(07-10-2016 às 18:01)LoneRider Escreveu: (07-10-2016 às 17:49)michelfpinto Escreveu: Sinceramente não conheço dentro das motas as melhores marcas de baterias...
(07-10-2016 às 17:43)LoneRider Escreveu: É compra com ela um optimizer.
Uma pergunta, sempre que tens a mota na garagem ligas o optimizer? Ou só quando sabes que vais deixa-la mais tempo sem usar?
Eu ligo as motos sempre porque não sei quando as volto a usar.
Mas se fazes um uso diário e com alguns km diários não é necessário.
Estou agora a lembrar-me que me disseste que fazias pouco km diários, convém usar, porque o tempo que a mota está a trabalhar talvez não seja o suficiente.
O que um optimizer faz, de forma muito breve, é fazer os mesmos ciclos de carregamento que faz uma mota durante os km que anda.
Depois de fazer os ciclos, vigia a bateria para que esta não se descargue e volta a carregar se existe perda ou consumo (por exemplo um alarme).
Assim a vida útil da bateria extende-se alem do normal.
Não tenho sítio para ligar um optimizer, mas mesmo andando à semana percursos mais pequenos, tenho de estar parado em trânsito e afins o que faz com que vá carregando um pouco sempre. E depois com frequência costumo fazer tiradas maiores pelo que de momento não acho que seja um problema. Mas a trabalheira que dá também é um bocado chato. Pelo que percebi ligaste algum conector aos bornes da bateria e ligas diretamente o optimizer ai não é? Para a próxima a ver se me lembro de te pedir para me mostrares isso.
LoneRider - 08-10-2016
Se me lembrar faço fotografias!
michelfpinto - 09-10-2016
(08-10-2016 às 09:07)LoneRider Escreveu: Se me lembrar faço fotografias! 
Obrigado.